segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 02/out/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como a Finlândia, país referência em educação, está mudando a arquitetura de suas escolas

As escolas finlandesas estão passando por uma grande reforma física, com base nos princípios do "open plan", ou plano aberto. A busca é, essencialmente, por mais flexibilidade.
As tradicionais salas fechadas estão se transformando em espaços multimodais, que se comunicam entre si por paredes transparentes e divisórias móveis. O mobiliário inclui sofás, pufes e bolas de pilates, bem diferentes da estrutura de carteiras escolares que conhecemos hoje.
BBC

Cinco táticas de doutrinação em sala de aula que você precisa conhecer

A doutrinação – ou aliciamento intelectual – já foi diagnosticada em outros países. Um livro de referência sobre o tema é Maquiavel Pedagogo, escrito pelo francês Pascal Bernardin e publicado em 1995. A obra explica algumas técnicas de manipulação psicológica usadas por professores, com ou sem o respaldo das bases curriculares, para provocar mudanças comportamentais nos alunos.
Gazeta do Povo

Empatia, palavra que une livro e criança

Envolver-se com as histórias, identificar-se com os personagens, colocar-se no conflito, no medo, nas fragilidades é um meio de fortalecimento, explica a pedagoga Denise Guilherme, mestre em Educação e idealizadora de A Taba, empresa focada na curadoria de livros para crianças e jovens. “Quando leio e entro em contato com um universo diferente do meu, vou percebendo que existem outras formas de ver o mundo. Pode ser um primeiro passo para perceber que sua forma de ver não é a única, que a forma que sua família é não é a única, além daquela que você vê e experimenta.” Para Brenman, a empatia na literatura está diretamente ligada à qualidade do livro.
O Estado de São Paulo

Maternidade com livros e afeto

O Estado de São Paulo

Escola de SC usa aulas de crochê para debater consumismo e igualdade sexual

Uma escola pública de Itajaí (SC) resolveu introduzir questões sobre cidadania e gênero em uma atividade extracurricular curiosa para os dias de hoje: o crochê. As educadoras do Centro de Educação Integral Dilzelena Márcia Teixeira viram no ensino de costura para meninos e meninas de 6 a 14 anos um bom cenário para discutir temas como a igualdade sexual.
Uol

Gestão

PAIC: regime de colaboração como caminho para uma Educação de qualidade

Jijoca de Jericoacoara reflete a transformação que o Ceará está vivendo graças aos benefícios gerados pelo PAIC, que está sendo implantado desde 2007 e que tornou o estado um caso de sucesso em gestão e resultados na Educação. Quando o programa foi criado, a alfabetização no Ceará deixava a desejar: apenas 8% dos municípios tinham um nível desejável de alfabetização. Em 2015, esse número saltou para 98% e o estado foi o único em que todos os municípios atingiram a meta esperado para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O Estado de São Paulo

Governo federal está desde 2014 sem comprar livros de literatura para escolas públicas

O governo federal vai ficar ao menos quatro anos sem entregar novos livros de literatura para bibliotecas de escolas públicas brasileiras. A última remessa de livros feita pelo Ministério da Educação (MEC) para toda a rede ocorreu em 2014. A partir daquele ano o programa que garantia a compra e a entrega não foi mais executado. A alternativa proposta pelo governo federal só terá possibilidade de enviar novos livros a partir de 2019.
G1

Somos Educação, da Tarpon, volta a cogitar venda para a Kroton

Controlada pela gestora Tarpon, a Somos Educação está mais perto de ser vendida e a Kroton é, novamente, vista como a principal candidata a compradora. A Somos, que tem editoras e colégios, quer novos recursos e vinha cogitando dois caminhos: o primeiro era a busca de um novo sócio para investimentos em expansão; o segundo, que hoje está mais perto de acontecer na visão do mercado, é a venda. O principal negócio da Kroton é o ensino superior, mas a companhia tem considerado a possibilidade de mirar aquisições no ensino básico, em especial depois que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) barrou a fusão com a Estácio.
O Estado de São Paulo

Rio: Comissão de Educação quer orçamento realista para as universidades em 2018

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) quer garantir para 2018 um orçamento mais realista para as universidades e escolas técnicas ligadas à rede estadual. A crise financeira do governo do Rio tem imposto dificuldades às instituições, que se estendem desde a falta de dinheiro para pagar serviços de limpeza e segurança, o custeio das unidades a até para investimentos em pesquisas e pagamento de bolsas aos alunos.
EBC

Inclusão

A ética das cotas

Pelo menos oito universidades federais são alvos de fraudes em que candidatos brancos se declaram negros para garantir matrícula em cursos disputados. Como garantir que as vagas sejam preenchidas por quem tem direito?
IstoÉ

Organização da educação para indígenas vai à votação na CE

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) votará na terça-feira (3) o projeto (PLS 737/2015), do senador Telmário Mota (PDT-RR), que institui os territórios étnico-educacionais (TEE) como forma facultativa de organização da educação escolar indígena. A decisão da comissão é terminativa e, se não receber emendas, segue diretamente para análise da Câmara dos Deputados.
Senado

Leis e políticas

Quase todas as redes estaduais proíbem professores de ensino religioso de promoverem uma só crença

A prática do ensino religioso nas escolas estaduais brasileiras está na direção contrária a da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira (27), o STF interpretou que a disciplina pode ser confessional, ou seja, com o professor livre para atuar como representante de uma religião es
G1

Proselitismo existe mesmo em escolas que proíbem o ensino religioso confessional, diz especialista

G1

Decisão sobre ensino religioso pode desorganizar gestão das escolas

Terra

Artigo: O ensino laico-religioso do STF

Uol

Proposta que retira de Paulo Freire o título de patrono da educação alcança meta de assinaturas

A petição que pretende revogar o título de patrono da educação brasileira concedido ao pedagogo Paulo Freire (1921-1997) alcançou neste sábado as 20 mil assinaturas necessárias para que o tema seja debatido pelo Senado Federal. A meta foi atingida em 17 dias, bem antes do prazo-limite, que se encerraria em 13 de janeiro.
Gazeta do Povo

Governo do Espírito Santo promove ideologia de gênero nas escolas

Uma palestra com participação dos alunos do segundo ano do ensino médio de um escola estadual no município de João Neiva (ES) gerou polêmica; ministrado por Aubrey Effgen, ativista LGBT e coordenador de Políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Espírito Santo (SEDH), o conteúdo abordou a chamada identidade de gênero. O evento aconteceu na última quarta-feira, no interior do estado. Problema: a ideologia de gênero não faz parte do Plano Estadual de Educação, aprovado em 2015 pela Assembleia Legislativa. Os deputado rejeitaram explicitamente a inclusão do tema nas escolas capixabas.
Gazeta do Povo

Comissão mista vota relatório sobre medida provisória que altera o Fies

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 785/17 reúne-se na terça-feira (3) para votar o relatório do deputado Alex Canziani (PTB-PR) à matéria, que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), alterando as formas de concessão e pagamento e o modelo de gestão. A MP recebeu 278 emendas na comissão.
Câmara

Debate sobre Escola sem Partido agita Assembleia Legislativa do Ceará

Debate sobre o projeto de lei “Escola sem partido” acontece na manhã de hoje, a partir nas 9 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará, em meio a protestos contra o tema do lado de fora da Casa. O evento está sendo organizado pelo Movimento Direita Ceará com o apoio da deputada estadual Dra Silvana (PMDB), presidente da Comissão de Educação da AL-CE.
O Povo

Opinião

O que os casos do Santander e do MAM dizem sobre a educação

A presença de crianças na controversa exposição do Santander Cultural, em Porto Alegre, e na performance com nudez no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, deixa uma lição: a escola é importante, a lei é essencial e o governo é indispensável. Mas nada substitui a família.
Gazeta do Povo

Dez passos para uma educação mais empreendedora

Muito se questiona a educação de hoje atribuindo a ela a alcunha de ultrapassada. Muita gente, das mais diversas ideologias e escolas de pensamento, critica vários aspectos da educação atual, debatendo a eficácia da sua forma e de seu conteúdo. Ao mesmo tempo, pouco observamos mudanças práticas. Temos algumas ideias, mas poucas ações. Um dos movimentos que acho mais interessante é o movimento no caminho de uma educação empreendedora.
G1

EAD

Universidade de Harvard libera diversos cursos online de forma gratuita

A Universidade Harvard, uma das mais renomadas do mundo, está disponibilizando de maneira totalmente gratuita vários cursos online grátis. A plataforma conta com cursos pagos também, e estes contêm o certificado da Universidade.
Canal do Ensino

Técnico e Profissionalizante

Profissionais com cursos técnicos têm renda 18% maior

Pesquisa encomendada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) revela que profissionais que fizeram cursos técnicos têm, em média, um acréscimo na renda de 18% na comparação com pessoas com perfis socioeconômicos semelhantes que concluíram apenas o ensino médio regular. Na Região Nordeste, a diferença na renda é ainda maior, chegando a quase 22% para os trabalhadores com formação técnica.
Terra

O mercado muito além da universidade

Sete em cada dez alunos brasileiros cursam o Ensino Médio com o objetivo de se preparar para o vestibular, mas só um a cada dez correlaciona essa etapa ao preparo para a vida. Os dados da pesquisa Repensar o Ensino Médio, do Movimento Todos Pela Educação, expõem o que, para muitos especialistas, tem sido um dos erros básicos do Brasil quando o tema é fim da educação básica: condicionar o ensino ao ingresso na formação superior. Ao buscar a marcação do “x”, estudantes e professores acabam deixando de lado o interesse pelo aprendizado. O novo Ensino Médio se propõe ao desafio de reverter essa lógica.
Diário de Pernambuco

Ensino Técnico é caminho para entrar no mercado

Diário de Pernambuco

Ensino Superior

Após morte de estudante dentro de campus, UFG começa a monitorar unidades por câmeras

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou, na quinta-feira (28), a nova Central de Videomonitoramento da Regional Goiânia. Quase 1,2 mil câmeras monitoram, em alta definição, as unidades acadêmicas e os espaços externos da instituição, inclusive à noite. O sistema começa a operar duas semanas depois do estudante Ariel Ben Hur Costa Vaz, de 32 anos, ser assassinado durante uma festa dentro do Campus Samambaia.
G1

Faculdade para ser blogueira? Dez cursos que você não sabia que existiam

Pós-graduação em esquerda, especialização em Pedagogia do Prazer. Ou ainda: como se tornar uma blogueira de sucesso? Universidades são um terreno fértil para inovação e a variedade de cursos é cada vez maior. Alguns atendem a demanda do mercado. Outros são mais difíceis de compreender.
Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

Governo adia ampliação de cursos que formam professores

Em uma articulação liderada pelo Ministério da Educação (MEC), o aumento da carga horária dos cursos superiores de licenciatura no Brasil foi adiado em um ano e só entrará em vigor a partir de julho de 2018 --estava previsto para este semestre.
R7

Eventos

Fundamental 2 precisa olhar para adolescência como uma fase de oportunidades

Depois da primeira infância, a adolescência é o segundo período de maior plasticidade cerebral. Embora pesquisas de neuroeducação já tenham demonstrado que as rápidas transformações dessa fase da vida devem ser encaradas como uma janela de oportunidades para a aprendizagem, os anos finais do ensino fundamental ainda lidam com a ausência de políticas e são vistos como uma transição dos anos iniciais para o ensino médio. Como se não bastasse o rótulo de “etapa esquecida da educação básica”, o fundamental 2 também enfrenta o desafio de se conectar aos interesses e demandas de estudantes do século 21.
Porvir

Comissão de Educação discute paralisação de obras de creches

A Comissão de Educação reúne-se na terça-feira (3) para discutir obras paralisadas de creches. O debate pretende obter esclarecimentos sobre atraso nas obras, de competência do Ministério da Educação, em todo o País. (...) Segundo o deputado, há atualmente cerca de 14,5 mil projetos na fila, seja para novas construções, reformas ou construções paralisadas.
Câmara

Outras do dia

Livro sobre roubo do Enem expõe omissões

No ano em que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vazou e a prova foi cancelada, em 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo teste, ignorou dois avisos de que a gráfica incumbida da impressão não tinha segurança suficiente. É uma das principais revelações de O Roubo do Enem, da jornalista e fundadora da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) Renata Cafardo (Editora Record, R$ 39,90). O livro será lançado no dia 30, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis.
O Estado de São Paulo

Conhecer o próprio corpo é fundamental para criança se proteger

Não conversar com estranhos e não aceitar presentes deles. Orientar as crianças sobre o perigo que vem de desconhecidos é regra entre os pais, na tentativa de proteger os filhos da violência sexual. Mas a proteção tem que ir além. É preciso falar com os pequenos sobre quando a ameaça vem de alguém que está perto e que seria de confiança. Estima-se que somente cerca de 10% dos casos de violência sexual contra a criança sejam cometidos por pessoas desconhecidas.
O Povo

Crianças de SP refletem sobre temas atuais em série de entrevistas; veja

O que pensa do noticiário, como processa as notícias e a própria realidade uma pessoa com identidade e repertório cultural em formação? Ao ouvir com atenção o que as crianças têm a dizer, as entrevistas tentarão traçar um painel de parte da infância na cidade de São Paulo.
Folha de São Paulo