quarta-feira, 21 de junho de 2017

Notícias de Educação - 21/jun/2017


Na Sala de Aula

Tecnologias educacionais devem se aproximar da ciência da educação
  • À medida que tecnologias avançam para dentro da sala de aula, sempre nos perguntamos: será mesmo que funciona? O artigo do site The 74 (em inglês) argumenta que deve-se sempre olhar de que maneira as pesquisas atuais sobre ensino e aprendizagem estiveram presentes na fase de desenvolvimento de aplicativos e plataformas. De outro modo, o máximo que se pode fazer é “esperar e torcer”: esperar que se tenha algo e torcer para que funcione.
  • (Porvir)
Professor usa meme sobre crase em prova e questão acaba virando meme
Um professor de português de São Paulo parece ter encontrado, com a ajuda das redes sociais, uma rara oportunidade de cobrar a regra da crase em uma prova sem causar desgosto nos alunos. Ele contou com o apoio de um grupo de amigos virtuais que se juntou há cinco anos para fundar o "Site dos Menes". O objetivo deles era parodiar o humor on-line da época e popularizar "memes que não eram memes". (G1)


Avaliações


Entenda quais programas aceitam as notas do Enem e qual é o melhor para você
  • Sisu, ProUni, Fies ou Pronatec? Aprenda como usar sua nota do Enem para ter acesso a uma instituição de ensino superior pública ou privada
  • (iG)

Gestão de Escola

‘É necessário avançar para a aprendizagem’, diz representante do Ministério da Educação chileno
  • Reduzir as desigualdades na formação dos alunos. Para alcançar tal objetivo, o Chile revê mais uma vez seu ensino médio. Em São Paulo para participar do “Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio: flexibilização e implementação”, realizado pelo Instituto Unibanco hoje e amanhã, Verônica Salgado, secretária executiva de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação do Chile, falou ao GLOBO sobre as propostas de mudança no sistema educacional chileno.
  • (O Globo)

Leis, políticas e politicagens

Por dia, 70 famílias recorrem à Justiça para conseguir vaga em creches
Em 2015, 13.700 matrículas em creche foram feitas via encaminhamento judicial, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. Dados da Defensoria Pública mostram que a judicialização tem sido uma alternativa para as famílias assegurarem vagas a seus filhos: nos últimos três anos, os pedidos vem crescendo, e chegam na casa dos 18 mil/ano. Até maio deste ano, já se contabilizam 7 mil casos de pedidos de vaga em creche via ação judicial. (Carta Educação)

  • Por que nem todo mundo consegue colocar os filhos na Creche?
  • (O Globo)


Para pensar - artigos e opiniões

Ensinar e aprender no Rio: atividades de alto risco
  • Em 2016, o Rio de Janeiro teve somente 43 dias com funcionamento normal de todas as escolas. Nos demais, houve sempre pelo menos um colégio com aulas suspensas, por ficar em área conflagrada. Foram 115 mil estudantes com alguma suspensão do ritmo de estudo. Desde o início deste ano, o problema se agravou. A violência crescente vem causando enorme prejuízos à aprendizagem.
  • (G1)
Quando os pais "abandonam" os filhos
  • Normalmente não são episódios marcantes, que envolvam palavras duras e deixem traumas. Na maioria das vezes, trata-se de um processo pelo qual o envolvimento dos pais vai caindo gradualmente, ao longo dos anos, conforme os filhos crescem, segundo profissionais da educação e pesquisadores.
  • (Folha de São Paulo)
Conape 2018: educação só se constrói com participação popular
  • O atual governo parece não ter entendido, ainda, que o processo de construção da educação exige diálogo e participação popular. Ao adotar uma postura autoritária e unilateral na relação com a comunidade educacional, negam os fracassos históricos que foram as reformas educacionais impostas de cima para baixo, sem ampla participação sociedade civil.
  • (Brasil 247)

Pesquisas e Estatísticas

Inep divulga dados inéditos sobre fluxo escolar na educação básica
  • Os indicadores de fluxo escolar na educação básica foram divulgados, pela primeira vez, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação com base em uma metodologia de acompanhamento longitudinal da trajetória dos estudantes. Os números inéditos representam um grande avanço no monitoramento da educação e na condução das políticas públicas e só são possíveis a partir da metodologia de coleta de dados individualizados, adotada pelo Censo Escolar desde 2007, e que permitiram um acompanhamento do estudante ao longo de sua trajetória escola. Uma das principais contribuições é a possibilidade de acompanhar os indicadores de todo o território nacional.
  • (Inep)
  • Evasão no ensino médio supera 12%, revela pesquisa inédita
  • (MEC)

Educação de Jovens e Adultos

O profissional do futuro
Então, sabemos que o mundo do trabalho está mudando, e todos nós devemos nos preparar para essas mudanças e mergulhar plenamente nos desenvolvimentos. Mas como isso afeta o treinamento? Como manter os funcionários totalmente a bordo e atualizados com novas ideias e estruturas dentro da empresa ou organização? Como incentivamos o envolvimento e a motivação se os funcionários não estiverem todos em um só lugar central? Plataformas de aprendizagem digital, tais como as que utilizam smartphones, oferecem respostas para todas essas perguntas e muito mais. (Canaltech)


Ensino Superior


A era do diploma digital no Brasil
Mundialmente já vemos muitas iniciativas de ministérios de educação no sentido de legalizar e fomentar o uso de diplomas digitais. No Brasil aconteceram iniciativas a partir de 2013 tendo a USP liderado esse processo no âmbito das universidades públicas. As razões para esse movimento são variadas. Desde a questão de agilizar a emissão de documentos, melhora da qualidade do processo, até combate à fraude. (Business Leaders)

MEC autoriza abertura de 50 novos cursos superiores
  • A portaria com a lista dos cursos foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União. As novas vagas são em cursos como engenharia, educação física, letras, nutrição, administração e pedagogia. Também há cursos tecnológicos como design de interiores, logística, gestão de segurança e redes de computadores.
  • (Exame)

Brincando de matemática
Essa foi a 12ª edição do Summaê de Integrais, evento matemático interativo de perguntas e respostas, que contou com mais de 90 inscritos. (Correio Braziliense)

Universidades federais vencem resistência e consolidam parcerias com Polícia Militar
Policiais militares circulando nos campi de universidades públicas, fazendo patrulhas de rotina. Vista com resistência por parte do movimento estudantil, a cena tem se tornado mais frequente nos últimos anos: em todo o país, diante da sensação generalizada de insegurança e do aumento de ocorrências violentas dentro das próprias instituições de ensino superior, cada vez mais universidades têm se mostrado receptivas ao policiamento ostensivo. (Gazeta do Povo)

USP firma parceria com a Finlândia e entra para rede global de inovação
A pouca conexão com o mundo real é um desafio enfrentado por universidades de todo o mundo. Como preparar futuros profissionais dentro de um ambiente acadêmico, mas sem deixar de lado as demandas do setor produtivo? Para criar experiências práticas de aprendizagem, a Universidade de Aalto, na Finlândia, decidiu apostar no trabalho colaborativo entre empresas e grupos de pesquisa. Com bons resultados nessa empreitada, a finlandesa expandiu o seu modelo e deu início a uma rede internacional que já reúne universidades em Portugal, Suíça, Estados Unidos, Austrália, Chile e Colômbia. Agora, o Brasil também ganha um representante no time, com a entrada da USP (Universidade de São Paulo) na Design Factory Global Network. (Porvir)


Profissonais da Educação




Alunas de pedagogia contam que realidade da profissão pode assustar: 'na teoria, tudo é fácil'
  • Estudantes de cursos de pedagogia afirmam que existe um distanciamento grande da teoria aprendida na faculdade em relação à rotina da profissão. “Na universidade, tudo é lindo, fácil de aplicar. Mas quando comecei a trabalhar na área, me assustei um pouco. Pensei que não fosse aguentar”,
  • (G1)

Outras do dia

Escola deve pagar indenização a criança com necessidades especiais
  • Uma criança portadora de má formação congênita receberá indenização de R$ 10 mil por danos morais de uma unidade educacional. A escola foi condenada por praticar atos de discriminação e preconceito, além de sugerir que a aluna fosse retirada da instituição. A decisão é do juiz Joaquim Morais Júnior, em cooperação na 20ª Vara Cível de Belo Horizonte, e cabe recurso.
  • (Hoje em Dia)
Combate à evasão escolar pode evitar homicídio, diz pesquisadora
  • "Investir na primeira infância tem relação custo-benefício altíssima, assim como a busca ativa de jovens que abandonaram a escola, porque é ali que começa o problema", diz Ilona Szabó de Carvalho, 39, que abandonou o mercado financeiro para se especializar em segurança pública e política de drogas.
  • (Folha de São Paulo)
Perigosos? Por que a Alemanha confiscou 35 toneladas de spinners, o brinquedo da moda
O spinner, um dispositivo com três pontas arredondadas que gira ao ser apertado, tem sido confiscado em alguns aeroportos do país europeu. Em maio, agentes do terminal de Frankfurt, a quinta maior cidade do país, apreenderam um total de 35 toneladas de spinners importados da China. O argumento é de que o brinquedo pode ser perigoso para as crianças. (BBC)