segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Notícias de Educação - 04/set/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

É possível aplicar a sala de aula invertida nas escolas públicas?

Contudo, para que o método se efetive é preciso enfrentar alguns desafios. O primeiro deles relacionado à presença da tecnologia nas escolas. O investimento na formação de professores também é estrutural. As escolas, por sua vez, precisam rever seus processos, como o da avaliação, que deve acompanhar a proposta da personalização do ensino. Por fim, um desafio de ordem cultural para a sociedade. “O de superar a ideia de que uma boa aula é aquele em que o professor está à frente da sala de aula; precisamos avançar com essa mentalidade”, finaliza.
Carta Educação

Novo currículo do ensino médio será dividido em áreas, e não disciplinas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, que definirá o que todos os alunos de escolas públicas e particulares do País devem aprender na etapa, está em elaboração. O documento não terá separação de habilidades por disciplinas, mas em áreas de conhecimento. A BNCC vai estabelecer as competências e habilidades nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, segundo disse a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães Castro, em evento na última sexta-feira, 25, em São Paulo. As escolas é que definirão como vão trabalhar em cada disciplina.
O Estado de São Paulo

Colaborar ou competir?

Crianças adoram competir. Inicialmente, elas competem para garantir o seu – o leite, a vez de brincar, o lugar no balanço, o colo da avó que chega. O “ciúme” também leva à competição. “Já sou grande” ou “não sou mais neném” expressam a capacidade de competir em outro nível. Só aos poucos a criança vai aprendendo a entender as vantagens da cooperação e a necessidade de estabelecer regras até mesmo para competir. Jean Piaget foi um dos pioneiros na investigação da origem e desenvolvimento desses comportamentos.
Veja

6 passos para escutar estudantes da sua escola ou rede com uma ferramenta gratuita

O que os jovens pensam da escola e como eles gostariam que ela fosse? Para promover a escuta dos estudantes, agora os professores, diretores e gestores podem contar com uma ferramenta online e gratuita. Depois de ouvir 132 mil adolescentes e jovens de todo o país, a pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção” se transformou em uma plataforma aberta que pretende multiplicar a voz dos jovens nas escolas brasileiras.
Porvir

5 ideias para melhorar a escrita dos alunos

Essas 5 ideias para melhorar a escrita dos alunos são simples e fáceis de serem empregadas na sala de aula, você precisa saber e também mostrar aos estudantes que só melhoramos se praticamos. Isso vale para qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, você só vai dar conta de fazer contas matemáticas mais complicadas se fizer exercícios, só vai fazer uma boa receita de família se fizer várias vezes. Por isso mostre as ideias, coloque em prática e mostre aos alunos que eles precisam praticar, pois só assim vão aprender e alcançar um bom resultado.
Canal do Ensino

Crianças que lidam melhor com adversidade são menos vulneráveis, diz estudo

“Crianças de alto desempenho escolar são mais resilientes; portanto, menos vulneráveis do que crianças com baixo desempenho escolar. Existe uma correlação direta de resiliência com desempenho escolar com saúde mental, com função executiva. Está tudo intrincado”, analisou o neurologista.
Hoje em Dia

Avaliação

Apenas 6% dos cursos obtêm conceito máximo em exame nacional do ensino superior de 2016

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Inep. A maioria dos estudantes é autodeclarada branca (51,7%), seguida dos pardos (36,1%). Os solteiros respondem por 74,4%. O perfil da amostra mostra que a maioria tem até 25 anos (46,9%), mora com os pais (54,6%) e tem renda familiar entre 1,5 e 4,5 salários mínimos (47,6%). O levantamento mostrou ainda que 9,8% dos universitários contam com algum tipo de programa governamental para se manter na universidade.
G1

1 em cada 3 faculdades particulares tem desempenho insuficiente no País

O Estado de São Paulo

(Opinião) Enade: o que País quer com o seu ensino superior?

Veja

Gestão

Educação anda para trás com crise e descaso

Por trás da aparente apatia da sociedade, que desocupou as ruas, esconde-se um movimento silencioso, porém vigoroso, que reúne voluntários, organizações não governamentais, empresas e organismos de financiamento que trabalham principalmente na educação e na saúde para ajudar crianças e jovens, especialmente os que se encontram em situação de risco. Visto no detalhe, esse movimento mostra a força da solidariedade e faz imensa diferença na vida de quem recebe ajuda. Observado em seu conjunto, expõe o nervo da questão: as políticas públicas, que têm papel protagonista no desafio de vencer barreiras históricas, como a da formação escolar deficiente, dormem em gavetas de burocratas, ou sofrem cortes brutais por causa da crise econômica.
Extra

Inclusão

2 em cada 10 graduandos em 2016 entraram na faculdade por cotas

Apenas 2 em cada 10 graduandos de cursos universitários ingressaram no ensino superior por meio do uso de políticas de ação afirmativa ou inclusão social em 2016. É o que mostram os dados do Enade 2016.
Uol

Centros educacionais em moradias populares ajudam estudantes a ter sucesso

Planejados e geridos localmente, centros geram empregos e facilitam o acesso de jovens e adultos a recursos educacionais. Acesso a uma estação de trabalho tranquila, com tecnologia de ponta, tutores experientes e dinheiro para bolsa de estudos foram de muita ajuda, segundo Bojang. Mas ele também encontrou algo menos tangível no centro de aprendizagem: altas expectativas.
Gazeta do Povo

Programa 'caça' talentos e leva alunos até de pior escola pública à Unicamp

Criado em 2011, o programa já tem estudantes até na pós-graduação da universidade. Desde o início, recebeu jovens tanto das melhores escolas públicas de Campinas –como aquela em que Marcos estudou– como das piores. Uma vez selecionados, os jovens passam dois anos na Unicamp em um curso de formação geral de horário integral, com matérias de áreas diversas, como física, geometria analítica e literatura, e podem fazer iniciação científica. Recebem auxílio financeiro e, ao fim do período, têm lugar garantido em uma graduação da universidade, sem vestibular –todos os cursos criaram vagas adicionais para receber egressos do Profis.
Folha de São Paulo

Leis e políticas

Comissão de Educação debate projeto que limita peso de mochilas para estudantes

Para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propôs o debate, o excesso de peso carregado em mochilas, pastas e similares utilizados pelos estudantes, com a finalidade de transportar o material escolar, preocupa pais, professores e profissionais da saúde. “A mochila escolar é um item indispensável da rotina escolar e o peso em excesso e ajuste incorreto é fator desencadeador de lesões e dores em partes do corpo”, afirmou.
Câmara

Entra em vigor a lei que facilita acesso de professores à universidade

A lei que facilita o acesso de professores à universidade entrou em vigor na quarta-feira (30). O projeto que deu origem à norma foi sancionado pelo presidente da República em exercício, Rodrigo Maia.
Câmara

Ensino Superior

Ministro da Educação garante verba para universidades federais

O ministro da Educação, Mendonça Filho, mais uma vez, afirmou que não haverá cortes de recursos destinados às universidades e instituições federais. E utilizou até sinônimos para garantir que não faltará dinheiro. Mendonça Filho atribuiu às notícias sobre cortes nos recursos para universidades e instituições federais a uma interpretação equivocada.
EBC

Profissionais da Educação

Cocriadora de projeto que inovou educação na Colômbia critica formação de professores na América Latina

Cocriadora do modelo pedagógico da Escuela Nueva, na Colômbia, Vicky Colbert critica a formação de professores na América Latina e fala sobre importância de formá-los adequadamente, promovendo uma educação na qual o aluno seja ativo.
Extra

Eventos

‘O mundo tem muitas distrações, nos falta o tédio’

Depois de publicar mais de uma dezena de obras para o público adulto, o professor e filósofo Mario Sergio Cortella lança pela primeira vez um livro voltado para crianças e jovens. Com a intenção de provocar o que chama de um “encantamento filosófico”, Cortella se juntou ao escritor e cartunista Maurício de Sousa para criar Vamos pensar um pouco?
O Estado de São Paulo

Outras do dia

Justiça obriga prefeito a distribuir livro didático com menções a casal gay

O Ministério Público Federal saiu vitorioso em mais uma batalha em torno do conteúdo de livros didáticos que mencionam o homossexualismo. A Justiça ordenou que a prefeitura de Ariquemes (RO) volte a distribuir às escolas do município um livro didático que iguala o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo às uniões heterossexuais.
Gazeta do Povo

Uma escola elegeu um garoto como “mais bela”. A secretária de Educação discordou e foi hostilizada

Gazeta do Povo

Educação infantil é lugar de homem? Eles mostram que sim

Eduardo Carmelo Conidi, 42, natural de São Paulo, e Douglas Sanches da Silva, 36, de Osasco (Grande São Paulo), fazem parte de uma minoria no Brasil: a dos homens que escolheram ser professores de crianças, trabalhando com educação infantil, universo historicamente ocupado (quase) exclusivamente por mulheres.
Uol