sexta-feira, 2 de junho de 2017

Notícias de Educação - 02/jun/2017


Na Sala de Aula

Cinco ideias indefensáveis de Paulo Freire
Durante décadas, Paulo Freire foi a referência incontestável da educação brasileira. Ainda hoje, ele não tem concorrentes em número de citações nas faculdades de Pedagogia. Mas, se merece crédito por ter chamado atenção para o problema do analfabetismo no país, Freire adotou um viés ideológico que já era problemático nos anos 1960 e não pode ser tomado como referência em 2017. (Gazeta do Povo)

Pequenos cientistas
A Móbile Integral mudou a concepção de como ensinar Ciências e concluiu que “a criança deve sair do mundo das ideias e colocar em prática seus saberes”, afirma Maria Helena Bresser, diretora-geral e fundadora da Escola Móbile, instituição de ensino que chancela a Móbile Integral com sua metodologia e tradição de mais de 40 anos. Com o horário ampliado, os alunos da Móbile Integral têm mais oportunidades de desenvolver a capacidade criativa, o trabalho colaborativo, a perseverança e a resiliência. Uma metodologia que leva em conta a curiosidade natural das crianças cria oportunidades para que elas vivenciem e aprendam Física, Química, Biologia e muito mais. (Época)


Gestão de Escola



Educação chilena é a melhor da América Latina com modelo oposto ao do Brasil
Mesmo com uma média de gasto por estudante comparável à brasileira e uma herança cultural similar, o Chile consegue ter os melhores resultados nos índices educacionais de toda a América Latina. O modelo chileno é o oposto do brasileiro: em vez de centralização, autonomia local. Em vez de escolas públicas como única alternativa para os mais pobres, cheques para que as famílias possam matricular as crianças em escolas privadas. Em vez de gratuidade universal, universidades públicas com cobrança de mensalidades. O que o país pode ensinar ao Brasil? (Gazeta do Povo)

Justiça quer novo acordo com Prefeitura de SP após descumprimento de abertura de vagas em creche
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu nesta quinta-feira, 1º, por uma nova pactuação com a Prefeitura de São Paulo, após o descumprimento da decisão que determinava a abertura de 150 mil vagas na educação infantil (creche e pré-escola) até o fim do ano passado. A gestão Fernando Haddad (PT) deixou de abrir 60,7 mil vagas nessa etapa para cumprir a ordem judicial. (O Estado de São Paulo)


Leis, políticas e politicagens



Conselho de Educação poderá manter discussão de gênero em base curricular
  • O conselheiro César Callegari, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disse que a retirada das questões de gênero da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) dos ensinos infantil e fundamental, pelo governo, poderá ser revista no órgão. Segundo Callegari, a avaliação da proposta pelo conselho será feita por voto, já que se trata de órgão colegiado, composto por 24 integrantes.
  • (Câmara)
  • Fórum Nacional de Educação considera Base Nacional Curricular Comum ilegítima
  • (Câmara)
Especialistas defendem tornar definitivo o financiamento educacional pelo Fundeb
  • Especialistas ouvidos pela comissão especial responsável por analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) apresentaram dados que, segundo eles, comprovam a necessidade de tornar definitiva esta fonte de financiamento educacional, prevista para terminar em 2020.
  • (Câmara)
Alunos mais ricos deveriam pagar pela universidade pública?
  • Cobrar dos alunos de famílias mais ricas ajudaria a criar mais vagas para os estudantes de famílias mais pobres?
  • (Época)
STF revoga liminar que impedia dedução do Fundeb do Ceará
  • O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou na quarta-feira, 31, a liminar que impedia a União Federal e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de deduzir do estado do Ceará os valores referentes ao ajuste de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2016. Em maio deste ano, Barroso havia autorizado a suspensão do pagamento do ajuste no âmbito da Ação Cível Originária (ACO) 3001, movida pelo governo do estado.
  • (MEC)

Pesquisas e Estatísticas

Mais de 26 mil alunos entre 4 e 17 anos estão fora da escola no Acre, diz IBGE
  • Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 26,1 mil crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, estão fora da sala de aula nas cidades acreanas. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e levam em consideração o ano de 2015.
  • (G1)
  • No Ceará, 118 mil crianças e adolescentes estão fora da escola
  • (O Povo)

Ensino Superior

Rede social acadêmica aproxima universidades e ex-alunos
Com a proposta de melhorar a política de egressos das universidades, a plataforma KampusClub reúne ferramentas que facilitam o contato de ex-alunos com a instituição, professores e colegas. Na rede social acadêmica, os participantes também podem acessar materiais de estudo, participar de grupos de discussão e até mesmo buscar vagas de emprego. (Porvir)

Dez carreiras têm quase metade de todos os formados no Brasil desde 2001
  • O número de universitários mais que dobrou nos últimos 15 anos, mas a tendência na escolha dos cursos mantém um traço marcante. Um conjunto formado por 10 carreiras conquista praticamente metade de todos os universitários brasileiros.
  • (G1)


Profissonais da Educação

Professores ocupam complexo administrativo da UEPB
  • Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ocuparam o complexo administrativo do campus de Campina Grande na manhã desta quinta-feira (1). O objetivo da manifestação foi chamar a atenção do Governo do Estado e da reitoria da instituição acerca das reivindicações feitas pela categoria durante a greve, que já dura quase dois meses. Os docentes fecharam o portão que dá acesso a reitoria.
  • (G1)

Outras do dia

Professores dizem sofrer censura de pais e alunos nas salas de aula
Quando escolhe a roupa que usará durante um dia de aula, Miguel (nome fictício), professor de Português e Literatura de duas escolas privadas, deixa as camisas vermelhas de lado. Nas duas vezes em que as vestiu no trabalho, foi chamado pelos alunos de petista. Era brincadeira, mas ele não baixa a guarda. Os estudantes já se queixaram dos debates conduzidos por Miguel em sala sobre temas como racismo e homofobia. Outros docentes já passaram por situações mais dramáticas — tiveram trechos de aulas gravados e divulgados nas redes sociais, onde foram acusados de promover doutrinação ideológica. (O Globo)

Livro infantil que sugere casamento entre pai e filha é retirado de escolas no ES
Depois da Prefeitura de Vitória, agora, as prefeituras da Serra e de Cariacica informaram, nesta quinta-feira (1), que o livro “Enquanto o sono não vem”, está sendo recolhido das escolas municipais. A Prefeitura de Vila Velha suspendeu o uso em sala e está avaliando a obra. Em um dos contos do livro, “A triste história de Eredegalda”, o pai sugere a ideia de se casar com uma de suas filhas, que acaba morrendo no fim da história. (G1)