sexta-feira, 26 de maio de 2017

Notícias de Educação - 26/mai/2017


Na Sala de Aula

Entenda as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum
A terceira versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apresentada pelo Ministério da Educação no dia 6 de abril, define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21. (Porvir)

“Ao brincar, as crianças entram em contato consigo mesmas e com o mundo”
Em entrevista ao Carta Educação, a educadora Renata Meirelles fala sobre o brincar e sobre a sua importância para o desenvolvimento das infâncias: “a brincadeira permite às crianças acessarem quem elas são, o que elas querem e como vão se relacionar com o mundo. Só que, para isso, é preciso garantir a elas o ócio, o nada; acreditar que elas são capazes de gerenciar seu tempo”, coloca ao reconhecer que algumas crianças vêm sofrendo um sufocamento do excesso de atividades cotidianas. (Carta Educação)

Estudantes ensinam matemática com truques de mágica em São Carlos, SP
Estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão usando mágica para ensinar matemática para crianças. Os truques prendem a atenção e os pequenos entendem conceitos difíceis na base das risadas. (G1)

Celulares, tablets e TVs devem ser liberados para crianças? Especialistas dão cinco dicas do que é certo ou errado
Manter as crianças pequenas totalmente distantes de TV, tablet e celular é praticamente impossível. O G1 conversou com profissionais de saúde e de psicologia e selecionou orientações e cuidados para que o contato com gadgets não prejudique, sobretudo, as crianças de 0 a 4 anos. (G1)


Avaliações





Prova Brasil 2017 será aplicada entre 23 de outubro e 3 de novembro
  • A Prova Brasil, que pela primeira vez vai englobar os alunos do ensino médio da rede privada, será aplicada entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. A data e as novas diretrizes do Sistema Avaliação Educação Básica (Saeb) 2017 foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25).
  • (G1)
  • Sistema de Avaliação traz novidades na edição 2017
  • (MEC)
ONG denuncia que estudantes pobres ficaram sem isenção de taxa no Enem
  • Uma reunião de conciliação entre a ONG Educafro e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mediada pela Procuradoria Geral da República, nesta quarta-feira, terminou sem acordo. A Educafro entrou com uma ação contra o Inep alegando que estudantes que se enquadram nos critérios de isenção de taxa previstos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não estavam conseguindo o benefício, conforme revelou o Blog do Ancelmo Gois. A justiça negou, em primeira instância, os pedidos da ONG, que entrará com recurso.
  • (O Globo)
  • Participantes que tiveram isenção negada podem recorrer
  • (Brasil Escola)

Gestão de Escola

Escola oferece serviço de 'faz-tudo' para pais
Uma escola em que os pais podem deixar os filhos das 8 às 20 horas e não se preocupar com os uniformes - que são lavados no próprio colégio - nem com as refeições das crianças, que ainda podem ser compradas congeladas para os fins de semana. Para as famílias economizarem tempo com atividades domésticas, a escola Ponto Omega, na região dos Jardins, zona oeste de São Paulo, passou a oferecer serviços que vão além das preocupações pedagógicas. (O Estado de São Paulo)

Educação pública é importante para que todos tenham as mesmas oportunidades
  • Ricardo Paes de Barros, um dos principais nomes por trás do programa Bolsa Família, é também um crítico contumaz da forma como o dinheiro público é gerido no Brasil. Na entrevista que segue, ele avalia alguns dos assuntos mais polêmicos na agenda política brasileira atual, como os efeitos da PEC do teto dos gastos públicos sobre a educação, a reforma do ensino médio e o ensino superior gratuito.
  • (Época Negócios)


Leis, políticas e politicagens

PEC proíbe MPs que alterem bases da educação nacional
  • Segundo o texto, os sistemas de ensino, em articulação com a família, assegurarão ao estudante com dificuldade sistemática de aprender:
    - encaminhamento para avaliação e diagnóstico de dificuldade de aprendizagem, a critério técnico da escola; e
    - acompanhamento pedagógico especializado e articulado com rede de atendimento pertinente ao diagnóstico.
  • (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Aprender com os colegas é mais fácil, eficiente e divertido
O método peer instruction consiste no seguinte: o professor recomenda que os alunos estudem antecipadamente um conteúdo, seja por leitura, vídeo ou pesquisa. Quando chega em sala de aula, o professor propõe questões para serem discutidas em duplas e respondidas em classe. Cabe ao docente auxiliar os alunos e intervir nas discussões para garantir que o trabalho seja produtivo. Os alunos aprendem porque se trata de uma grande troca entre iguais. Nessas interações, os estudantes se sentem menos inibidos em expor suas dúvidas e fazer quantas perguntas forem necessárias para a compreensão da matéria. (O Estado de São Paulo)

O futuro da educação começa agora
  • Você, com certeza, já se pegou perguntando, em tom de curiosidade, para onde as mudanças desse mundo vão nos levar e qual será o destino das próximas gerações. Todos nós, ao lançar os olhos para o horizonte, questionamos qual o melhor caminho para o futuro. Uma coisa é certa: para chegar bem ao destino final é preciso enxergar a educação como uma das principais ferramentas de transformação do mundo.
  • (Campo Grande News)


Educação de Jovens e Adultos

Especialistas defendem política nacional de educação para idosos
  • Especialistas que participaram nesta quarta-feira (25) de audiência pública na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa apresentaram sugestões para uma política de educação destinada especificamente a essa parcela da população.
  • (Câmara)

Profissonais da Educação

Reajuste anunciado pelo Governo de Goiás aos servidores da Educação será pago em junho
  • Raquel Teixeira seduceA secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, reiterou nesta quarta-feira, dia 24, que o pagamento de todos os benefícios anunciados este mês pelo Governo de Goiás aos servidores da Educação serão pagos em junho. “Algumas pessoas, para tumultuar, têm tentado questionar essa decisão”, revelou Teixeira. “Aguardem o pagamento de junho”, afirmou em vídeo.
  • (Goiás Agora)

Eventos

Debatedores defendem urgência para novas orientações previstas na Base Curricular
  • Debatedores defenderam a urgência em aprovar as novas orientações curriculares previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para reduzir a defasagem do ensino da matemática no País. O tema foi discutido nesta quinta-feira (25) em reunião da Comissão de Educação da Câmara.
  • (Câmara)
FTD Educação lança revista para educadores, gestores escolares e especialistas
  • Para contribuir com a formação, preparação e aperfeiçoamento de profissionais do segmento educacional, a FTD Educação, referência na área há mais de 100 anos, lança este mês a revista Mundo Escolar. Distribuída gratuitamente em escolas do país, a publicação conta com uma versão em aplicativo, que pode ser baixada também gratuitamente.
  • (Anec)

Outras do dia

Cel.Lep fecha compra de rede de ensino em programação MadCode
  • A escola de idiomas Cel.Lep anunciou nesta quinta-feira, 25, que adquiriu a rede MadCode, que oferece aulas de tecnologia criativa, incluindo programação, robótica e empreendedorismo. O plano é aumentar para 78 o número de unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, informou em comunicado nesta quinta-feira. A empresa não revela o valor do negócio, mas ressalta que as duas marcas seguirão independentes.
  • (Porvir)
Aluno de Harvard faz álbum de rap como trabalho final – e se forma com louvor
  • Um aluno da Universidade de Harvard resolveu fazer um álbum de rap como sua dissertação – e conseguiu se formar com louvor. Obasi Shawn fez 10 faixas sobre como é ser negro nos Estados Unidos. Cada música usa uma personagem diferente.
  • (BBC)
Aluno é acusado de invadir computador de universidade para alterar nota nos EUA
  • Um universitário de 22 anos está sendo acusado de ter entrado ilegalmente em um prédio da escola e se logado no sistema de notas para mudar sua avaliação de F, considerara ruim, para B.
  • (G1)