sexta-feira, 30 de junho de 2017

Notícias de Educação - 30/jun/2017


Na Sala de Aula

A escola do futuro: entre o virtual e o real
Unindo vantagens do ensino virtual e confiabilidade do ensino presencial, modelo misto ganha adeptos no exterior. O que a autoridade máxima da educação americana tem em mente é uma escola flexível, alinhada às necessidades específicas de cada aluno, com o uso efetivo de tecnologia como uma ferramenta mediação do processo de ensino. (Gazeta do Povo)

Como usar o spinner na aula para virar o jogo contra falta de interesse
Assim como a onda dos ioiôs, tazos colecionáveis, bichinhos virtuais e, recentemente, da caçada aos Pokémons, os fidget ou hand spinners são a nova moda entre crianças e adolescentes. Como uma espécie de pião do século 21, o brinquedo gira ao redor do seu próprio eixo por até quatro minutos –tempo suficiente para a criança inventar manobras e exibir performances aos colegas. Enquanto a febre toma conta das escolas, professores ainda não sabem lidar com o objeto que pegou carona nos bolsos e mochilas dos alunos para entrar na sala de aula. (Porvir)


Avaliações



Governo vai criar indicador para avaliar a educação infantil, diz presidente do Inep
  • O governo federal vai elaborar um novo indicador para medir a educação infantil. Batizada de Avaliação Nacional da Educação Infantil (Anei), ela deve ser incluída na edição do Sistema Nacional de Avaliação Educacional (Saeb) realizada em 2019, segundo afirmou Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
  • (G1)

Gestão de Escola

A educação infantil pelo mundo e os fatores de sucesso
Pesquisas recentes mostram que os primeiros anos da vida escolar são responsáveis por formar os alicerces para o desenvolvimento de competências, do bem-estar e da aprendizagem. Até agora, o esforço de países tem sido direcionado à abertura de novas vagas na educação infantil, mas de acordo com um o estudo “Starting Strong 2017″, recém-divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é preciso dar um próximo passo a mais e incluir medidas que melhorem as condições de trabalho de professores, a equidade no acesso e o uso de metodologias inovadoras. (Porvir)

Governo propõe tirar recursos da Educação para normalizar emissão de passaportes
O governo propôs retirar R$ 102, 3 milhões de dotação orçamentária do Ministério da Educação para normalizar a emissão de passaportes para a Polícia Federal. O projeto, elaborado pelo Ministério do Planejamento, foi enviado ao Congresso nesta quinta-feira. A proposta gerou desconforto na Comissão de Orçamento do Congresso, que pediu a indicação de outra fonte de receita. (O Globo)


Inclusão



MEC promove ações de respeito à diversidade nas escolas
  • Promover ações de respeito às diferenças e de enfrentamento ao preconceito, à discriminação e às violências no ambiente universitário e nas escolas. Essas são as diretrizes que norteiam o Ministério da Educação em ações que incentivam o convívio saudável com a diversidade em todo o percurso educacional. O objetivo é proporcionar ambientes de respeito à diversidade e que tratem com respeito a todos – independente de orientação sexual, gênero, religião, idade, cor ou qualquer característica que evidencie a diferença entre as pessoas.
  • (MEC)

Para pensar - artigos e opiniões

Educação inclusiva: onde estamos falhando?
  • Mais de vinte anos depois da Declaração de Salamanca e ainda não conseguimos construir contextos educacionais plenamente inclusivos. Venho me perguntando e propondo essa reflexão sempre que possível: onde estamos falhando? Já caminhamos tanto em termos de legislação, como de conhecimento. E a pergunta sempre vem: como construir uma escola inclusiva? Várias são as questões que se interpõem na tentativa de responder a essas perguntas.
  • (O Regional)
Os desafios da educação empreendedora
  • É fato que o empreendedorismo ocupa cada vez mais espaço na economia nacional, mas ainda não é realidade a presença do tema nas salas de aula. Levantamento do Sebrae e da Endeavor revela que a universidade ainda é uma das fontes menos procuradas pelos jovens na hora de se capacitar para empreender. O resultado da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, de 2016, vai na contramão de outros países, principalmente dos que se destacam em inovação, onde a universidade é vista como o lugar mais propício para testar e validar ideias.
  • (O Globo)
Brincadeiras e jogos aproximam crianças da matemática
  • Alguns leitores me pediram sugestões de materiais –jogos, livros etc.– para interagir matematicamente com os filhos e melhorar sua receptividade à matemática. Mencionarei alguns exemplos que eu mesmo testei, mas há muitas opções na internet, tanto comerciais quanto de custo zero. A grande vantagem de muitas brincadeiras lógico-matemáticas é que o material pode ser facilmente produzido em casa. E isso é parte da diversão: mais importante do que o jogo em si, é a participação dos pais, apresentando a matemática de forma descontraída, como uma brincadeira em que todos se divertem.
  • (Folha de São Paulo)

Pesquisas e Estatísticas

Renda do brasileiro dobra com diploma universitário, aponta estudo
A pesquisa “Valor Análise Setorial – Ensino Superior” afirma que a renda dobra durante os primeiros anos da faculdade ou logo após a conclusão do curso. Para se ter um exemplo, na faixa etária dos 30 aos 39 anos, o rendimento mensal de quem possui apenas o Ensino Médio é de R$ 1,8 mil. A mesma vai para R$ 4,7 mil no caso daqueles que possuem graduação. (Universia)


Ensino Superior


Reitores soltam manifesto contra más condições de universidades estaduais do Rio
  • Reitores de universidades públicas do estado do Rio de Janeiro divulgaram para a imprensa e publicaram hoje (28) nos sites das instituições um manifesto em que expõem a deterioração progressiva das condições mínimas de funcionamento das universidades. A decisão de publicar o texto foi tomada durante uma reunião no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na zona norte do Rio.
  • (EBC)

Eventos

Formação gratuita quer ampliar oferta de esportes nas escolas
  • O programa Impulsiona, que quer capacitar professores do Brasil todo sobre o ensino de diversos esportes, vai ter sua primeira formação presencial em São Paulo no próximo sábado, dia 1° de julho, no CEU Meninos. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Instituto Península, criador do programa, firmaram uma parceria de 4 anos para sua implementação. Durante todo o período, as escolas municipais e os CEUs poderão utilizar material didático de referência sobre educação esportiva.
  • (Aprendiz)
  • Esporte nas escolas: uma ferramenta para potencializar o aprendizado e transformar vidas
  • (O Estado de São Paulo)
MEC e Instituição Australiana oferecem cursos para Gestores Educacionais
  • O Programa Líderes do Futuro está com inscrições abertas até o dia 3 de julho. Reitores, Pró-reitores e diretores gerais de Instituições públicas e privadas de educação técnica e tecnológica poderão manifestar interesse através da carta convite que o Ministério da Educação previamente enviou a todas as Instituições de Ensino que atendem aos requisitos do Programa.
  • (Canal do Ensino)

Outras do dia

Após rejeição no Cade, Kroton deve buscar fusões regionais
  • Com a reprovação do negócio com a Estácio, a Kroton deve fazer ofertas por outras instituições de ensino. Fontes próximas à empresa afirmam que o fracasso na aquisição da Estácio deve realimentar o apetite do maior grupo educacional do País em absorver novas empresas.
  • (Exame)
  • 3 pontos que levaram o Cade a barrar a fusão da Kroton e Estácio
  • (Exame)
  • A reação do mercado ao fracasso da fusão Kroton-Estácio
  • (Exame)
  • Kroton deve ir às compras no setor de educação básica, após veto do Cade
  • (G1)
  • Rejeição de compra da Estácio deve aquecer fusões no ensino
  • (Exame)
  • Acordo com Kroton é “página virada”, diz presidente da Estácio
  • (Exame)
  • 'Vamos reavaliar com muito cuidado', diz presidente da Ser sobre possível fusão com a Estácio
  • (G1)
Escola de Itajaí pede que alunos participem de festa fantasiados de favelados
O colégio particular Fayal, de Itajaí, encaminhou para os pais de alunos do 4º ano um comunicado que pede que as crianças compareçam a uma festa com fantasia de "favelados do Rio de Janeiro". Nas redes sociais, o jornalista Willian Domingues, pai de um aluno, diz que a recomendação era para que as crianças se vestissem com bermuda, chinelo, óculos e boné. (Diário Catarinense)