quarta-feira, 7 de junho de 2017

Notícias de Educação - 07/jun/2017


Na Sala de Aula

Entenda a importância da educação financeira
Estar com as contas em dia e o caixa equilibrado, permitindo fazer novos investimentos ou simplesmente ter uma situação confortável, é o desejo de muitas pessoas e empresários. Para atingir esses objetivos não existe fórmula mágica: é preciso controle e conhecimento. Nesse ponto que entra a importância da educação financeira, sem a qual pode ser difícil compreender quais pagamentos são prioridades, como definir um fluxo de caixa e até mesmo como investir a sua poupança. (Terra)


Avaliações


Inep realiza pré-teste dos cadastros do Censo Escolar 2018
  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou na segunda-feira, 5, a revisão dos formulários do Censo Escolar 2018. O objetivo é testar os novos campos e itens dos formulários que serão usados a partir do próximo ano; avaliar a compreensão do usuário quanto às alterações de conceitos e nomenclaturas; analisar se os novos itens são compreensíveis e captam a realidade escolar; verificar a existência de documentação comprobatória para a declaração de informação; e identificar as formas e possibilidades de se obter dados que não estão nos registros administrativos escolares atuais.
  • (MEC)

Gestão de Escola

Escola no Brasil reproduz loucamente a desigualdade, declara pesquisador
  • As escolas no Brasil não oferecem aos alunos de baixa renda oportunidades de ascensão social. Ao contrário, elas reforçam as diferenças educacionais herdadas do ambiente familiar. "A escola brasileira é loucamente reprodutora de desigualdade", diz o pesquisador Ricardo Paes de Barros.
  • (Folha de São Paulo)
Apostar em educação no Brasil vale a pena para os investidores?
  • A crise pode ter abalado parte do setor de educação, mas as oportunidades ainda são abundantes. Foi o que defenderam nesta terça-feira (06/06) profissionais de fundos de investimento no Congresso ABVCAP 2017, em São Paulo. Os campos mais discutidos (e promissores) foram a educação à distância (EaD) e o ensino de idiomas.
  • (Época Negócios)
Kroton oferece contrapartida pela compra da Estácio
  • Rodrigo Galindo, presidente do grupo Kroton, prepara-se para oferecer uma contrapartida efetuar a comprar da Estácio. Ele quer que sejam vendidas unidades da Anhanguera que totalizem 200 mil alunos. A universidade é uma das maiores do país, com 520 mil inscritos.
  • (Veja)

Inclusão

Ministério da Educação e Funai debatem construção de 50 novas escolas indígenas no Amazonas
  • O projeto de construção de 50 escolas indígenas na região do território etnoeducacional do Rio Negro, no Amazonas, e as diretrizes para a política nacional de construção de escolas indígenas foram debatidos nesta terça-feira, 6, no Ministério da Educação. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
  • (MEC)

Leis, políticas e politicagens

‘Estado’ faz cobertura especial e tira dúvidas sobre reforma do ensino médio
  • No Brasil, 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos deixam a escola todos os anos sem concluir a educação básica, segundo estudo do Instituto Unibanco com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as causas do abandono estão o trabalho, a gravidez na adolescência e o desinteresse – este último motivado pela baixa qualidade do ensino e por um currículo, especialmente no ensino médio, enciclopédico e pouco flexível. Para tentar conter a evasão escolar nos últimos anos da educação básica, o governo federal sancionou em fevereiro deste ano Medida Provisória aprovada pelo Congresso que reforma o ensino médio brasileiro. Trata-se da maior mudança nas regras do ensino do Brasil em 20 anos.
  • (O Estado de São Paulo)
MS: Proposta institui Política Estadual de Educação Ambiental
  • O Poder Executivo enviou nesta terça-feira (6/6), para a Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei (PL) 109/2017, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental. A proposta está em conformidade com os princípios e os objetivos da Lei Federal 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental e o Programa de Educação Ambiental.
  • (Mídiamax)

Para pensar - artigos e opiniões

Teremos professores no futuro?
  • A crônica falta de atratividade da carreira de professor está fazendo com que cada vez menos jovens invistam nela como futuro profissional, comprometendo, consequentemente, o futuro da educação brasileira e do próprio país.
  • (Uol)

Ensino Superior

Metade dos universitários desiste antes de se formar; custo é bilionário
Depois de 15 anos cursando História sem se formar, uma aluna da Universidade Federal do Amapá perdeu na Justiça e teve de aceitar deu desligamento do curso. O caso noticiado na semana passada é extremo, mas não tão descolado da realidade brasileira: um número elevado de aprovados no vestibular acaba deixando a faculdade sem se formar. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Educação, 49% dos alunos que entraram na universidade em 2010 haviam deixado seus cursos quatro anos depois. (Gazeta do Povo)

  • Artigo: Ensino superior: entre o abandono e o baixo desempenho, poucos se destacam
  • (G1)

Mais de 141 mil estudantes já se inscreveram no ProUni 2017
  • Até as 19h desta terça-feira, 6, o sistema de inscrição às bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) já havia registrado 141.966 inscritos, num total de 273.383 inscrições. O estudante pode selecionar até duas opções de curso.
  • (MEC)

Eventos

Professores de SC vão receber capacitação para tempo integral
  • Gestores e professores de Santa Catarina receberão formação para educação em tempo integral. Na última quarta-feira, 31, o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou termo de cooperação entre o MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a secretaria de educação de Santa Catarina e o Instituto Ayrton Senna, como parte do projeto de expansão das escolas de ensino médio em tempo integral. O valor estimado para a ação é de R$ 3,8 milhões, dos quais R$ 1.177.380 são advindos da Capes.
  • (MEC)
Primeira fase da OBMEP rende memes sobre matemática nas redes sociais
  • Milhões de estudantes brasileiros fizeram nesta terça-feira (6) a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em sua 13ª edição, o evento conta com 18,2 milhões de inscritos e 53.230 instituições de ensino participantes, abrangendo 99,6% dos municípios brasileiros. Pela primeira vez, escolas particulares participam da prova, com um total de 4.472 de inscritos destas instituições.
  • (G1)

Outras do dia

Grupo de direita representará UnB em Congresso da UNE
A delegação da Universidade de Brasília no próximo Congresso da UNE será muito diferente das dos últimos anos. Pela primeira vez, as chapas de esquerda foram superadas por um grupo com alinhamento ideológico diferente. Com 968 votos, 142 à frente da segunda colocada, a Libertas derrotou outras chapas ligadas a partidos como PCdoB, PT, PSOL e PSTU. O resultado foi anunciado no último sábado. (Gazeta do Povo)

Não deu certo: escola sofre linchamento virtual
Com a repercussão negativa da atividade “se nada der certo” dos alunos do terceiro ano do ensino médio, as páginas da Instituição Evangélica do Novo Hamburgo (IENH) nas redes sociais têm recebido diversos comentários ofensivos. Segundo a mãe de uma aluna da instituição, que preferiu não se identificar, usuários chegaram a criticar a escola até mesmo em posts com fotografias de crianças do ensino básico, acusando-a de “indução subliminar para formar crianças preconceituosas”. A responsável disse ainda estar com “medo até de sair com a filha de uniforme na rua”. (Veja)