segunda-feira, 15 de maio de 2017

Notícias de Educação - 15/mai/2017


Na Sala de Aula

A caixa preta da sala de aula
Erros e acertos em sala de aula não precisam ser guardados a sete chaves. Expor a própria aula para a avaliação de colegas e, em alguns casos, da família dos alunos, pode ser a solução para melhorar a performance como educador. O sistema de mentoria, pelo qual o desempenho dos professores é acompanhada de perto pelas instituições, não é realidade para a ampla maioria da rede de ensino no Brasil (veja exemplos abaixo ), mas pode ser uma etapa valiosa para a formação continuada dos mestres. ( Gazeta do Povo)

Gestora finlandesa visita São Paulo e dá receita de 'escola do futuro'
A Finlândia, referência mundial em educação, tem repensado seu sistema de ensino em busca da "escola do futuro". "O que foi bom para o passado não quer diz que vai nos levar para o futuro", diz Marjo Kyllönen, pesquisadora da área e secretária de Educação de Helsinque. ( Folha de São Paulo)


Avaliações



Enem 2017 já tem mais de 3 milhões de inscritos
  • O número de inscritos para participar das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já ultrapassou os 3 milhões. Até as 18 horas deste sábado (13), já haviam se inscrito 3.059.538 de candidatos, segundo informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
  • ( iG)

Gestão de Escola

Tecnologia para gestão escolar domina a Bett Educar 2017
A tecnologia que já muda a maneira de ensinar e aprender está ganhando espaço na gestão à medida que fica cada vez mais complexo lidar com a enorme quantidade de informações no dia a dia de uma escola. O mercado de plataformas digitais está em evolução e uma amostra desse fenômeno pode ser percebida pela ampla presença de empresas voltadas a atender esse setor das instituições de ensino na Bett Educar ( Porvir)

Educação é destaque e registra avanços importantes em um ano do atual governo
  • Os avanços estruturais na educação brasileira ganharam destaque durante a cerimônia realizada nesta sexta-feira, 12, no Palácio do Planalto, sobre o balanço do primeiro ano de governo do presidente Michel Temer. Durante sua fala, o presidente lembrou que a reforma do ensino médio se tornou realidade depois de mais de 20 anos de discussão e espera.
  • ( MEC)


Leis, políticas e politicagens

Jovens apelam à Justiça para cursar a faculdade antes de terminar o colégio
  • Casos de alunos "apressadinhos" não são incomuns no país. O processo para conseguir ingressar na faculdade é geralmente o mesmo: a família procura um advogado, que consegue uma liminar para que o estudante realize a matrícula mesmo sem ter um certificado de conclusão -o documento é exigido por regra da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
  • ( Folha de São Paulo)
Educação rejeita projeto que torna facultativa língua estrangeira para aluno surdo
  • A Comissão de Educação rejeitou proposta (PL 2487/07) que torna facultativo às pessoas com deficiência auditiva o aprendizado de língua estrangeira, desde que o aluno tenha a opção de estudar, em sua escola, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como parte do currículo escolar.
  • ( Câmara)
Comissão isenta móveis escolares de Imposto sobre Produtos Industrializados
  • De acordo com o texto, as beneficiárias da isenção serão as empresas que fabricam esse tipo de móvel. A isenção será regulamentada pela Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda.
  • ( Câmara)

Ensino Superior

Faculdades adotam entrevistas como parte da seleção para avaliar perfil
  • Esta é uma tendência que começa a chegar ao Brasil: as universidades querem analisar capacidades comportamentais dos alunos, além dos conhecimentos teóricos. "Algumas características são fundamentais em um profissional, como saber trabalhar em equipe. Isso se analisa melhor na entrevista", diz Renato Guimarães Ferreira, coordenador de administração de empresas da FGV.
  • ( Folha de São Paulo)
Adultos formados voltam ao vestibular em busca de transformação
  • Profissionais formados que decidem fazer um novo vestibular encontram desafios como, por exemplo, a necessidade da revisão de conceitos e equações há muito deixados para trás e o gerenciamento do tempo e do dinheiro, que podem ter ficado mais restritos com o passar dos anos.
  • ( Folha de São Paulo)

Eventos

Ministro participa de audiência pública na Comissão de Educação
  • O ministro da Educação, Mendonça Filho, participa na próxima terça-feira (16) de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), quando deverá apresentar as diretrizes e os programas prioritários de sua pasta. A audiência foi solicitada pela presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), na intenção de nortear os trabalhos do colegiado.
  • ( Senado)

Outras do dia

‘Os pais esquecem que a família não é uma democracia’, diz Mario Sergio Cortella
“Ele é assim e não há o que fazer”. “No meu tempo era diferente”. Essas frases são comumente ditas por pais ao professor e filósofo Mario Sergio Cortella. Ele lança nesta sexta-feira, 12, o livro Família – Urgências e Turbulências (Cortez Editora, 144 págs., preço sugerido R$ 38) em que aponta a falta de convívio familiar e a dificuldade de exercer autoridade sobre os filhos como as principais falhas nas relações familiares atuais. ( O Estado de São Paulo)

Justiça derruba páginas de entidades estudantis da USP após processo
  • Um professor da Universidade de São Paulo (USP) conseguiu na Justiça uma decisão favorável para a retirada do Facebook de ao menos quatro páginas de entidades estudantis e de trabalhadores da instituição. Foram derrubadas as páginas do Sindicato dos Trabalhadores (Sintusp), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de dois Centros Acadêmicos - todas elas teriam compartilhado um vídeo que, segundo a decisão judicial, continha conteúdo ofensivo ao professor.
  • ( O Estado de São Paulo)