terça-feira, 6 de junho de 2017

Notícias de Educação - 06/jun/2017


Na Sala de Aula

Cinco casos de doutrinação ideológica em sala de aula
O debate sobre a pregação ideológica nas escolas tem ganhado espaço nos meios de comunicações no país. Independentemente do caminho a ser adotado para resolver o problema, é fato que, nas escolas brasileiras, são muitos os casos de conduta inapropriada de professores, além de livros didáticos que colocam a ideologia acima dos fatos. O que mudou foi a tecnologia, que agora permite o registro e o compartilhamento de casos do tipo. Flagrantes de abuso incluem comitê partidário em escola, livro didático com distorção e pregação política em classe. (Gazeta do Povo)

Nudes: o que fazer quando seus alunos estão enviando esse tipo de foto pela internet
Cutting, suicídio, Baleia Azul, bullying e cyberbullying. Essas expressões se tornaram comum no ambiente escolar, com estudantes passando por abusos sistemáticos de colegas. E com um celular no bolso, todo esse universo está a um clique de distância de se obter mais informações e de ser alvo ou ator de uma dessas ações. Por isso a série “13 Reasons Why” (Nova Escola)

Escolas públicas do DF recebem palestras sobre combate à corrupção
  • O que você tem a ver com a corrupção? A pergunta abre margem para importante diálogo na sociedade, mas é, na verdade, o nome do projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Educação nas escolas públicas da rede.
  • (Correio Braziliense)



Gestão de Escola

Empresários apostam em ‘shopping’ voltado a Educação
  • Já imaginou deixar o filho para estudar no período da manhã, praticar esportes na parte da tarde e ainda cursar um idioma à noite? O projeto Schoolmark, situado no bairro Baeta Neves, em São Bernardo, tem objetivo de se tornar o principal polo de Educação e Cultura do Grande ABC.
  • (Diário do Grande ABC)
Violência fechou escolas em 68 dos 75 dias letivos no Rio
Os professores de uma escola municipal em Madureira já sabem o roteiro que acabará com as aulas. Primeiro são os fogos disparados pelos bandidos, anunciando a entrada da polícia na comunidade. Depois, os tiros. Automaticamente, todos vão para o corredor se proteger — cena cada vez mais comum no Rio. Até a última quarta-feira, só em sete dos primeiros 75 dias letivos do ano, todas as 1.537 escolas municipais funcionaram normalmente. Em 90% do período, pelo menos uma precisou interromper suas atividades por conta da violência. (Extra)

PE: Cursos de alto nível são foco de nova etapa da Academia Enem
  • Com foco em vestibulares e concursos de alto nível, o projeto Academia Enem — Turmas Avançadas oferece mais seis horas de aulas por dia para 160 estudantes. Oito professores renomados se dividem no ensino aprofundado de matemática, física, química e biologia. Até 2020, o objeivo da Prefeitura de Fortaleza, que executa o projeto, é ter uma escola apenas de turmas especiais, do sexto ao nono ano.
  • (O Povo)


Leis, políticas e politicagens

Escolas em municípios pobres podem receber mais recursos para merenda escolar
  • Escolas situadas em municípios onde há extrema pobreza podem passar a receber em dobro os valores per capita destinados à merenda escolar. A medida consta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 217/2015, do senador Roberto Rocha (PSB-MA), na pauta da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) desta quarta-feira (7).
  • (Senado)

Para pensar - artigos e opiniões

Um pouco mais de empatia
  • NO BRASIL, QUASE METADE dos universitários que iniciam um curso o abandona cinco anos depois. A taxa de evasão é de 53% em instituições privadas e de 43% nas públicas. Há vários fatores — financeiros, acadêmicos, emocionais — que levam um aluno a desistir. Por isso, devem também ser múltiplas as estratégias para combater o problema. Na sexta-feira passada, o pesquisador da Universidade de Stanford Eric Bettinger apresentou, no Fórum de Docentes da Estácio, pesquisas que provam que dar apoio aos estudantes e mostrar que os professores se importam com eles é uma das estratégias mais eficazes.
  • (O Globo)

Ensino Superior

Prouni do 2º semestre abre na terça com mais de 147 mil bolsas; consulta já pode ser feita
  • As inscrições para a edição do segundo semestre de 2017 do Programa Universidade para Todos (Prouni) abrem nesta terça-feira (6). Serão oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior. A consulta já pode ser feita no site http://prounialuno.mec.gov.br, filtrando pelo nome do curso, instituição ou município. O prazo de inscrição termina na sexta-feira (9).
  • (G1)
MEC libera lista de aprovados no Sisu e abre inscrições da lista de espera
  • Já está disponível a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2017. O estudante que foi selecionado terá que efetuar a matrícula entre a sexta-feira (9) e a próxima terça-feira (13) na instituição de ensino.
  • (iG)
Estágio e especialização são essenciais para quem faz administração, dizem alunos e professores
  • No topo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por ter o maior número de inscrições, o curso de administração tem justamente em seu caráter generalista um dos grandes atrativos para os estudantes. Mas as dúvidas sobre o futuro profissional podem justamente aumentar na cabeça dos alunos porque o curso transita em diversas áreas de conhecimento.
  • (G1)

Profissonais da Educação

23 cursos online e gratuitos para impulsionar a carreira
Para apoiar quem deseja dar um salto na carreira, mas está sem recursos para investir em uma especialização, o Porvir separou uma lista de cursos online e gratuitos que desenvolvem habilidades de inovação, gestão, comunicação, resolução de problemas e atualização tecnológica. (Porvir)


Eventos


Maior competição estudantil do país tem início na terça-feira, 6
  • Começa nesta terça-feira, 6, a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que conta com apoio financeiro do MEC. Para a primeira fase, está sendo aguardada a participação 18,2 milhões de alunos brasileiros, inclusive da iniciativa privada, a grande novidade de 2017.
  • (MEC)
  • Olimpíada de Matemática terá recorde de escolas inscritas
  • (Estudo Prático)

Outras do dia

Com tema "se nada der certo" atividade sobre profissões gera polêmica em colégio gaúcho
  • Uma atividade desenvolvida por alunos do 3º ano do ensino médio do IENH (Instituição Evangélica de Novo Hamburgo), no Rio Grande do Sul, gerou polêmica na internet. A ação conhecida como “Se nada der certo” apresentou para os adolescentes uma série de profissões, como telemarketing, garçom e gari, como uma alternativa caso não ingressassem no ensino superior.
  • (R7)
Harvard exclui 10 calouros por piadas ofensivas em grupo no Facebook
Pelo menos dez estudantes aceitos por Harvard foram desligados antes mesmo de iniciarem seus cursos por causa de piadas ofensivas postadas em um grupo privado no Facebook. Segundo jornal da universidade, alunos compartilharam mensagens ofensivas sobre abuso sexual, o Holocausto e a morte de crianças. (Gazeta do Povo)