terça-feira, 4 de julho de 2017

Notícias de Educação - 04/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Jogo estimula participação dos alunos no ambiente escolar

Como a escola pode ser melhor? Como os adultos podem ouvir as crianças? Estas são algumas perguntas do jogo De Olho na Escola, que estimula a participação de crianças e adolescentes na construção de um ambiente escolar mais democrático, a partir de brincadeiras que trazem diagnósticos e propostas.
CR Educação Integral

Empresa 4Dmais investe em realidade aumentada para educação

A startup 4Dmais está investindo na realidade aumentada na área de educação. Para isso, a companhia lançou o Alfabeto Reino Animal que utiliza cartas para ensinar o abecedário às crianças. A 4Dmais é especializada em inovações e recursos tecnológicos para o desenvolvimento de projetos e produtos de realidade aumentada e realidade virtual na área de educação.
Bit Magazine

Gestão

Ministério Público interdita escolas estaduais em Lavras e região

Na última semana, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Lavras, realizou a interdição das escolas estaduais das cidades de Lavras, Ijaci, Ribeirão Vermelho e Luminárias por falta do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. A interdição é resultado de uma Ação Civil Pública proposta em 2015, cuja decisão liminar foi concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais em julho de 2016.
Hoje em Dia

Inclusão

Cotas para quem? Classificação racial esbarra em critérios subjetivos

Poderia ser 1937, mas era 2016. Parecia ser um manual perdido dos tempos do Terceiro Reich, mas era um edital do Instituto Federal do Pará (IFPA). Para ser reconhecido como negro ou pardo, os candidatos em um concurso deveriam apresentar características como “crânio dolicocélico < 74,9”, “arcos zigomáticos salientes”, “testa estreita e comprida nas fontes” e “lábios grossos”, além de “dentes muito alvos e oblíquos”. As exigências foram descartadas quando o caso ganhou repercussão nacional.
Gazeta do Povo

Grupos estudantis criticam USP por cotas só para alunos de escola pública

Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) se reuniram na noite desta segunda-feira (3) no vão livre do MASP em ato a favor de cotas étnico-raciais no processo seletivo da universidade. O protesto foi organizado pelos grupos estudantis Por Que A USP Não Tem Cotas?, Movimento Levante Indígena na USP, Núcleo de Consciência Negra e Diretório Central Estudantil Livre da USP.
Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa: pressão de grupo pode levar adolescente a se identificar como transgênero

Uma pesquisa publicada nos Estados Unidos concluiu que os casos de adolescentes que se assumem como transgêneros de forma repentina podem ter relação com a pressão de amigos. O estudo foi divulgado recentemente pelo Journal of Adolescent Health.
Gazeta do Povo

Técnico e Profissionalizante

MEC abre inscrição para vagas gratuitas em cursos a distância do Pronatec

O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para 500 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional na modalidade a distância dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec Oferta Voluntária. Os interessados têm até o dia 5 de julho para se candidatar em um dos mais de 80 cursos oferecidos.
G1

Ensino Superior

Estudantes devem ficar atentos a certificação e regularidade de instituições privadas

Escolher o curso que vai definir a profissão que poderá ser exercida por toda a vida é uma decisão difícil para muitas pessoas. Mas é importante que o estudante fique atento a alguns detalhes que vão além de questões acadêmicas e profissionais. Para evitar dores de cabeça no futuro e garantir um diploma válido, é necessário se informar sobre a instituição de educação superior na qual pretende estudar.
MEC

Profissionais da Educação

Adicional por tempo de serviço para a educação é aprovado em 2º turno na ALMG

Deputados estaduais de Minas Gerais aprovaram em 2º turno na tarde desta segunda-feira (3) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/17, que garante o recebimento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) aos servidores da educação. O benefício mensal garante aos trabalhadores o pagamento de adicional de 5% a cada cinco anos de trabalho.
G1

Eventos

Alterações no Fórum Nacional de Educação serão debatidas em audiência pública

O Fórum Nacional de Educação foi fruto da 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada em 2010. Trata-se de espaço permanente de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional em cada território “Essa ação possibilitou a interlocução entre a Sociedade Civil e o Estado”. No entanto, conforme explica o parlamentar, em 28 de abril de 2017, o Ministério da Educação revogou as portarias anteriores referentes ao Fórum Nacional de Educação, além de dispor sobre sua composição.
Câmara

Outras do dia

Pedidos de visto de brasileiros para estudar em Portugal aumentam 148%

No imprevisível e instável navegar da educação e do mercado de trabalho no Brasil, estudantes têm descoberto, do outro lado do oceano, um porto seguro para continuar sua qualificação. A terra à vista é Portugal.
O Globo