terça-feira, 9 de maio de 2017

Notícias de Educação - 09/mai/2017


Nossa palavra

As novas escolas de elite: qual o diferencial?
Avenues, Concept, Eleva, Escola Internacional de São Paulo, ... Por que tantas escolas anunciam a chegada para 2018? Porque já estão com fila de espera? O que elas têm de diferente?
Mais um programa no ar. Confira! (Focando Educação)


Na Sala de Aula


Mitos e verdades sobre a obra de Paulo Freire
Mesmo após 20 anos de sua morte, Paulo Freire continua aparecendo em discussões sobre educação e em debates políticos, principalmente nas redes sociais. Reunimos as principais polêmicas em torno de seu nome para serem discutidas por quatro educadores. (Nova Escola)

Internet ajuda alunos da Maré a recuperar aulas perdidas por causa da violência
  • Três professores que trabalham no Complexo da Maré tentam contornar o problema da ausência dos estudantes na escola por causa de tiroteios com a ajuda de um aplicativo. Por ele, os alunos podem recuperar as aulas perdidas por meio da internet, seja no celular ou no computador.
  • (G1)

Os alunos devem tomar notas em um computador? (matéria em inglês)
Hoje em dia, não é incomum instrutores incluirem notas no laptop e uso da internet em seus cursos. Muitos instrutores proíbem o uso de eletrônicos, incluindo laptops, devido à suposição de que essas máquinas podem ser mais distrativas do que úteis durante o horário de aula. No entanto, os alunos muitas vezes argumentam que eles podem anotar melhor em seus laptops, em vez de papel. Muitas vezes, atribuições fora da classe são feitas eletronicamente, incentivando ainda mais os alunos a confiarem em seus computadores para concluir todos os seus cursos. Portanto, os educadores de hoje devem agora se questionar se tomar notas em um laptop tem um efeito prejudicial sobre o desempenho do aluno. (Edudemic (em inglês))


Avaliações


Enem 2017 já recebeu mais de meio milhão de inscrições; prazo termina dia 19
A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem mais de meio milhão de inscrições, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na noite desta segunda-feira (8). O prazo para participar começou às 8h desta segunda (8). Às 19h, o sistema havia registrado 510.541 inscrições. (G1)

  • Necessidade de atendimento especial deve ser comprovada
  • (MEC)

  • Estudantes têm até o dia 19 de maio para se inscrever no Enem
  • (Carta Educação)
  • Enem deve ter até um milhão de inscritos a menos neste ano, diz ministro
  • (iG)
  • Enem 2017 ganha novo sistema de segurança para evitar furtos de senha
  • (G1)
Aplicativo do Enem tem área aberta a pais e professores
  • Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 poderão acompanhar o calendário do exame e receber informações das provas tanto pelo site do Enem quanto pelo aplicativo do exame. Neste ano, o aplicativo, disponibilizado pela primeira vez no ano passado, terá uma seção de notícias e acesso liberado ao público geral, que permitirá que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação no app.
  • (EBC)
Startup de Sergipe tem plataforma online de preparo para o Enem
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (8) e muitos estudantes intensificam os estudos a partir desse período. Para democratizar o acesso ao conhecimento do conteúdo exigido nas provas, uma startup sergipana lançou uma plataforma de internet com vídeo aulas, exercícios, simulados, correções de redações e acompanhamento personalizado. (G1)


Gestão de Escola


Metade das pré-escolas do Brasil não tem parquinho, mas lei diz que brincar é fundamental até os 6 anos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - documento que definirá o que as escolas devem ensinar em cada série - coloca como “eixo estruturante” para as aulas na educação infantil (crianças de 0 aos 6 anos): o brincar e as interações. Mas não é o que ocorre na maioria das escolas brasileiras. Segundo o Censo Escolar 2016, 41,3% das creches brasileiras não têm parquinho. O porcentual é ainda maior (58,4%) nas unidades com pré-escola (alunos de 4 e 5 anos). (Gazeta do Povo)



Leis, políticas e politicagens

Padrão de construção para escolas será votado na Comissão de Educação
  • A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deverá votar a partir das 11h, na terça-feira (9), a proposta do senador Cristovam Buarque (PPS-DF) que institui condições mínimas para construção e adequação de equipamento pedagógico de estabelecimentos escolares de educação básica.
  • (Senado)

Ensino Técnico

Fatecs e Etecs terão ferramentas de inteligência artificial da Microsoft
Em parceria com o Centro Paula Souza desde 2007, a Microsoft trouxe mais uma novidade para aprimorar o ensino dos estudantes das Etecs e Fatecs de São Paulo. A empresa vai permitir que os alunos dessas instituições tenham acesso a ferramentas de nuvem e inteligência artificial. (Olhar Digital)


Eventos


Semana de Educação Financeira aborda importância do planejamento
  • A Semana Nacional de Educação Financeira começou hoje (8) e vai até o próximo domingo (14), com diversas ações educacionais. Na agenda de hoje estão previstos 461 eventos presenciais e online em 22 estados e em Brasília. No total, estão previstos mais de três mil eventos.
  • (EBC)
Projetos de ensino criativos serão estimulados com viagens à Europa e prêmios em dinheiro
  • Duas viagens internacionais estão previstas para os vencedores da décima edição do Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do MEC, lançado oficialmente nesta segunda, 8, no Instituto Singularidades, em São Paulo. Os 30 vencedores da etapa regional receberão R$ 7 mil mais uma viagem de oito dias à Irlanda, onde vão participar de uma capacitação custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
  • (MEC)

Outras do dia

Estudantes protestam no Rio contra corte de passe livre
Estudantes dos ensinos médio e técnico protestaram hoje (8) contra o corte de passe livre nos ônibus para alunos das redes municipal e federal do Rio de Janeiro. (Exame)