quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Notícias de Educação - 02/ago/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Suspender alunos por mau comportamento pode não funcionar

Uma das práticas mais comuns para disciplinar, a suspensão é também uma das mais controversas. O ato, que consiste em punir o aluno por meio de um afastamento temporário do ambiente escolar, gera controvérsias por retirá-lo de um ambiente de aprendizagem como uma resposta a problemas que podem estar relacionados ao próprio processo de aprendizado. Estudo realizado por pesquisadores do Rochester Institute of Technology indica que as suspensões não diminuem os problemas de comportamento dos alunos.
Gazeta do Povo

(matéria em inglês) Adivinha? Todos nós nascemos com habilidades matemáticas

Kristy vanMarle, professor associado da Universidade do Missouri, pesquisa o desenvolvimento cognitivo inicial das crianças. "No meu laboratório, estamos particularmente interessados no desenvolvimento numérico e na compreensão dos objetos - como as habilidades iniciais iniciais de crianças pequenas, possivelmente mesmo recém nascidas, são construídas para desenvolver uma capacidade exclusivamente humana para matemática simbólica".
Mind/Shift

Como fazer para não atrapalhar os estudos com as mídias sociais

Embora tenha ficado mais fácil ter acesso a conteúdo de qualidade para reforçar os estudos, a internet também se tornou uma forte fonte de distração. Ao mesmo tempo que ela oferece vídeo aulas, áudios, filmes, simulados, também oferta redes sociais e entretenimento capazes de desconcentrar o mais exímio estudante. Por isso, se você quer se concentrar, está na hora de seguir algumas orientações.
Estudo Prático

Avaliação

Mais duas universidades de Portugal assinam parceria para usar nota do Enem na seleção

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a assinatura do convênio com essas duas instituições leva a um total de 26 acordos firmados com universidades portuguesas.
G1

Gestão

Previdência de servidores supera despesa com educação em 16 Estados

Na maioria dos Estados brasileiros, o dinheiro público está sendo usado mais para pagar aposentadorias que para sustentar a educação, mostram os relatórios fiscais dos 26 Estados e do DF. A fatia das despesas com o regime próprio dos servidores (RPPS) já é a maior em 16 (60%) das unidades federativas.
Folha de São Paulo

As ciências humanas fundaram a universidade; salvemos as ciências humanas

Presos a dogmas ideológicos, muitos departamentos humanas nas universidades públicas se transformaram em centros de militância ideológica. Sob inspiração de Michel Foucault e Jacques Derrida, a ordem é desconstruir em vez de criar. O Brasil deve otimizar a aplicação nos recursos no ensino superior. É preciso priorizar as pesquisas com maior retorno e menor possibilidade de realização fora das universidades públicas. Mas isso não significa que as ciências humanas e sociais devem ser abandonadas ou tolhidas. Tratá-las como inúteis é um equívoco grave.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Comissão aprova política de saúde vocal para professores

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou proposta que institui a Política Nacional de Saúde Vocal. O objetivo é garantir, no Sistema Único de Saúde (SUS), a oferta de ações de prevenção e de assistência ligadas à saúde dos profissionais que trabalham com o uso da voz, como os professores.
Câmara

Opinião

Só ampliação de carga horária não garante melhoria de qualidade do ensino médio

Mais de cinco meses após ter sido sancionada, a reforma do ensino médio segue no centro do debate sobre a educação do País. Nem poderia ser diferente. A proposta, aprovada às pressas por meio de medida provisória, deixou muitas dúvidas. Além disso, sua implementação dependerá de ações com prazos diversos, como a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Em entrevista a este jornal, o ministro Mendonça Filho demonstra que nem ele tem todas as repostas e que caberá aos Estados resolver problemas da reforma.
O Estado de São Paulo

Técnico e Profissionalizante

Profissional com ensino técnico pode se tornar obsoleto

Muitos estudos têm mostrado que cursos técnicos, em média, produzem um impacto positivo no início da carreira dos jovens que os concluíram. Mas há uma questão menos investigada que começa a ser debatida, principalmente em países desenvolvidos, que é o risco de que o profissional com diploma técnico se torne obsoleto em meio às rápidas mudanças tecnológicas pelas quais passa o mercado de trabalho
Folha de São Paulo

Ensino Superior

Reitor afirma que situação da Uerj é 'dramática e aviltante'

Sair da crise é o que todo mundo que mora no estado do Rio de Janeiro espera. Mas para os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está difícil ver uma luz no fim do túnel. A reitoria da universidade decidiu adiar o início das aulas do período que equivaleria ao primeiro semestre de 2017. O reitor Ruy Garcia Marques diz que situação é aviltante.
G1

Atraso nos pagamentos obriga reitoria da UERJ a adiar início das aulas

Hoje

Sem salários, professores da Uerj decidem entrar em greve por tempo indeterminado

G1

Com dívida de R$ 20 mil e sem salário, professora da Uerj compartilha extrato bancário zerado

BBC

(vídeo) Universidades federais vivem situação dramática na volta às aulas

Bom Dia Brasil

Governo federal autoriza a abertura de 11 novos cursos de medicina

O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer. Os novos cursos são parte de um edital do governo federal, que oferecerá, ao todo, 2.305 vagas em vários estados. Ao final da implementação do previsto no edital, serão 36 autorizações para abertura de novos cursos.
G1

Abertura de novos cursos reforça política de interiorização do MEC

MEC

Abertura de cursos de medicina fortalece educação e saúde, diz Temer

Planalto

Profissionais da Educação

RS: professores fazem greve contra parcelamento de salários

Os professores da rede estadual do Rio Grande do Sul vão paralisar as atividades até sexta-feira (4). A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato), feita hoje (1) em frente ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, em Porto Alegre. A greve foi deflagrada após o governo do Rio Grande do Sul ter parcelado os salários do funcionalismo pela 18ª vez consecutiva.
Terra

Eventos

Equipe brasileira é vencedora de olimpíada de matemática em Portugal

A delegação brasileira ficou em primeiro lugar na 7ª Olímpiada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, realizada na cidade do Porto, Portugal.
Estudo Prático