quinta-feira, 25 de maio de 2017

Notícias de Educação - 25/mai/2017


Na Sala de Aula

Educação Internacional - Currículos que promovem a diferença
Em um tempo em que a qualidade do ensino pauta a maior parte das discussões dos educadores, muito se fala na adoção de um currículo internacional paralelo como um diferencial que proporcione preparação muito mais ampla para o aluno que vislumbra representar o País fora ou em instituições internacionais no próprio Brasil. Seguindo essa linha, para atrair jovens que estudam em colégios com ensino internacional, algumas faculdades particulares brasileiras também passaram, a partir desse ano, a aceitar exames estrangeiros como forma de ingresso. (Terra)

Como não se distrair na hora de estudar?
  • De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nosso cérebro demora 23 minutos para retornar a tarefa original após uma interrupção. Para isso não acontecer, veja algumas dicas.
  • (Terra)


Gestão de Escola

Projeto 'empodera' jovens da rede estadual na luta por vaga na universidade pública
  • O universitário de 22 anos é fundador do "Salvaguarda", projeto que tenta resgatar a autoestima dos estudantes do último ano do ensino médio diante do desafio do vestibular por meio de orientações sobre inscrições para processos seletivos e bolsas, dicas de estudo pelo WhatsApp, estímulo à produção de redações, visitas monitoradas a campi universitários e palestras com profissionais.
  • (G1)

Inclusão

Salas de apoio pedagógico vão atender estudantes com transtornos de aprendizagem em MS
  • A secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) vai substituir as brinquedotecas das escolas estaduais por salas de apoio pedagógico. As estruturas vão atender aos estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, com transtornos funcionais específicos de aprendizagem, em que se incluem o transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), a dislexia, a discalculia, a disortografia ou ainda os alunos que têm no histórico escolar múltiplas repetências.
  • (G1)
Alunos africanos de intercâmbio falam sobre dificuldades e preconceito no Brasil
Morar fora para estudar nem sempre é um mar de rosas. Dificuldades com sustento, restrições de trabalho e discriminação são alguns dos problemas, relataram universitários africanos ao G1. Até sábado (27), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove a 13ª Semana Acadêmica Africana. (G1)


Leis, políticas e politicagens


Projeto de lei contra imagens eróticas em livros não define o que é erótico
Um projeto de lei já aprovado da Comissão de Educação (CE) da Câmara pretende impedir o uso de “imagens eróticas, pornográficas ou obscenas em material escolar”. O objetivo, alega o autor, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), é preservar a “inocência dos menores” contra a exposição prematura a essas imagens (clique aqui para ver o PL 3010/11 na íntegra). Ninguém poderia ser contra, não fosse por um detalhe importante: nem o deputado nem o relator da CE querem definir o que eles entendem por “erótico”. (Nova Escola)

DF: Educação estabelece critérios do transporte de alunos da rede pública
Para usar o serviço de transporte escolar, alunos da rede pública devem obedecer aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Educação por meio de um marco legal. Publicada nessa terça-feira (23) no Diário Oficial do Distrito Federal, a Portaria nº 225 regulamenta o acesso ao benefício, com exigências como faixa etária e distância mínima entre os pontos de origem e destino. (Correio Braziliense)


Pesquisas e Estatísticas



Estrutura esportiva em escolas é deficitária, mostra pesquisa do IBGE
As escolas públicas municipais do País não têm estrutura adequada para a prática de esportes, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em apenas 27% das cidades brasileiras as escolas têm campo de futebol, ginásio, piscina ou pista de atletismo. No ano em que o Brasil sediou o mais importante evento esportivo mundial, a Olimpíada, havia apenas 43 pistas de atletismo em escolas públicas e 265 piscinas. Ao todo, o País tem 4.190 instalações esportivas em 3.971 escolas municipais. (O Estado de São Paulo)

Inep publica Sinopses Estatísticas do Enade
  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta terça-feira, 16, as Sinopses Estatísticas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referentes às edições de 2014 e 2015. Publicadas pela primeira vez, as sinopses possibilitam mais uma forma de acesso aos dados sistematizados do Exame.
  • (Inep)


Ensino Superior

Fuvest altera lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2018
  • A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) anunciou uma alteração na lista de leituras obrigatórias para o vestibular de 2018 da USP (Universidade de São Paulo). A decisão pela mudança foi feita pela pró-reitoria da universidade, mesmo a lista atual tendo validade até o processo seletivo de 2019.
  • (iG)

Eventos

Estudantes brasileiros recebem prêmios nos Estados Unidos
  • A educação profissional brasileira garantiu lugar de destaque no pódio da maior feira de ciências e engenharia dos Estados Unidos voltada a pré-universitários, a Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF) 2017. Em dois dias de evento, foram distribuídos cinco prêmios e três menções honrosas, com destaque para o segundo lugar da categoria Biomedical Engineering, alcançado pelo aluno do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Fernando da Silva Borges.
  • (MEC)

Outras do dia

Trump corta orçamento da educação e atinge programas de edtech
Gestores escolares dos Estados Unidos estão preocupados com os cortes no orçamento para programas de educação anunciados pelo governo do presidente Donald Trump. Além de apertar a verba para o Departamento de Educação, reduzir subsídios e apoio ao crédito estudantil, além de encerrar programas de letramento e centros comunitários, a Casa Branca propôs também acabar com o financiamento para o setor de edtech. (Porvir)

EUA: Educadoras trocam socos em sala e alunos jogam vídeo nas redes sociais
Brigas em sala de aula são postadas com frequência nas redes sociais, mas raramente envolvem educadores adultos. Só que uma professora e uma educadora auxiliar foram flagradas agredindo-se fisicamente durante uma aula de ciências na escola Stone Mountain em Tucker, no estado americano da Geórgia, a aproximadamente 40 quilômetros de Atlanta. Um estudante filmou a briga, ocorrida no último sábado (19) e publicou o vídeo na internet. (Gazeta do Povo)