segunda-feira, 29 de maio de 2017

Notícias de Educação - 29/mai/2017


Na Sala de Aula

Crianças de escola em SC usam robô para aprender de forma lúdica
Um estado de euforia e de encantamento tomou conta das crianças que estudam no núcleo de educação infantil Carrossel, em Balneário Camboriú (SC), na última quinta-feira (25), quando entraram em sala de aula os mais novos reforços pedagógicos da rede pública de ensino: três espertos robozinhos. (Folha de São Paulo)

Professor desenvolve iniciativa para combater ‘Baleia Azul’
Preocupado em conter o avanço do nocivo ‘Jogo da Baleia azul’ , o professor de Biologia, Flávio Marini, desenvolveu o ‘Desafio da água-viva’. O projeto é baseado numa uma série de desafios positivos em que o jogador é estimulado a interagir com as pessoas a sua volta e valorizar a vida. (Sinpro-sp)

Dormir bem para aprender: pesquisa mostra que sono ruim atrapalha aprendizado
  • Não é de hoje que educadores e neurocientistas têm batido nessa tecla: dormir bem é imprescindível para um bom desempenho escolar. Horas reduzidas de sono não só afetam a capacidade de concentração, influenciam o humor e alteram a disposição: elas também prejudicam a consolidação do que é aprendido em sala de aula. Um novo estudo da Universidade de Zurique, na Suíça, traz mais detalhes sobre essa relação.
  • (Gazeta do Povo)


Como tirar lições positivas dos escândalos políticos
  • O momento é fértil para transmitir aos filhos os valores da cidadania, acredita a publicitária Louise Parente, 33. Mãe do Yuri e da Liz, de 6 anos, ela se considera apartidária e busca promover reflexões que conversem com o cotidiano deles. “Explico que eu governo a nossa casa. E pergunto: se eu pego o dinheiro que seria da conta de luz e compro uma bicicleta, o que estou fazendo com a casa?”, exemplifica. Outra situação comparada é a do líder da sala na escola. Ela ensina que ele ganha por escolha da maioria, apesar de não ter recebido o voto de todos.
  • (O Povo)

Avaliações

Confirmação de inscrição do Enem pode demorar até três dias úteis, diz Inep
  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta sexta-feira (26), que a confirmação de pagamento da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode levar até 3 dias úteis para aparecer no sistema. De acordo com o órgão, este é o prazo que os bancos levam para confirmar a transação.
  • (G1)

Gestão de Escola

Relatório do TCE aponta série de irregularidades nas escolas estaduais de SP
  • Relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aponta uma série de irregularidades nas escolas públicas do governo. O SP2 teve acesso com exclusividade ao documento, que mostra que há professores sem nível superior, o que é proibido.
  • (G1)
Conheça a história por trás das mochilas gigantes de Jequié
Há duas semanas, a internet brasileira se agitou com imagens vindas de uma pequena cidade no sudoeste da Bahia. Em Jequié, a 356 quilômetros de Salvador, a prefeitura havia distribuído 18 mil mochilas – tamanho único – para os alunos da rede municipal. Cento e vinte delas foram parar nas mãos de crianças matriculadas em creches, gerando piadas e memes sobre as dimensões desproporcionais do material. Em uma das imagens, um menino aparecia dentro da mochila que recebeu, apenas com a cabeça para fora. Para prefeitura, o caso tirou atenção do que de fato importa. (Gazeta do Povo)



Leis, políticas e politicagens

MEC facilita abertura de cursos superiores a distância e prevê uso na educação básica
  • O Ministério da Educação (MEC) aprovou nova regulamentação que facilita a oferta de Educação a Distância (EaD) no país. As medidas do Decreto 9.057/2017 vão afetar toda a educação básica e o ensino superior, incluindo cursos superiores de graduação e pós-graduação.
  • (G1)
  • Governo recua e revoga trecho de decreto que ampliava ensino a distância na educação fundamental
  • (G1)
  • Instituições terão mais facilidade para abrir educação a distância
  • (Valor)
CE analisa projeto que inclui educação de jovens e adultos na avaliação de universidades
  • A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) se reúne na próxima terça-feira (30), a partir das 11h30, e pode votar o projeto de lei que inclui a alfabetização de jovens e adultos entre os critérios de responsabilidade social das universidades. Caso seja aprovado pela comissão, o PLS 124/2016 poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
  • (Senado)

EAD

Educação superior a distância cresce em ritmo acelerado
  • A educação superior a distância cresce no país em ritmo mais acelerado que a educação presencial. Os dados do último Censo da Educação Superior – de 2015 – mostram que enquanto o ensino presencial teve um crescimento de 2,3% nas matrículas em 2015 em relação a 2014, o ensino a distância (EaD) teve expansão de 3,9%. O ensino, no entanto, ainda não é o ideal.
  • (EBC)

Ensino Técnico

MEC fecha parceria para oferecer cursos técnicos gratuitos online
  • Ampliar o leque de soluções para a educação profissional e tecnológica a distância e fomentar a utilização da tecnologia na educação é o objetivo do acordo de cooperação técnica assinado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e o Instituto TIM. Por meio da Rede e-Tec Brasil, iniciativa integrante das ações do Pronatec nesse segmento, são oferecidos 25 cursos abertos a qualquer pessoa interessada pelas temáticas.
  • (MEC)

Educação de Jovens e Adultos

De volta à sala de aula
  • Está cada vez mais comum encontrar pessoas que voltam a estudar já na vida adulta, incluindo aqueles que já possuem outro curso, trabalho e renda estabilizados. A maturidade dos estudantes mais velhos traz, especialmente, mais experiência de conviver com os outros e menos medo de errar. Segundo estudantes adultos, a oportunidade de voltar para as salas de aula, depois dos 40 anos, é uma grande estratégia para quem quer ter outras perspectivas e, acima de tudo, conhecimento.
  • (O Povo)

Ensino Superior

Sisu do meio do ano é aberto para consulta de 51 mil vagas; inscrições começam segunda-feira
  • O Ministério da Educação liberou, na manhã desta sexta-feira (26), a consulta às vagas oferecidas no segundo semestre de 2017 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. As inscrições começam na próxima segunda-feira (29) e vão até o dia 1º de junho.
  • (G1)
1 em cada 4 vagas do Fies não foi preenchida no 1º semestre
  • Das 150 mil vagas oferecidas pelo Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre deste ano, só 115 mil – 75% do total – foram preenchidas, segundo levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes).
  • (G1)

Profissonais da Educação

Brasil afasta melhores alunos da docência, dizem especialistas
  • O Brasil não atrai seus melhores alunos para a carreira docente. A falta de valorização social, salários baixos, desrespeito dos próprios alunos e condições ruins de trabalho acabam afastando aqueles que cogitam escolher ser professor. É a conclusão de especialistas que participaram da última mesa do 2º Fórum de Inovação Educativa
  • (Folha de São Paulo)
MT: Salário dos profissionais da educação aumentou mais de 40% em dois anos e meio
  • Os salários dos profissionais da educação básica de Mato Grosso tiveram, de janeiro de 2015 a maio deste ano, uma valorização acumulada de 39,54%. No próximo mês de setembro, quando o Governo do Estado pagar a última parcela da RGA de 2016, os servidores da Educação terão recebido 42,98% de reajustes apenas nesta gestão.
  • (Cenário MT)

Eventos

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10
  • Com o objetivo de valorizar e disseminar boas práticas educacionais, o Prêmio Educador Nota 10 recebe inscrições para a sua 20ª edição. Até o dia 12 de junho, educadores e gestores de todo o país podem enviar seus trabalhos para participar da premiação, que irá distribuir R$ 2,4 milhões para os profissionais que foram destaque no último ano.
  • (Porvir)
Comissão debaterá Base Nacional Comum Curricular na quinta-feira
  • A Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados, vai realizar na quinta-feira (1º) um seminário para debater a Base Nacional Comum Curricular, o nome que se dá ao documento que estabelece as diretrizes que as escolas do ensino infantil e fundamental deverão seguir.
  • (Câmara)

Outras do dia

Menina cita Convenção de Genebra ao criticar castigo de professora e vira sensação na web
Uma garota de 11 anos da Escócia acabou virando sensação na internet depois que seu pai publicou, em seu perfil no Twitter, uma resposta dela, citando a Convenção de Genebra para criticar os castigos coletivos impostos por sua professora à classe. (G1)