segunda-feira, 5 de junho de 2017

Notícias de Educação - 05/jun/2017


Na Sala de Aula

Repensando a educação brasileira com Pestalozzi e Rivail
A grande empreitada que o Brasil tem pela frente envolve, em parte, diminuir os espaços entre as escolas e professores vanguardistas em relação ao restante das escolas e professores do país, que ainda se encontram em posição muito aquém de atingir uma educação de alta qualidade, capaz de colocar as nossas crianças em condições de competir com aquelas formadas nos países mais desenvolvidos do mundo. Pestalozzi e Rivail podem ajudar nessa empreitada. (Carta Capital)

Professores criticam “pseudociência” em experimento do arroz na sala de aula
Há poucos dias, uma escola de Curitiba chamou a atenção ao replicar o experimento que provaria uma descoberta extraordinária: os vegetais – ou ao menos o arroz – reagem diferentemente a palavras positivas e negativas. A imprensa, inclusive a Gazeta do Povo, noticiou o caso. Mas os críticos lembram que o método não tem base científica. Daí a pergunta: pode uma escola usar em sala de aula experimentos não comprovados? (Gazeta do Povo)

Escolas nos EUA e Inglaterra banem fidget spinners
Você pode não saber do que se trata, mas seu filho provavelmente sabe – ou descobrirá em breve: os fidget-spinner têm se tornaram populares entre as crianças fora do país, e já ganham adeptos no Brasil. O pequeno brinquedo é aconselhado para crianças com dificuldade de se concentrar. Escolas da Europa e dos Estados Unidos, entretanto, estão proibindo os fidget spinners sob o argumento de que eles causam distração em sala – e podem ser perigosos. (Gazeta do Povo)


Gestão de Escola




Unicef lança plataforma para auxiliar municípios na luta contra exclusão escolar
  • O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou hoje (1º), em Brasília, a plataforma Busca Ativa Escolar (www.buscaativaescolar.org.br), que tem como objetivo ajudar na luta contra a evasão de 2,8 milhões de estudantes brasileiros. Livre e gratuito, o software será oferecido a todos os municípios, que desse modo podem contar com uma ferramenta para acionar agentes públicos específicos, conforme o tipo de vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes. Além de garantir que sejam matriculados, o sistema deve estimular a permanência nas instituições e auxiliar na investigação do perfil do grupo.
  • (EBC)
Famílias se unem e criam a própria creche
  • Eles discordavam da grade de atividades das creches convencionais, com horários fixos para as crianças dormirem e brincarem, e achavam insuficiente a participação das famílias apenas nas festinhas e reuniões bimestrais. Em busca de mais participação na educação dos filhos, sem deixar de lado a socialização, grupos de pais têm se reunido para formar creches parentais ou familiares.
  • (O Estado de São Paulo)
Minas tem 1,4 mil escolas na fila por reforma física
  • O Estado de Minas Gerais tem pelo menos 1,4 mil escolas na fila para conseguir uma reforma de infraestrutura. Problemas básicos, como falta de espaço para os alunos e quadras desativadas aguardam apoio do governo do Estado, que alega estar sem dinheiro para fazer as melhorias necessárias. Neste domingo o Estado mostrou que a falta de infraestrutura é um dos principais entraves para que seja feita a reforma do ensino médio no País.
  • (O Estado de São Paulo)

Inclusão

O uso da avaliação assistida no acompanhamento de alunos com necessidades especiais
Crianças são diferentes, e aquelas com necessidades especiais têm características que as tornam um desafio para o professor acostumado com quem lê com os olhos, ouve e tem o ritmo de desenvolvimento dentro do padrão. “Para podermos falar realmente em inclusão, não basta matricular essas crianças, temos de garantir que elas estejam aprendendo e se desenvolvendo na escola de maneira efetiva. Para isso, precisamos acompanhar o desenvolvimento do aluno”, aponta Anna Augusta Sampaio de Oliveira, professora e pesquisadora de educação especial da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Uma das estratégias indicadas para o acompanhamento desse aluno é a avaliação assistida, chamada também de dinâmica ou interativa. (Nova Escola)

Brasil não tem política para reduzir desigualdade na educação, diz especialista
  • O Brasil não tem uma política voltada para a redução de desigualdades na educação, na avaliação da presidente executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Fonseca da Cruz, e isso impacta não somente dados educacionais, mas o desenvolvimento do país. "A gente conseguiu avançar porque teve política única de inclusão no sistema. Mas parou por aí. Não temos políticas para priorizar a parcela mais pobre da população", diz.
  • (EBC)

Número de alunos de escola pública aprovados na USP volta a crescer e bate recorde
  • Depois de um ano de queda, a porcentagem de calouros da Universidade de São Paulo (USP) que saíram da rede pública bateu um recorde histórico em 2017: dos 10.994 estudantes matriculados no primeiro ano de cursos de graduação da universidade, 36,9% fizeram o ensino médio em uma escola pública. É a maior proporção já registrada, mas ainda está aquém da meta – a USP pretende chegar a 2018 com 50% de seus calouros oriundos da rede pública, segundo informou, no ano passado, o professor Antonip Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação.
  • (G1)
Projeto motiva estudantes do ensino médio de escolas públicas a entrar na universidade
  • Ajudar jovens de ensino médio a alcançar a educação superior é a meta do projeto, criado pelo estudante de economia Vinícius de Andrade (Arte: ACS/MEC)Uma ação solidária de voluntariado estudantil realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, tem ajudado 1,4 mil alunos do ensino médio de escolas públicas a entrar no caminho da educação superior. Intitulado Salvaguarda, o projeto foi criado em 2016 pelo estudante de economia da Universidade de São Paulo (USP) Vinícius de Andrade, 22 anos. Após conquistar o sonho de ingressar em uma universidade, o rapaz decidiu ajudar jovens que vivem uma realidade parecida com a que ele próprio viveu.
  • (MEC)

Leis, políticas e politicagens

Reforma do ensino médio esbarra em falta de estrutura e recursos
  • Depois de sancionada, a reforma do ensino médio passará agora por uma série de entraves e desafios para ser implementada, de fato, pelos Estados brasileiros. Enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não é aprovada – peça-chave para que as mudanças comecem –, secretários já se reúnem nos Estados para pensar em como implementar a transformação em suas redes, especialmente nas mais desiguais, com muitas cidades pequenas, poucas escolas e recursos e grande concentração de alunos. Maioria dos municípios brasileiros têm apenas uma escola de ensino médio; turno triplo está presente em 41,9% das unidades e só 54,9% dos professores têm formação na disciplina em que atuam.
  • (O Estado de São Paulo)
  • Ampliar apoio financeiro e técnico às escolas é fundamental, segundo especialistas
  • (O Estado de São Paulo)
  • Ministro Mendonça Filho quer 'liberdade' para Estados definirem a reforma que farão
  • (O Estado de São Paulo)
  • Secretários já cogitam ampliar período do ensino noturno e enviar alunos para cidades vizinhas
  • (O Estado de São Paulo)
  • Artigo: Reforma do Ensino Médio exige atenção para evitar aumento das desigualdades
  • (O Estado de São Paulo)

Para pensar - artigos e opiniões

Investir em educação é investir em qualidade de vida
Enfrentamos grandes desafios. A população mundial aumentará em mais de 2 bilhões de pessoas até o ano 2050 e devemos ser capazes de garantir melhores condições de vida para mais pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento. Se torna urgente proporcionar uma educação adequada para que as novas gerações possam se integrar a mercados em vertiginosa transformação. Além disso, a automatização e as mudanças tecnológicas podem dificultar ainda mais encontrar emprego para aqueles trabalhadores pouco qualificados. No entanto, ao nível global, os recursos destinados à educação são insuficientes. (El País)


Eventos


Edtechs precisam ter mais do que uma boa ideia para atrair investidores no Brasil
O que realmente conta na hora de investir em uma empresa de tecnologia educacional? Essa resposta nem sempre está clara para quem atua no mercado de edtechs e precisa correr atrás de recursos. Com o objetivo de alinhar expectativas entre ambos os lados, a nona edição do encontro Conecte-C reuniu empreendedores, investidores e especialistas em educação para apontarem os desafios do ecossistema de inovação a partir de diferentes perspectivas. (Porvir)

Universidades brasileiras participam de competição de foguetes nos EUA
  • O Brasil ganhou um novo reforço para a 12ª edição da maior competição universitária de foguetes experimentais do mundo. Pela primeira vez, a equipe UFABC Rocket Design, da Universidade Federal do ABC, irá participar da Spaceport America Cup (SAC). O torneio antes conhecido como IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition), acontecerá entre os dias 20 e 24 de junho de 2017 no estado do Novo México, nos Estados Unidos.
  • (iG)


Outras do dia

Secretária manda professores irem trabalhar de jegue em Seropédica: ‘Com R$ 200 você compra’
  • A secretária de Educação, Cultura e Esporte e primeira-dama de Seropédica, na Baixada Fluminense, sugeriu que professores da rede municipal alugassem ou comprassem jegues para ir à escola. A recomendação foi feita durante uma reunião, dia 18 de maio, com diretores das escolas municipais. No encontro, a secretária Sônia Oliveira de Souza disse que só terá carona nos ônibus escolares o funcionário que auxiliar as crianças no ônibus.
  • (Extra)
Palestra para pais convocada pelo MP em Dourados provoca polêmica
  • O objetivo da convocação era "tratar de assuntos relacionados à educação do seu filho" e à implantação de um programa de prevenção contra a evasão e a violência escolar. A convocação diz que "a presença dos pais ou responsáveis é obrigatória". "Em caso de falta", pais ou responsáveis teriam de apresentar justificativa à direção ou coordenação da escola. Senão, multa de até 20 salários mínimos, cerca de R$ 18 mil. E ainda o risco de ser processado pelo crime de "abandono intelectual".
  • (Fantástico)
Menina salva livros ao fugir de enchente em PE e comove a web
  • Rivânia foi resgatada da casa onde mora com os avós, no interior. Fotos da menina de 8 anos segurando mochila com livros emocionaram os brasileiros. Rivânia escolheu salvar os livros que colocou dentro da mochila. Os livros e também o caderno, onde anota as lições com a letra caprichada. A família de poucos recursos está vestindo e comendo o que recebe de doações, mas Rivânia não se deixa abater e sonha com o futuro.
  • (Fantástico)