quinta-feira, 4 de maio de 2017

Notícias de Educação - 04/mai/2017


Na Sala de Aula

Em Sergipe música ajuda alunos no aprendizado da matemática
Uma vez por semana cerca de 20 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no Bairro Cidade Nova, em Aracaju (SE), participam do projeto ‘Matemática e Música, Fração e Violão: o mundo em pedaços'. (G1)


Avaliações


Enem: levantamento mostra o que mais cai na prova desde 2009
  • Conteúdos do ensino fundamental são os mais cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme estudo que analisou toda as 3.076 questões aplicadas no exame entre 2009 e 2016.
  • (G1)

Gestão de Escola

Educação é essencial para crescimento de médio prazo, diz Kroton
  • “O país precisa priorizar investimentos em educação voltada à empregabilidade, aumentando sua produtividade”, afirma Galindo. “É preciso entender que não haverá desenvolvimento sustentável sem educação de qualidade”, acrescenta, ressaltando que é preciso garantir um bom sistema desde os anos iniciais do ensino fundamental até o nível superior.
  • (Valor)
Ensino Médio precisa mudar além do currículo
  • O gerente de Conteúdo do movimento Todos Pela Educação (TPE), Ricardo Falzetta, ressalta que os anos finais do Ensino Fundamental (EF) não mostram a mesma tendência de melhora nos indicadores do que a observada nos anos iniciais – que mesmo ainda tendo um avanço lento, tem melhorado. Entretanto, as desigualdades ainda são muito grandes entre os diferentes segmentos da população – mais ricos e mais pobres, brancos e negros, moradores da cidade e do campo. A partir do 6º ano, alerta, aumentam as taxas de reprovação e abandono, e diminuem os percentuais de alunos com aprendizado adequado, como mostraram os últimos levantamentos feitos pelo TPE.
  • (Diário do Nordeste)

Inclusão

A reforma que as mulheres querem na Educação
A educação de um país deve refletir seu projeto de sociedade. Uma relação entre homem e mulher mais cooperativa passa por uma escola acolhedora e focada na formação ampla do cidadão. Devemos exigir: (Claudia)


Leis, políticas e politicagens


Brasil terá de responder à ONU sobre Plano Nacional de Educação
  • No próximo dia 5 de maio, o Brasil passará pela Revisão Periódica Universal, mecanismo do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH), que faz com que os 193 Estados-membros da ONU sejam submetidos a uma revisão de sua situação de direitos humanos. A principal pauta levada para o encontro, em Genebra, sob incidência da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, é o direito a educação, com foco no Plano Nacional de Educação (PNE).
  • (Carta Educação)
Mendonça Filho apresenta prioridades do MEC em abertura de ciclo de palestras na Câmara
  • Convidado pela segunda vez a participar da cerimônia, o ministro da Educação, Mendonça Filho, enumerou as prioridades do MEC para 2017. A primeira é concluir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que já está com a primeira etapa (até nono ano do ensino fundamental) em apreciação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) – a segunda, para o ensino médio, será encaminhada ao Conselho provavelmente em novembro.
  • (MEC)
MEC dissolve composição do Fórum Nacional de Educação (FNE) e interdita diálogo com a sociedade civil
  • Uma portaria publicada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), no dia 27 de abril, surpreendeu toda a comunidade educacional ao estabelecer novas disposições para composição do Fórum Nacional de Educação - FNE. Desconhecendo e desrespeitando normas anteriores que norteiam a composição e entrada de novos membros, a decisão exclui a representatividade de entidades históricas do campo da educação, dentre elas a ANPEd - também perderam assento Cedes, Forumdir, Contee, Proifes, dentre outras, justamente entidades críticas ao governo de Michel Temer e às políticas do MEC após golpe institucional de 2016.
  • (Anped)

Pesquisas e Estatísticas

Por que tantos jovens abandonam o ensino médio no Brasil
  • Mais de 39% dos estudantes de ensino médio do Brasil afirmam que a situação financeira é hoje a principal dificuldade para concluir os estudos. E 13,6% afirmam ter problemas para conciliar o trabalho com a escola. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Movimento Todos Pela Educação, que ouviu a opinião de 1.551 pessoas entre 15 e 19 anos sobre os professores, a participação social e a educação técnica.
  • (Exame)

Ensino Superior

Por que há menos conservadores na Academia?
  • O pensamento conservador não tem muito lugar na Academia. As universidades brasileiras e americanas são espaços ligados às pautas progressistas. Com isso, a parcela de intelectuais que se identifica como conservadora ainda é pequena em relação aos que se posicionam à esquerda (uma pesquisa de Harvard mostrou que apenas 6.6% dos professores das ciências sociais se declaravam republicanos). Mas o que explica esse contexto?
  • (Gazeta do Povo)

Eventos

Da realidade mista ao Minecraft e o Windows 10S, Microsoft anuncia uma enxurrada de novidades
Não restava dúvida de que a Microsoft reassumiu um compromisso com o mercado de educação. “Como a tecnologia pode criar mais oportunidades, não para poucos mas para todos?”, perguntou Nadella, mencionando como seu avô não pôde ir à escola por causa dos poucos recursos que a família tinha. “Democratizar a educação deve ser algo que é para todos e não para alguns poucos escolhidos, e isso falo de maneira muito pessoal”. (Porvir)


Outras do dia


Grafites transformam escolas estaduais de São Paulo em galerias de arte urbana
Alunos da Escola Estadual Professora Benedita de Oliveira, em Guarulhos, tiveram uma surpresa quando chegaram para as aulas após um fim de semana. Isso porque as paredes de todas as classes ganharam grafites assinados por artistas conhecidos aqui e fora do Brasil. A repaginada faz parte do projeto “Back to school” (De volta à escola, em tradução literal), em que grafiteiros retornam às salas com o objetivo de colorir e disseminar a arte entre crianças e jovens. O que se vê é uma verdadeira galeria. (iG)

Policiais:
  • MEC apura fraude em curso de Medicina na Bahia
  • (Exame)

  • MP investiga diretor de escola suspeito de assediar professores e fraudar notas e presenças de alunos em Piracicaba
  • (G1)
  • Editora de Campo Grande é suspeita de superfaturar em até R$ 367% livros escolares
  • (MidiaMax)