terça-feira, 5 de setembro de 2017

Notícias de Educação - 05/set/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Inteligência artificial na educação: não ignore, faça bom uso!

Já testemunhamos o aumento e o impacto da tecnologia da educação, especialmente através de uma multiplicidade de plataformas de aprendizagem adaptativa. E agora a realidade virtual (VR, na sigla em inglês) e a inteligência artificial (AI, também em inglês) estão ganhando força. Na verdade, os altos custos continuam sendo um desafio, mas o dia em que as ferramentas de inteligência artificial e realidade virtual serão tão acessíveis quanto os smartphones e os computadores de mesa não está longe.
Porvir

Alunos já estão preparados para ensino médio flexível, diz diretor

A preparação do aluno para o novo ensino médio, em que o jovem poderá escolher parte de suas aulas, não será dificuldade para as escolas. Segundo o diretor do colégio Bandeirantes, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Escolas Particulares, Mauro Salles Aguiar, o principal desafio da transição para o novo ensino médio será lidar com a organização nas escolas nesse novo modelo.
O Estado de São Paulo

Gestão

Modelo de terceirização da saúde e educação aprovado em Curitiba vive em limbo jurídico

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou a toque de caixa, na última segunda (28), uma lei que permite à prefeitura contratar organizações sociais (OSs) para viabilizar a abertura de unidades de saúde e de educação em um cenário de crise econômica. A expectativa dessas contratações não corresponde à realidade observada em muitas cidades que já usam essas entidades. Apesar de existir desde 1998 e contar com bons exemplos – concentrados em São Paulo –, esse modelo de gestão permanece em um limbo jurídico, com questionamentos na área fiscal, trabalhista e econômica.
Gazeta do Povo

DF: Educação é a primeira a atender 100% da política de dados abertos

Um mês depois da edição da norma, a Secretaria de Educação foi a primeira instituição pública a atender todos os requisitos exigidos pelo documento. Essas informações vão integrar o Portal de Dados Abertos, que será lançado nos próximos dias.
Brasília

Inclusão

Como livros infantis podem reforçar estereótipos de gênero

Livros para crianças e jovens servem como uma porta para, muitas vezes, a apresentação de outras culturas ou gerar empatia. Podem também, por outro lado, perpetuar certos costumes e ideias, como estereótipos de gênero. Ideia que não é restrita ao mundo editorial. Brinquedos também são comumente rotulados como “coisa de menina” e “coisa de menino”.
Nexo

Leis e políticas

Projeto estabelece aulas de primeiros socorros nas escolas

No texto do projeto, Caiado propõe modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996) para incluir conteúdos relativos aos primeiros socorros, abrangendo teoria e prática e incluindo treinamento em ressuscitação cardiopulmonar, explicou Caiado, que é médico. Ele sugere que as disciplinas sejam ministradas na segunda fase do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio, mediante convênio com o Corpo de Bombeiros dos estados.
Senado

Comissão dispensa universidades de contrapartida orçamentária para receber recursos da União

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 365/13, do deputado Danilo Forte (PSB-CE), que dispensa as instituições de ensino superior estaduais e municipais de comprovar contrapartida orçamentária para ter acesso às transferências voluntárias da União. A legislação atual diz que exige, para que ocorram as transferências voluntárias, comprovação de previsão de contrapartida financeira na lei orçamentária do estado, DF ou município.
Câmara

Ensino Superior

MEC divulga regras para ocupação de vagas remanescentes do Fies

O MEC publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 4, uma portaria com as regras para a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2017. De acordo com a norma, as mantenedoras de instituições de ensino superior devem obrigatoriamente informar, nesta segunda e terça-feira (dias 4 e 5), os cursos nos quais não houve formação de turma no período inicial, inclusive aqueles para os quais as vagas não chegaram a ter seleção.
MEC