sexta-feira, 5 de maio de 2017

Notícias de Educação - 05/mai/2017


Na Sala de Aula

Sem esquecer do vestibular, colégio une disciplinas e aposta na prática
Pedaços de barbante, madeira, cola, rodinhas e uma orientação inusitada: “Façam esse cubo se mexer!” Com essa lembrança, a adolescente Eleonora Migliori, 16, descreve a sua primeira aula de STEAM – acrônimo, em inglês, usado para designar a integração entre as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. No tradicional Colégio Bandeirantes, em São Paulo (SP), onde ela estuda, desde o ano passado as atividades mão na massa começaram a fazer parte do currículo do ensino médio. (Porvir)


Gestão de Escola


SC: Educação passa a utilizar videoconferência para debater tecnologia da informação
  • A Secretaria de Educação de Florianópolis está utilizando a realidade virtual para interagir com os professores de tecnologia educacional que desenvolvem projetos nas escolas da rede municipal. A comunicação se dá pelo ¿hangout¿, um serviço de bate-papo do g-mail. Por esse sistema, o Departamento de Tecnologia Educacional realiza videoconferências.
  • (Diário Catarinense)
SP: Gestão Doria fecha espaço de lazer e leitura para criar vaga na pré-escola
Com o objetivo de ampliar vagas na educação infantil, a gestão João Doria (PSDB) tem fechado espaços como brinquedotecas e salas de leitura nas escolas para criar salas de aula para atender crianças de 4 e 5 anos. Professores e especialistas afirmam que essa política de expansão pode precarizar o ensino. (Folha de São Paulo)


Inclusão


Autistas reivindicam mais inclusão nas escolas
  • O estudante autista Wander Gonçalves da Silva Júnior disse nesta quinta-feira (4), na Câmara, que o Ministério da Educação não está preparado para realizar provas adequadas para pessoas com o transtorno. Silva Júnior participou de debate realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para discutir os problemas enfrentados pelos autistas nas escolas.
  • (Câmara)
CE: Aluno da rede estadual que entrar na universidade poderá ter bolsa
  • Alunos da rede estadual que ingressarem na universidade, poderão receber bolsa de um salário mínimo. O benefício será concedido a mil alunos por semestre. O Avance — Programa Bolsa Universitário foi lançado na manhã de ontem, no Centro de Eventos do Ceará, com assinatura da lei de criação do programa, pelo governador Camilo Santana (PT).
  • (O Povo)

Leis, políticas e politicagens

MEC redefine composição do Fórum Nacional de Educação; entidades criticam
  • O Ministério da Educação (MEC) redefiniu a composição do Fórum Nacional de Educação (FNE), incluindo órgãos como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado à própria pasta, e excluindo outros, como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), representantes da sociedade civil.
  • (IstoÉ)
  • Governo dissolve Fórum Nacional de Educação e restringe participação da sociedade
  • (Carta Educação)
  • Grupos acusam MEC de tentar calar setores em fórum de educação: “Inadmissível”
  • (iG)

Para pensar - artigos e opiniões

A base curricular e a reforma educacional
  • Educação de qualidade, em qualquer país, está associada à existência de instituições ou pilares básicos relacionados com o que ensinar (currículo), quem ensinar (professores), onde e como ensinar (organização e gestão escolar), bem como sistemas de avaliação e incentivo. Reformas educativas podem começar com qualquer desses pontos, mas sua eficácia dependerá do funcionamento de todos os pilares. A forma de encaminhamento da proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é sinal de que estaríamos preparados para fazer a educação avançar? Foco a análise num único detalhe: a diferença entre a versão final do documento - a chamada versão III - e as anteriores.
  • (Valor)
A Base e a educação para o pensamento científico
  • Com anos de atraso, finalmente o Brasil, nos moldes dos melhores sistemas de educação, criou a Base Nacional Comum Curricular, centrada em competências a serem desenvolvidas pelos alunos da educação infantil ao final do ensino médio. Já no ensino fundamental, aparece, na disciplina de ciências, uma ênfase em experimentação, condição necessária para que, de fato, os alunos aprendam a pensar cientificamente, e não apenas a decorar meia dúzia de fórmulas.
  • (Folha de São Paulo)
Mindfulness para crianças: adquirindo consciência para uma vida longa, plena e feliz
  • Sabemos que a conquista de uma velhice saudável, prazerosa e digna está em nossas mãos: depende, preeminentemente, de comportamentos e hábitos que adotamos ao longo da vida. E isso deve ser ensinado o quanto antes, de preferência na mais tenra idade. O desenvolvimento dessa consciência tem uma enorme relação com a Educação. Hoje, quero falar de atenção plena, ou mindfulness, o que significa estar 100% presente naquilo que você está vivendo em um determinado momento.
  • (O Estado de São Paulo)
Festival prova o teorema: matemática é um barato!
  • Em 2015, o National Math Festival, em Washington, nos EUA, com apoio da Google e da Amazon, recebeu 20 mil visitantes. Dada a grande diferença de realidades, sonhávamos que o nosso Festival alcançasse 10 mil pessoas. Mas nem o dia de paralisação nacional atrapalhou: quase 18 mil pessoas de todo o país visitaram a Nave do Conhecimento Cidade Olímpica e as escolas Eleva e SESC, no Rio de Janeiro, e conferiram a prova do nosso teorema: a matemática é um barato!
  • (Folha de São Paulo)

Pesquisas e Estatísticas

23,5% dos jovens afirmam ter desistido de ser professor
  • Embora 38% dos jovens já tenham pensado em ser professor, 23,5% disseram ter desistido da ideia. Além disso, os estudantes que pretendem seguir a carreira docente é relativamente maior na classe DE (16,6%), justamente o grupo que requer mais apoio à permanência na universidade. Pesquisa do Todos Pela Educação também investigou o que os alunos pensam da atuação dos docentes em sala de aula.
  • (O Estado de São Paulo)
Inep segue processo de organização das Sinopses Estatísticas da Educação Básica por município
  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Censo Escolar, disponibilizou nesta terça-feira, 2, uma versão da Sinopse Estatística da Educação Básica 2011 organizada por município. Com o novo documento, passa a ser possível acessar os dados desagregados para os 5.570 municípios brasileiros de 2011 a 2016. Até o primeiro semestre de 2018 devem ser concluídas a desagregação dos dados de 2007 a 2010. O documento sintetiza as principais estatísticas do Censo Escolar (escolas, turmas, docentes e matrículas) e é considerado uma referência de informações por disponibilizar uma série de dados organizados e com estrutura estável.
  • (Inep)

Ensino Superior

Na hora de escolher a pós, muita gente comete um erro grave
Escolher a pós-graduação não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer. É uma decisão que, sobretudo, requer experiência, certeza e deve estar diretamente atrelada ao plano de carreira. É por isso que muitos aspirantes a especialistas se frustram ao longo do caminho: iniciar uma especialização logo após formar-se na graduação pode ser um dos maiores erros cometidos. (Exame)


Outras do dia


Violência e tráfico interrompem as aulas de mais de 5 mil crianças no Rio
Um total de 5.571 alunos da rede municipal de ensino de três comunidades do Rio de Janeiro tiveram suas aulas interrompidas, nesta quinta-feira (4), por medida de segurança, devido a operações da Polícia Militar contra o tráfico de drogas em Madureira, no Caju e no Complexo do Alemão. (iG)

Mais de 30% do alimento fornecido às escolas mineiras vêm da agricultura familiar
Em 2010, quando a legislação entrou em vigor, apenas 2,05% dos R$ 144 milhões de recursos da alimentação escolar eram destinados aos agricultores familiares mineiros. No ano passado, o percentual chegou a 33,06%. (Hoje em Dia)