terça-feira, 1 de agosto de 2017

Notícias de Educação - 01/ago/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Ensino de História em Portugal perpetua mito do 'bom colonizador' e banaliza escravidão, diz pesquisadora

"De igual modo, em virtude dos descobrimentos, movimentaram-se povos para outros continentes (sobretudo europeus e escravos africanos)." É dessa forma - "como se os negros tivessem optado por emigrar em vez de terem sido levados à força" - que o colonialismo ainda é ensinado em Portugal. Quem critica é a portuguesa Marta Araújo, investigadora principal do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
BBC

7 dicas para organizar uma aula pública

Professor indicado como finalista deste ano para o Prêmio Educador Nota 10 conta como prepara, articula e registra atividades no bairro com participação da comunidade
Porvir

4 Estratégias didáticas para o ensino da Matemática

Para muitos alunos a matemática é um bicho de sete cabeças, mas você como professor dessa matéria não pode deixar os estudantes se complicarem assim. Por isso pensando em te ajudar vamos mostrar 4 estratégias didáticas para o ensino da matemática.
Canal do Ensino

Leis e políticas

Comissão aprova regra sobre devolução de mensalidades de escola no caso de cancelamento

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que institui regra para a devolução de matrícula e mensalidades de escola no caso de cancelamento pelo responsável pelo pagamento.
Câmara

Leis municipais que querem barrar discussão de gênero são questionadas no Supremo

Sete leis municipais proibindo “ideologia de gênero” nas escolas já foram questionadas no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Instadas a se manifestar, as Câmaras de Vereadores responsáveis pela aprovação das normas têm em geral defendido a legalidade das medidas. No caso das prefeituras, a reação é variada. Algumas defendem as leis, outras destacam que a proibição de ideologia de gênero foi uma emenda feita pelo Legislativo local, e há até mesmo um caso de veto feito pelo prefeito que, posteriormente, acabou sendo derrubado pelos vereadores.
O Globo

Pais interferem em escolas que abordam questão de gênero nos livros e vetam conteúdo

O Globo

Comissão rejeita adicional para professor que atende aluno com deficiência

A Comissão de Educação rejeitou projeto de lei do deputado Ronaldo Carletto (PP-BA) que determina, aos professores que prestam assistência a alunos com deficiência em sala de aula, acréscimo de 50% no valor da hora aula. O projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-lei 5.452/43).
Câmara

Opinião

O futuro do livro didático no mundo digital

Os livros didáticos sempre foram um recurso fundamental para a aprendizagem na escola e na universidade. A experiência dos estudantes de hoje, porém, começa a se modificar. Com milhares de conteúdos online gratuitos na internet, o avanço das metodologias ativas de ensino e o aumento do acesso à rede, cabe a pergunta: ainda precisamos de livros didáticos? É claro que sim, mas tanto o formato como o papel desses livros está se modificando.
G1

EAD

Educação online é a tendência do futuro?

Quando se fala em educação nos dias atuais evoca-se duas grandes revoluções: uma proporcionada pela invenção da impressora - no século XV, por Gutenberg -; outra trazida pela popularização da internet. A possibilidade de imprimir e replicar documentos desencadeou um tipo de aprendizado. Agora, a ideia de ter uma quantidade massiva de conteúdo à disposição em um dispositivo móvel traz à tona uma nova maneira de aprender: com a educação online.
Terra

Técnico e Profissionalizante

Novo modelo de educação profissionalizante tem início em sete escolas do Estado

A partir desta terça-feira, dia 1º, tem início um novo modelo de educação profissionalizante em Santa Catarina. Em sete pólos de educação, seis escolas públicas e uma privada, 915 alunos matriculados na rede estadual de ensino farão parte de uma das primeiras turmas do MedioTec no Brasil. O programa é uma ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação (MEC), que visa aprimorar a oferta de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio.
Diário Catarinense

Ensino Superior

Uerj volta a adiar início das aulas por 'condições precárias'

Após uma reunião com diretores das faculdades, a reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou nesta segunda-feira, 31, que as aulas na instituição, previstas para recomeçar nesta terça-feira, 1º, não serão retomadas por enquanto por causa das "precárias condições de funcionamento da Universidade”.
O Estado de São Paulo

Estácio convoca reunião com acionistas para mudar estatuto social

A Estácio Participações convocou os acionistas para uma Assembleia Geral Extraordinária nesta segunda-feira sobre uma reforma do estatuto social da companhia, incluindo, entre outros aspectos, a criação de quatro comitês, sendo um de estratégia e outro de governança. O movimento acontece pouco mais de um mês após o Cade rejeitar a compra da Estácio pela rival Kroton Educacional em um acordo de R$ 5,5 bilhões de reais.
Exame

Profissionais da Educação

Microsoft lança cursos online gratuitos em parceria com a edX

A Microsoft e a plataforma de ensino edX se associaram para oferecer cursos online que visam capacitar educadores. Os cursos são gratuitos e abordam as mais recentes pesquisas, tecnologias e abordagens contemporâneas para projetos de aprendizado.
IDG Now

Outras do dia

Google lança nos EUA novo programa de formação de professores

Em meio ao anúncio de cortes de investimentos em educação pelo governo Trump, o Google e a ONG Digital Promise lançaram nos Estados Unidos o Dynamic Learning Project, que pretende ajudar educadores de comunidades de baixa renda a desenvolver habilidades em tecnologia para usar em sala de aula. A empresa de tecnologia vai aportar US$ 6,5 milhões para que a instituição pesquise e crie modelos de formação docente.
Porvir

Rússia veta aulas de História sobre repressão na era Stálin

Aulas de História sobre a repressão violenta a opositores na era stalinista, conhecida como Grande Expurgo, são nocivas, concluíram autoridades russas. Um livro didático que tematiza o assunto foi alvo do Serviço Federal de Supervisão das Comunicações (Roskomnadsor), que classificou a obra de consulta de "prejudicial à saúde das crianças".
G1