segunda-feira, 19 de junho de 2017

Notícias de Educação - 19/jun/2017


Na Sala de Aula

Veja como usar a moda do spinner como uma aliada na sala de aula
Virou uma cena comum nas escolas: um grupo de crianças se reúne no pátio, todas atentas a um objeto girando entre os dedos, nos braços ou até mesmo sobre a testa de uma delas. Ou de várias delas. Ou de todas. O spinner, um artefato de plástico ou metal que pode ter inúmeras cores e formatos e gira em torno de seu eixo, virou mania entre os jovens – e um desafio para educadores. Afinal, é possível aproveitar essa moda de forma positiva dentro da escola? (Nova Escola)

  • Hand spinners são debatidos por professores de física e de matemática
  • (G1)

  • 'Hand spinner' não é indicado para crianças com menos de 6 anos, diz Inmetro
  • (G1)
Demanda das famílias faz colégios de SP adotarem períodos de até 12 horas
Com a demanda do mercado por longas jornadas de trabalho, colégios particulares de São Paulo têm oferecido períodos escolares de até 12 horas para as famílias. A maior procura é a dos pais de crianças ainda na educação infantil (de zero aos 5 anos), mas também há oferta para o anos iniciais do ensino fundamental (dos 6 aos 10 anos). (O Estado de São Paulo)

Empatia, flexibilidade, trabalho em equipe: pesquisador de Harvard explica por que habilidades sociais ganham força no mercado
  • A automação "engole" empregos ao redor do mundo, mas ainda está distante de substituir trabalhadores que combinem diversas habilidades complementares entre si - em especial habilidades sociais, como a capacidade de escutar e de trabalhar eficientemente em equipe.
  • (G1)


Gestão de Escola

Homeschooling cresce no Brasil com curso online e vitória parcial no STF
Ainda recente no Brasil, o homeschooling – ou ensino doméstico – tem crescido cada vez mais rapidamente. A criação de cursos e material didático em português, acompanhada pela preocupação crescente com a qualidade do ensino tradicional, impulsionam essa alta. Além disos, uma decisão judicial recente reduziu as incertezas sobre o tema e deu tranquilidade, ao menos temporária, às famílias que optam por manter os filhos fora da escola. (Gazeta do Povo)

Mercosul: Brasil assume presidência pro tempore do setor educacional e propõe sistema de avaliação
  • A presidência pro tempore do Setor Educacional do Mercosul está com o Brasil a partir desta sexta-feira, 16. Durante a 50ª Reunião de Ministros de Educação do Mercosul (RME), em Buenos Aires, o Brasil assumiu o posto – que estava com os argentinos – e já sugeriu a implementação de um sistema comum de avaliação de indicadores de qualidade para a educação básica. A área é uma das prioridades do ministro Mendonça Filho desde que assumiu o Ministério da Educação.
  • (MEC)

  • Brasil propõe novo sistema de avaliação para educação básica no Mercosul
  • (IstoÉ)
Investimento alto em Educação pouco se reflete em resultado no Grande ABC
  • Estudo da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) aponta que grande volume de investimento por cidades do Grande ABC na Educação pouco se refletiu em resultado na prática. Ranking indica que quatro municípios da região – São Bernardo, São Caetano, Santo André e Diadema (confira quadro ao lado) – aparecem entre os 100 que mais aplicaram recursos públicos nesta área no País. Um dos critérios de avaliação, as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostram, porém, que os números estão abaixo do estimado na comparação com o orçamento.
  • (Diário do Grande ABC)
Desafios para uma educação de ponta
Especialistas, alunos e professores avaliam que modernizar os colégios, com a adoção de tecnologia na sala de aula, é o primeiro passo para estimular o aprendizado. Em Planaltina, comunidade conseguiu digitalizar uma escola pública por meio de parcerias (Correio Braziliense)

Aulas em meio à guerra no Rio: “Ele se jogou sobre as crianças para protegê-las das balas”
Dezenas de milhares de crianças no Rio estudam em colégios de áreas de conflito, dominadas pelos traficantes e submetidas às frequentes incursões da polícia. São bairros em guerra. Os tiroteios são quase diários, mortos, balas perdidas e os garotos crescem aprendendo protocolos para sobreviver em casa, mas também nas aulas. A crise econômica pela qual atravessa o Rio aumentou todos os índices de violência, a polícia sofre com falta de recursos e o tráfico de drogas intensificou suas atividades criminosas e suas disputas: a escola já não é um lugar seguro. (El País)

Kroton faz último esforço para obter aval para compra da Estácio
  • O maior negócio do país no segmento de ensino superior corre o risco real de não ser aprovado pelas autoridades regulatórias. Em esforço de última hora, a empresa teria concordado, por exemplo, em abrir mão de 250 000 alunos que seriam repassados para concorrentes, além de “sair menor do que entrou” no ensino a distância. É uma proposta mais generosa do que a que havia sido colocada na mesa de negociações nos últimos meses, mas, ainda assim, o cenário é incerto.
  • (Veja)


MEC oferta 257 mil novas vagas para Programa de Implementação de Escolas de Ensino Médio
  • O Ministério da Educação homologou 257 mil novas vagas para escolas estaduais, na política de indução à Implementação de escolas de ensino médio em tempo integral. A medida foi publicada nesta quarta-feira, 14, no Diário Oficial da União, e abre um novo ciclo de adesão no ciclo 2018-2020.
  • (MEC)
Países ricos reduzem ajuda internacional para a educação
A educação é um importante pilar para o desenvolvimento de um país. No entanto, os países africanos podem estar longe de atingir este objetivo. Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação Global, da Unesco, a ajuda internacional em prol da educação não é uma prioridade entre os países doadores. A situação vai criar um buraco anual de US$ 39 bilhões entre 2015 e 2030. Crianças da África subsaariana serão as maiores prejudicadas. (Opinião & Notícia)


Leis, políticas e politicagens


Base Nacional Comum Curricular ainda precisa ser aprimorada
  • O processo de elaboração da BNCC contou com um amplo processo de consulta pública, como mencionado na estratégia, contando com a participação de entidades representativas, universidades, escolas, organizações não-governamentais, professores e especialistas em educação. A primeira versão do documento, apresentada em 2015, foi disponibilizada para consulta pública e recebeu mais de 12 milhões de contribuições. No ano passado, uma segunda versão, já considerando essas participações, foi publicada e discutida em seminários organizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A partir dessa etapa, uma terceira versão foi editada pelo MEC e é a que está atualmente em análise no CNE.
  • (O Estado de São Paulo)
Relatório da MP dos recursos para a educação será votado na terça
  • A comissão mista que analisa a Medida Provisória 773/2017 reúne-se na terça-feira (20), às 14h30, para votar o relatório do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG) sobre a matéria. A MP autoriza estados, Distrito Federal e municípios que não cumpriram o limite constitucional de gastos com educação no ano passado a compensarem a diferença até o final deste ano, desde que os recursos compensatórios venham da Lei de Repatriação de Ativos (Lei 13.254/16). Apesar de tratar dos dois tipos de entes federados, o foco da MP 773 são os municípios, onde o problema do não cumprimento do limite foi detectado.
  • (Senado)
CNTE lança as bases para a Conferência Nacional Popular de Educação 2018
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lançará nesta terça-feira (20) a Conferência Nacional Popular de Educação – Conape 2018. O lançamento integra a programação do primeiro dos dois dias do seminário nacional em que a entidade vai debater a privatização e a mercantilização da educação. Desmonte do Fórum Nacional de Educação e incerteza sobre realização da Conferência Nacional pelo governo Temer motivaram a Conape. (RBA)

Governo recolhe 98 mil exemplares de livro infantil por considerá-lo “impróprio”
  • O ministro da Educação, Mendonça Filho, ordenou no último dia 8 que o livro de contos infantis Enquanto o Sono Não Vem, do escritor e ator teatral José Mauro Brant, fosse recolhido de todas as escolas do Brasil, apesar de ter sido aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do Centro de Alfabetização de Minas Gerais e distribuído pelo Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania (PNAC) há três anos.
  • (El País)

  • Livro recolhido pelo MEC não é apologia do incesto. É seu oposto
  • (Veja)

Para pensar - artigos e opiniões

Qual o problema em deixar as empresas de tecnologia dominarem as salas de aula?
Há razões legítimas para se preocupar em deixar que empresas de tecnologia desempenhem tamanha influência na sala de aula. Elas tendem a oferecer “serviços gratuitos” em troca de acesso a dados, um negócio que levanta sérios questionamentos relacionados à privacidade – especialmente se considerarmos que isso pode envolver o monitoramento de cada clique e letra digitada por uma criança desde o jardim de infância. (Gazeta do Povo)


Pesquisas e Estatísticas


Estudo: visitas domiciliares são mais eficientes do que creches
É senso comum que, sempre que possível, o Estado deve investir em creches para crianças na primeira infância. Mas um artigo publicado pelo Center for Global Progress, entidade de pesquisa independente com sede em Washington, aponta na direção contrária. Ao analisar estudos feitos sobre o tema nos últimos anos, o pesquisador Justin Sandefur concluiu que os governos da América Latina podem obter melhores resultados sem, em vez de manterem creches, investirem em visitas domiciliares de tutores e no treinamento dos pais para educar seus filhos. (Gazeta do Povo)

43% dos estudantes de ensino médio participam de movimentos sociais
A pesquisa “Repensar o Ensino Médio”, mais recente publicação do Movimento Todos Pela Educação, aponta que 43% dos jovens em idade para estar nessa etapa de ensino participaram no último ano de algum movimento social, como manifestação pública, abaixo-assinado, greve, debates, atividades em grupos religiosos ou voluntariado. Uma parcela de 8% se mostra ainda mais engajada e atua em pelo menos três iniciativas. (Porvir)

USP se mantém entre as 100 instituições mais prestigiadas do mundo
  • Única universidade da América Latina a figurar entre as cem instituições com maior reputação acadêmica do mundo, a Universidade de São Paulo (USP) manteve o mesmo desempenho do ano passado na faixa 91-100 do Times Higher Education (THE). Em 2015, a instituição estava na faixa 51-60.
  • (O Estado de São Paulo)



EAD

Projeto da UFMG usa redes sociais para capacitar dentistas do interior do país
Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão levando conhecimento, por meio das redes sociais, para dentistas, estudantes e outros profissionais ligados à odontologia. Trata-se de uma ideia simples que vem transformando o atendimento odontológico em pequenas cidades. Eles apresentam semanalmente um programa temático, ao vivo, com a presença de um convidado de destaque na área. (Hoje em Dia)


Ensino Superior


Crise dobra evasão de alunos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Com três pagamentos atrasados para técnicos e professores e um calendário acadêmico que ainda não saiu de 2016, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) viu dobrar a evasão de alunos no ano passado. Segundo afirmou hoje (14) o reitor da universidade, Ruy Garcia Marques, a percepção dos problemas na instituição já afeta também a busca de candidatos ao vestibular de 2018.
  • (EBC)

Profissonais da Educação

Pedagogia é para quem gosta de criança, vai dar aula e topa ganhar pouco? Veja mitos e verdades sobre a carreira
  • Entre 2001 e 2015, 861.420 pessoas se formaram em pedagogia no Brasil, diploma atualmente obrigatório para quem quer atuar no ensino infantil e nos primeiros anos do fundamental. O curso é o segundo mais procurado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para ajudar os estudantes a entender como funciona a graduação em pedagogia e qual a realidade da profissão, o G1 examinou ideias que costumam ser associadas à carreira.
  • (G1)

Eventos

Alunos brasileiros de escola municipal vencem olimpíada de raciocínio na Grécia
Quatro estudantes da Escola Municipal Visconde de Mauá do Ensino Fundamental ficaram em primeiro lugar em uma olimpíada internacional com jogos de raciocínio disputada na Ilha de Creta, na Grécia. O resultado da disputa foi anunciado nesta quarta-feira (14). Os alunos vencedores são da cidade de Portão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Estudantes de Contagem (MG) conquistaram o 3º lugar. (G1)

Futuro da educação foi um dos temas em debate na Campus Party neste sexta
  • Na área principal, o dia começou com uma palestra sobre o papel dos pais no futuro da educação. Depois, as discussões foram sobre inovação tecnológica e desenvolvimento, e como a inteligência artificial pode ajudar a melhorar nossas vidas.
  • (EBC)

9 documentários mostram como os jovens querem (e vão) transformar a educação
Críticas aos modelos atuais de educação, anseio pelo respeito à diversidade e ocupação das escolas. Os jovens querem falar e, cada vez mais, deixam claro que desejam se envolver na transformação das suas escolas. Para inspirar educadores e entusiastas da área, o Porvir reuniu nove documentários que mostram como os estudantes podem ser protagonistas na busca por melhorias educacionais. (Porvir)


Outras do dia


SP: Tribunal recebe representação contra desvios de recursos da educação no governo Alckmin
  • O deputado estadual Raul Marcelo (Psol) protocolou ontem (13) representação junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) para que o órgão assegure que o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) cumpra o artigo 255 da Constituição estadual e aplique pelo menos 30% da receitas de impostos, incluindo transferências, na manutenção do ensino.
  • (RBA)
Neil deGrasse Tyson vai criar jogo para ensinar sobre o espaço
Neil deGrasse Tyson, o astrofísico mais famoso do mundo, quer produzir um jogo de exploração espacial para ajudar o público gamer a aprender de maneira mais divertida. Segundo o próprio criador, "Neil deGrasse Tyson Presents Space Odyssey" é uma mistura de "No Man's Sky" com seus conhecimentos. (Olhar Digital)