sexta-feira, 12 de maio de 2017

Notícias de Educação - 12/mai/2017


Na Sala de Aula

São Paulo ganha novo laboratório maker para alunos da rede pública
  • O computador que há pouco tempo era uma ferramenta para digitar textos e fazer pesquisas, hoje abre novas possibilidades para alunos de escolas públicas que frequentam o Instituto Ana Rosa, uma instituição particular de assistência social e formação profissional que funciona desde 1874 no bairro da Vila Sônia, na zona sul de São Paulo (SP). Em evento realizado nesta quarta-feira, 10, foi inaugurado na mesma sala que no passado abrigava o curso para gráficos, o “Área 21 – Laboratório de Criatividade”, espaço maker com impressoras 3D, máquinas de corte a laser e óculos de realidade virtual onde jovens vão criar projetos enquanto desenvolvem as chamadas competências como criatividade e pensamento crítico por meio de projetos.
  • (Porvir)
Como responder a uma notificação do Escola sem Partido
Uma das principais estratégias do movimento Escola sem Partido (ESP) é oferecer um modelo de notificação extrajudicial para pais de alunos que se sentirem ofendidos com o conteúdo das aulas. A ideia do documento é que os pais alertem educadores de que “se abstenham de adotar certas condutas em sala de aula”, como falar sobre algumas correntes políticas, discutir gênero e sexualidade. E aí você recebe uma. O que fazer? (Nova Escola)


Avaliações


Enem já contabiliza mais de 2 milhões de inscritos
  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bateu a marca dos 2 milhões de inscritos. Segundo o boletim de inscrições divulgados na manhã desta quinta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame já conta com 2.193.707 inscritos.
  • (Estudo Prático)

Gestão de Escola

Técnicos das secretarias estaduais de educação discutem Ensino Médio
  • Técnicos das secretarias estaduais de educação de todo o país se reuniram, ontem, no Centro de Formação Paula Souza, em São Paulo (SP), para discutir o Ensino Médio em Tempo Integral, Educação Profissional e Ensino Médio Regular. Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o Itaú BBA, por meio do Grupo de Trabalho do Ensino Médio, o encontro busca consolidar a integração das três áreas. O objetivo é concretizar um plano de ação para cada segmento, ainda no próximo mês, com políticas articuladas à nova linha da reforma do Ensino Médio.
  • (Só Notícias)
Reformas e investimentos marcam políticas para educação básica e superior
  • O primeiro ano de governo do presidente Michel Temer foi marcado por reformas nos âmbitos econômico, fiscal, tributário, trabalhista e jurídico, entre outros. A educação também passou por mudanças estruturais, e uma série de medidas foram implementadas para ampliar a qualidade e o acesso à educação básica e superior em todo o País.
  • (Portal Brasil)
Doria anuncia doação recorde em equipamentos de internet para escolas
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11) uma doação de equipamentos de infraestrutura de internet para escolas municipais. Segundo o prefeito João Doria (PSDB), os equipamentos valem cerca de R$ 300 milhões, o que representaria a maior doação recebida pela atual gestão. (Folha de São Paulo)


Leis, políticas e politicagens


MPF pede imediata revogação de portaria que altera composição do Fórum Nacional de Educação
  • O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), encaminhou nesta quarta-feira (10/5) ao presidente da República, Michel Temer, e ao ministro da Educação, Mendonça Filho, Recomendação para que seja revogada a Portaria MEC Nº 577/2017, que alterou a composição do Fórum Nacional de Educação (FNE). Por também impactar decreto presidencial que trata da coordenação das Conferências de Educação, uma das atribuições do FNE, cópia da recomendação também será enviada ao presidente da República.
  • (MPF)
Senado abre consulta sobre calendário alternativo em provas, 'compatível com a fé' do candidato
  • O Senado Federal abriu nesta semana uma consulta pública em seu site para tratar da "realização de provas de concursos públicos e de acesso ao ensino superior aos candidatos impossibilitados de comparecer ao certame, por motivos de liberdade de consciência e de crença religiosa". A enquete coloca em discussão um projeto de lei que pede que os candidatos que não possam fazer as provas nas datas e horários estabelecidos, por razões religiosas, tenham a garantia de poder realizá-las em outro dia e horário "compatível com sua fé". E pergunta ao internauta se ele concorda ou não com a proposta, de autoria do senador Magno Malta.
  • (O Globo)

Ensino Técnico

Jovens apoiam Educação Técnica, mas dizem que falta informação sobre a modalidade
Metade dos jovens brasileiros do Ensino Médio Regular ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não tem conhecimento sobre a Educação Técnica, sendo os alunos da classe D/E aqueles que menos têm informações sobre a modalidade. O dado é da pesquisa “Repensar o Ensino Médio” (O Estado de São Paulo)


Profissonais da Educação


Como saber se um professor é ruim?
O vínculo positivo com o aprendizado é cultivado principalmente pela relação entre o aluno e o professor, desde os primeiros anos de escola. Porém, no dia a dia, essa ligação pode ser abalada por algumas atitudes que ficam, na maioria das vezes, na conta do educador. Mas é importante não tachar simplesmente um professor de “ruim” quando ele perde a mão em algum ponto. Sob pressão, salários baixos e acúmulo de tarefas burocráticas, a profissão é repleta de estigmas. (Gazeta do Povo)


Eventos


MG: Projeto quer estimular ideias inovadoras entre estudantes do ensino médio
  • Estudantes do segundo ano do ensino médio da rede estadual de educação terão a chance de mostrar que têm veia empreendedora. A partir do próximo dia 25, escolas de BH poderão inscrever alunos interessados em participar do “Meu Primeiro Negócio”, programa que será desenvolvido pelo Governo de Minas até o fim de 2018. As melhores ideias, inclusive, receberão verba para serem colocadas em prática.
  • (Hoje em Dia)
Debate avalia risco para ensino superior após eventual fusão de Kroton e Estácio
  • Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) discutiu a fusão entre os dois maiores grupos de ensino superior do País: a Kroton Educacional e a Estácio Participações.
  • (Câmara)

Outras do dia

Mudanças na LDB divulgadas na surdina acabam com o ensino gratuito? Não é verdade!
Circula pelo WhatsApp uma mensagem afirmando que o governo federal publicou mudanças na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que acabam com as garantias de universalidade e gratuidade do ensino público básico, além de derrubar a obrigatoriedade do ensino de sociologia, filosofia, artes, educação física, música e cultura afobrasileira. A informação não é verdadeira. (G1)

Conheça o dispositivo para ajudar crianças com autismo que virou febre nas escolas
  • Este brinquedo não é jogo de videogame nem aplicativo de celular, mas virou febre entre as crianças de países como Estados Unidos e Reino Unido. Tudo o que o fidget spinner faz é girar e girar. Só que o brinquedo não é novidade. Ele foi inventado há duas décadas com o propósito de ajudar crianças com autismo ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) a lidar com a ansiedade.
  • (BBC)

PF cumpre mandados para investigar fraudes em mestrado da Ufal
  • A Polícia Federal em Alagoas realiza uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (11) com o objetivo de investigar a estrutura de um suposto grupo criminoso que estaria atuando na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e no governo, promovendo o acesso ilegal ao curso de mestrado na universidade.
  • (G1)
Proposta isenta de IPI computadores, tablets e celulares comprados por alunos e professores da rede pública
  • Pelo texto, a isenção para cada produto é válida uma vez a cada dois anos e se aplica apenas a bens produzidos no País. A proposta estabelece ainda que a venda do aparelho comprado com isenção de IPI só poderá ocorrer após um ano, contado da data da compra, sob pena de acarretar ao vendedor o pagamento do tributo devido acrescido de multa e juros.
  • (Câmara)