terça-feira, 20 de junho de 2017

Notícias de Educação - 20/jun/2017


Na Sala de Aula

Aplicativo leva interatividade a conteúdos de qualquer disciplina
Se estudantes e professores passam a maior parte do tempo conectados à internet pelo celular ou computador, é ali que mora a oportunidade para melhorar o aprendizado. Aproveitando-se dos benefícios que a tecnologia oferece para quem quer aprender em qualquer hora ou lugar, a plataforma americana Quizlet, que reúne 25 milhões de usuários pelo mundo, tem recebido uma onda de brasileiros desde que aprendeu a falar português, no final de 2016. (Porvir)

Escola do Futuro promove uso de novas tecnologias na educação
A Escola do Futuro auxilia o ensino de escolas, participando de programas como o Acessa SP, em parceria com o governo estadual. Além dos projetos de inclusão digital, a professora da ECA explica que o cenário futuro das novas tecnologias está centrado em três fatores: internet das coisas, big data e sua gerência e inteligência artificial. O desafio das pesquisas é trazer as inovações tecnológicas, que são uma nova linguagem, para dentro da sala de aula. (USP)

Método educacional afirma que os bebês estão prontos para aprender
Os estímulos, de acordo com o método, estão no ambiente, que fará com que o bebê busque o que o interessa. “Montessori diz que a criança tem um guia interno, uma energia propulsora que faz com que ela busque se desenvolver, fazer contatos”. (O Povo)


Gestão de Escola




Sem aulas e de graça: assim é a escola de programação mais revolucionária do mundo
A 42 é uma fundação privada sem fins lucrativos, sustentada principalmente pelo magnata francês da tecnologia Xavier Niel. O modelo acadêmico foi concebido pelo próprio Niel e por Nicolas Sadirac, fundador e ex-diretor executivo da rede de escolas particulares de código Epitech, de excelente reputação no cenário tecnológico francês, mas com preços a partir dos 7.000 euros (25.800 reais) anuais. Ambos acreditam que a genialidade não surge somente entre os que podem pagar uma instituição desse tipo, e pensam que a universidade pública se asfixia por seu próprio tamanho e falha na hora de proporcionar o salto entre a formação e a empresa. Criaram uma escola que qualquer um “nascido para o código” (o lema da escola) possa ter acesso, em permanente contato com o ambiente empresarial e um com um conceito pedagógico que faz da gamificação sua essência. (El País)


Inclusão


Universidade terá curso contra preconceito religioso coordenado por babalaô
Em tempos de intolerância, a existência de um curso composto por professores de diferentes religiões, coordenado por um babalaô e sediado numa universidade católica parece estar mais próxima do sonho que da realidade. No último dia 7, no entanto, a pós-graduação lato sensu Pluralidades e Intolerância Religiosa foi aprovada por unanimidade no conselho da Universidade Católica de Petrópolis. (O Globo)

USP quer estimular aluno da rede estadual de SP a prestar a Fuvest
  • Um projeto da USP (Universidade de São Paulo) vai estimular alunos da rede estadual a prestarem o vestibular da Fuvest. O objetivo é ampliar a inclusão na instituição. A iniciativa, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, prevê simulados, curso on-line e isenção de taxa de inscrição da Fuvest (de R$ 160) para alunos da rede com boa performance.
  • (Folha de São Paulo)


Leis, políticas e politicagens

Educação aprova projeto que inclui na LDB ações de combate ao bullying
  • A Comissão de Educação aprovou projeto da deputada Keiko Ota (PSB-SP) que acrescenta à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96) a previsão de ações destinadas a promover medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente o bullying (PL 5826/16). A proposta também prevê que estabelecimentos de ensino promova a cultura de paz nas escolas.
  • (Câmara)
Finanças aprova oferta obrigatória de quadras esportivas em escolas públicas
  • A Comissão de Finanças e Tributação aprovou proposta que inclui, entre as obrigações de estados, Distrito Federal e municípios, a disponibilização de quadras esportivas cobertas e em condições de segurança e funcionamento nas escolas públicas.
  • (Câmara)

Para pensar - artigos e opiniões

Creches: para quê? Para quem?
  • Creche só faz diferença na escolaridade posterior e ao longo da vida da criança se for muito boa. E em todo o mundo, até em países desenvolvidos, a quantidade de creches muito boas é muito reduzida. Creche ruim piora o desempenho das crianças na escola e na vida, especialmente as crianças que vivem em famílias de nível socioeconômico mais baixo.
  • (Veja)
De nada adianta excelente técnica, se for deficiente na formação humanista
  • A maioria das escolas privadas não oferece formação humanista, tão ocupadas que estão com os rankings criados com o rendimento dos alunos em provas como o Enem e em determinados vestibulares. Por esse motivo, todo o tempo escolar é dedicado aos conteúdos escolares. E as famílias pactuam com esse ensino conteudista, não é? Uma boa parcela de nossa sociedade acredita que o sucesso no futuro depende desse ensino. Grande engano! De nada adianta termos profissionais com excelente formação técnica, mas com deficiente formação humanista, porque assim eles não saberão colaborar para que o mundo melhore. Pelo contrário: irão piorá-lo, como pode ser observado nos exemplos citados.
  • (Folha de São Paulo)
Educação não funciona se não for prazerosa
  • Aprendizado no Brasil é pior do que em outros países, pois, além de a educação ser ruim, não ensina a gostar de estudar, nem a entender sua importância
  • (Carta Capital)

Ensino Superior

MEC suspende atividade em faculdades por oferta irregular de cursos superiores
  • O MEC (Ministério da Educação) determinou a suspensão de atividades em 27 faculdades por oferta irregular de cursos superiores. As instituições, localizadas em 14 estados, foram citadas no relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.
  • (R7)
  • MEC determina medidas a IES com supostas irregularidades
  • (MEC)

Eventos

Audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular começam em 7 de julho
  • Manaus será a primeira cidade a sediar audiência pública sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), submetido pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A audiência acontece em 7 de julho. Depois da capital amazonense, audiências serão realizadas em outras quatro cidades das diferentes regiões: Recife, Florianópolis, São Paulo e Brasília. Um site foi lançado nesta segunda-feira, 19, pelo CNE, para orientar quem deseja participar das audiências: cnebncc.mec.gov.br.
  • (MEC)
Deputados discutem inovação em sala de aula com ferramentas desenvolvidas pelo Google
  • O diretor para América Latina do Google for Education, Rodrigo Pimentel, é o convidado para o próximo ciclo de palestras Educação em Debate, que será realizado nesta quarta-feira (21), a partir das 8 horas no plenário 10. O evento é promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação e pela Comissão de Educação da Câmara.
  • (Câmara)
Comissão sobre o Fundeb debate fontes de financiamento para a educação
  • A comissão especial que analisa proposta que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb - PEC 15/15) promove audiência pública nesta terça-feira (20) para debater fontes de financiamento para a educação com qualidade e equidade.
  • (Câmara)

Outras do dia

Mercado testa crédito estudantil que funciona como um investimento
O mercado vem testando alternativas, como o crédito estudantil financiado por outras pessoas - uma modalidade de investimento de impacto social que promete retorno maior do que alguns produtos de renda fixa. (Uol)

Mais da metade das crianças vão seguir carreiras ainda inexistentes, diz estudo
  • O trabalho do futuro será mais flexível e autônomo. Graças a novas tecnologias, as tarefas repetitivas serão reduzidas e o caminho estará aberto para profissionais mais especializados, voltados a funções estratégicas, muitas ainda estão por vir. Cerca de 65% das crianças de hoje seguirão carreiras que ainda não existem
  • (Folha de São Paulo)

UNE elege nova presidente e convoca greve geral para 30 de junho
  • A estudante de Pedagogia da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) Marianna Dias, natural de Feira de Santana (BA), foi eleita presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a Plenária Final do 55º Congresso da entidade, realizada no Ginásio Mineirinho, no domingo (18). O foco principal da nva presidente é focar na luta contra o presidente Michel Temer. Tanto que entre as principais resoluções do congresso foram a decisão de ampliar a campanha pelas Diretas Já e a convocação de uma greve geral no dia 30 de junho.
  • (Hoje em Dia)
Wise Up anuncia compra da escola de inglês Number One
Um mês após anunciarem sociedade na rede de escola de idiomas Wise Up, os empresários Flávio Augusto da Silva e Carlos Wizard Martins informaram nesta segunda-feira, 19, a compra de 100% da rede Number One, que atua predominantemente em Minas Gerais. (Exame)