terça-feira, 30 de maio de 2017

Notícias de Educação - 30/mai/2017


Na Sala de Aula

(Vídeo) Pensamento computacional faz diferença na escola, diz professor
As ferramentas de programação de computadores facilitam a contextualização de outros temas e disciplinas, ajudando também no aprendizado da escola formal. Isto é o que defendem Felipe Fernandes, diretor geral do Code Club Brasil, e Francisco Isidro Massetto, professor de Ciência da Computação da UFABC. Eles participaram do ‘VEJA Entrevista’ e explicaram que aprender programação ajuda na sistematização dos problemas cotidianos e a encontrar soluções. (Veja)


Avaliações


Como estudar online para o Enem 2017
  • Veja as últimas novidades dos sites e aplicativos que ajudam professores a prepararem alunos e alunos aprenderem por conta própria para o exame
  • (Porvir)

Leis, políticas e politicagens

Universidade pública, de qualidade e paga. Por que não?
Público não é necessariamente sinônimo de gratuito. E isso deve valer para as universidades também. (Gazeta do Povo)

MP instaura inquérito para garantir cumprimento de planos de educação em Campos, no RJ
  • O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, instaurou inquérito civil para verificar as providências que vêm sendo tomadas pelo município para garantir o cumprimento da meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME). A meta propõe-se a completar o ciclo de alfabetização infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental.
  • (G1)


Para pensar - artigos e opiniões

EaD não é remendo (mas pode ser impulso para o ensino médio)
  • O MEC percebeu que seria precipitado autorizar a EAD no ensino fundamental no cenário educacional de hoje e anunciou para esta semana uma correção do decreto. De fato, a educação a distância supõe determinados requisitos: estudantes com certa autonomia e autodisciplina, acompanhamento de tutores, materiais didáticos interativos e de qualidade, um novo perfil de professor. É todo um conjunto de que, pelo momento, não dispomos neste segmento da educação básica, ainda mais para uma implementação em massa.
  • (G1)
Educação: tratamentos desiguais para uma realidade mais igual
  • As desigualdades nos desenvolvimentos educacionais, socioeconômicos e humanos são históricas e perenes em nosso país, mesmo com o artigo 5o. de nossa Constituição assegurando a todos o direito à igualdade. Para aumentar a equidade educacional, urge melhorar a aprendizagem dos alunos mais pobres, promovendo oportunidades educacionais semelhantes ou melhores àquelas de alunos que frequentam escolas “de elite”. Precisamos de ações afirmativas, oferecendo o que temos de melhor a quem mais precisa. Neste contexto, é essencial, dentre outras coisas, rever as metodologias e estratégias didáticas utilizadas pelos professores.
  • (Carta Educação)
Se as escolas querem apenas ensinar matéria, a sociedade não precisa delas
  • Parceria família/escola é entendida como determinar o papel do outro e/ou atender as demandas do outro. E os alunos? E a educação deles? Precisamos deixar de ver apenas o que queremos e olhar para o que os filhos e alunos precisam e devem aprender, não é?
  • (Folha de São Paulo)

Ensino Superior

Inscrição no Sisu teve falha por 'problema no cadastro das senhas', diz MEC
  • O Ministério da Educação (MEC) e o Inep informaram que foi identificado problema no acesso de "alguns" usuários ao o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até quinta-feira (1º) o sistema vai selecionar alunos para mais de 51 mil vagas em cursos superiores da rede pública.
  • (G1)
  • Falha em inscrição no Sisu poder ter afetado 600 mil candidatos
  • (Exame)

Profissonais da Educação

Universidades paulistas propõem reajuste zero; USP quer reduzir jornada
  • Em meio à crise financeira, a Universidade de São Paulo (USP) vai propor um novo Plano de Incentivo à Redução de Jornada (PIRJ). A instituição, em decisão conjunta com os reitores das universidades estadual de Campinas (Unicamp) e Paulista (Unesp), apresentou também proposta de reajuste zero para os servidores neste ano. As duas propostas serão levadas hoje ao Conselho Universitário. Sindicatos de professores e trabalhadores discutem possibilidade de paralisação.
  • (O Estado de São Paulo)

Eventos

Comissão vai debater importância da educação para o desenvolvimento regional
  • A importância da educação para o desenvolvimento regional será tema de debate na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) na quarta-feira (31), às 8h30.
  • (Senado)

Outras do dia

Professor canta com crianças durante tiroteio no Rio e emociona a internet; veja
O vídeo de um professor cantando e tocando violâo no corredor de uma escola, a fim de acalmar crianças escondidas, enquanto um tiroteio acontecia na rua, está emocionando os internautas. Publicado nas redes sociais, na última sexta-feira (26), pelo Secretário de Educação do Rio de Janeiro, Cesar Benjamin, o vídeo foi gravado dentro de uma escola pública, durante um tiroteio na comunidade de Três Pontes, em Paciência. (iG)

Imagens de mulher mutilada e suásticas levam UFRJ a apurar apologia ao nazismo
  • A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apura denúncia do Diretório Central Estudantil (DCE) Mário Prata de que manifestações de apologia ao nazismo teriam ocorrido na sede da entidade estudantil por pessoas que não integram o diretório. Na última sexta-feira (26), a universidade divulgou, em sua página na internet, que pretende acionar a polícia para investigar o caso.
  • (iG)