quarta-feira, 10 de maio de 2017

Notícias de Educação - 10/mai/2017


Na Sala de Aula

Câmeras em sala de aula criam clima de Big Brother na escola
Milhares de escolas – públicas e privadas, de jardins da infância a colegiais – estão instalando webcams nas salas de aula e transmitindo ao vivo em páginas da internet abertas ao público, apostando que a supervisão constante, mesmo que venha de estranhos, será um incentivo aos estudantes. (Gazeta do Povo)

Ferramentas tecnológicas impulsionam novas plataformas e incentivam educação
  • As ferramentas oferecidas pela tecnologia impulsionam novas plataformas de ensino e incentivam os alunos para uma melhor compreensão dos estudos, indicaram nesta terça-feira especialistas do setor que se reunirão no fim do mês em uma feira tecnológica em São Paulo.
  • (Uol)

A ferramenta interativa que desfaz as distorções do mapa-múndi
Os americanos James Talmage e Damon Maneice desenvolveram o aplicativo tendo em mente as distorções presentes no planisfério, que fazem com que regiões mais próximas aos polos pareçam maiores e as que estão mais próximas ao equador pareçam menores. Aplicativo foi criado para combater ‘analfabetismo geográfico’ nas projeções cartográficas e comparar o real tamanho dos países. (Nexo)


Avaliações


Sistema registra 1,3 milhão de inscrições no segundo dia
  • Até as 19h horas desta terça-feira, 9, o número de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 chegou a 1.327.738. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
  • (MEC)

Gestão de Escola

"Baleia Azul" reforça necessidade de educação digital, avaliam debatedores
  • Participantes de debate na Câmara dos Deputados defenderam, nesta terça-feira (9), a educação digital da população como forma de evitar a proliferação na internet de grupos de jovens com o tema “Baleia Azul”. A formação desses grupos tem sido associada a supostos incentivos a situações de risco entre adolescentes, como as práticas de automutilação e de suicídio.
  • (Câmara)
Concorrentes estão de olho em ativos da Kroton
  • Enquanto a fusão entre Kroton e Estácio espera o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), diversos grupos educacionais já estão de olho no conjunto de ativos que provavelmente terão de ser vendidos para que o tribunal antitruste aprove o negócio.
  • (Exame)

Leis, políticas e politicagens

Lei e educação para redes sociais podem coibir notícias falsas, dizem debatedores
  • A formulação de uma lei específica, o fortalecimento do jornalismo profissional e a educação da sociedade para lidar com as redes sociais são alguns dos caminhos apontados por especialistas para coibir a proliferação de notícias falsas no Brasil. O impacto dessas notícias na democracia foi o tema da 11ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, que aconteceu nesta terça-feira (9) na Câmara dos Deputados.
  • (Câmara)
Vereadores de São Paulo e da Bahia defendem projeto da Escola sem Partido
  • Vereadores presentes à audiência sobre o projeto Escola sem Partido disseram nesta terça-feira (9) que o texto reforça a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles participaram de debate promovido pela comissão especial que analisa o Projeto de Lei 7180/14. (...) Segundo Fernando Holiday, o Escola sem Partido garante aos alunos a liberdade de pensamentos políticos e religiosos, "direitos que já estão na Constituição”.
  • (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Educação de qualidade é crescimento econômico na veia
  • Em uma série de estudos publicados a partir de meados da década passada, Eric Hanushek tem testado a relação entre o desempenho dos alunos no Pisa —exame internacional que avalia a capacidade de resolver problemas, identificar padrões e elaborar argumentos sofisticados— e o crescimento dos países. Sua conclusão é que a aprendizagem medida por testes desse tipo oferece uma medida bem melhor do impacto da educação sobre o desenvolvimento do que a escolaridade. O pesquisador mostra ainda que esse impacto é significativo.
  • (Folha de São Paulo)
O que pensam e o que querem os jovens - da escola e do (nosso) futuro
  • Na tentativa de quebrar "pré-conceitos" e de entender o que realmente querem os nossos jovens, o Todos Pela Educação, lançou e publicou a pesquisa Repensar o Ensino Médio. O estudo conta com a participação de 1.551 jovens entre 15 e 19 anos que opinaram sobre temas relativos aos professores, a participação social e a educação técnica.
  • (Uol)
“O governo não tem interesse em garantir a participação social”
  • Por meio de nota, o MEC justificou as alterações no FNE e na Conferência Nacional de Educação (Conae), via decreto presidencial, publicado no dia 26 de abril. Sobre a Conae recaem mudanças no cronograma e na supervisão, que deixa de ser feita pelo Fórum Nacional de Educação e passa a ser exercida pela Secretaria Executiva do Ministério da Educação. O coordenador do Fórum Nacional de Educação, Heleno Araújo, fala em “desmonte” e classifica o argumento do Ministério da Educação como “absurdo e sem sentido”.
  • (Carta Educação)

Outras do dia

Rio: Secretaria Municipal de Educação nega suspensão do RioCard
  • O secretário municipal de Educação do Rio, Cesar Benjamin, divulgou nota nesta segunda-feira (8) negando que os alunos da rede municipal de ensino perderão o direito ao RioCard. Benjamin reforça ainda que um grupo de trabalho está inclusive planejando a ampliação dos postos onde alunos e familiares poderão renovar os respectivos cartões.
  • (JB)
Mochilas ‘gigantes’ de crianças na Bahia viram piada na internet
As crianças das creches municipais de Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, receberam na última quinta-feira 18 mil novos kits escolares para o ano letivo de 2017. Os conjuntos surpreenderam por um motivo inusitado: o tamanho das mochilas, padronizado para todas as idades de educação oferecidas na cidade. (Veja)

USP instaura processo e alunos que ocuparam prefeitura do campus de São Carlos podem ser expulsos
  • Menos de um mês após estudantes deixarem a prefeitura do campus da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, o reitor da universidade, Marco Antônio Zago, instaurou um processo administrativo disciplinar contra seis dos cerca de 90 alunos que ocuparam o prédio para cobrar melhorias na moradia estudantil.
  • (G1)

Cientista é investigado por suspeita de desviar R$ 930 mil de pós na USP
  • O cientista Marcelo Rodrigues de Carvalho é suspeito de desviar cerca de R$ 930 mil do programa de pós-graduação em zoologia do Instituto de Biociências da USP.
  • (Folha de São Paulo)
Estudante processa ex-reitora da PUC-SP por ligá-lo à prática de crimes
  • A ex-reitora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Anna Maria Marques Cintra se tornou ré em uma ação judicial, aberta por um estudante, por ter enviado o nome dele à Secretaria da Segurança Pública e o exposto em um mailling da instituição.
  • (Folha de São Pauo)