terça-feira, 3 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 03/out/2017

Clipping Focando Educação

Avaliação

Edital do Enem para presos já está disponível pelo Inep

As unidades prisionais que têm intenção de inscrever presos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) já podem tirar suas dúvidas no edital que foi publicado nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial da União.
iG

Enem 2017 para pessoas privadas de liberdade será aplicado nos dias 12 e 13 de dezembro

G1

Gestão

45% dos diretores da rede pública chegam ao cargo por indicação

Quase metade dos diretores das escolas públicas do país foram escolhidos apenas por indicação, em geral por políticos, sem critérios objetivos. Esses dirigentes indicados tendem a possuir pior formação e menos experiência no ensino do que os selecionados por concurso ou eleição.
Folha de São Paulo

Sem formação, diretor de escola tem problemas pedagógicos e operacionais

Folha de São Paulo

Gestão escolar democrática ainda é desafio na rede pública brasileira

Folha de São Paulo

Grupo Ânima firma parceria com a Finlândia para formar professores

Usar a metodologia de projetos pode parecer tentador, mas isso não significa que as aulas expositivas devem ser abolidas. Pensando em trazer esse tipo de consciência aos seus professores para eles focarem em uma educação centrada no aluno, o grupo educacional Ânima, que possui 100 mil alunos e universidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina, acaba de firmar uma parceria de cooperação com a Universidade da Finlândia.
Porvir

Kroton já tem na mira 16 ativos em educação básica

Poucos meses após a negativa do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para uma combinação de negócios com a rival Estácio Participações, a Kroton Educacional voltou a atenção para o ensino básico e já tem na mira 16 ativos para aquisição, dos quais três estão em estágio avançado de negociação.
Exame

Inclusão

Casos de fraudes em cotas e o debate sobre as comissões de verificação

A descoberta de mais uma série de casos de fraudes por candidatos que passaram no vestibular da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) por meio do sistema de cotas fez voltar à tona o debate sobre os critérios adotados tanto em concursos públicos quanto em universidades públicas para determinar quem pode usufruir do direito a ser cotista, em especial o uso da autodeclaração racial.
Nexo

Ministério Público: alunas de Medicina fraudaram sistema de cotas de universidade federal

Gazeta do Povo

Leis e políticas

Projeto de lei acaba com a aprovação automática nas escolas; Senado abre consulta

A aprovação automática nas escolas pode deixar de existir caso um projeto de lei em tramitação no Senado Federal prospere. O projeto de lei 336/2017 acaba com o sistema de ciclos e estabelece que “a promoção em cada série ou ano conforme o aproveitamento do aluno aferido pelo professor responsável”. Embora o tema seja complexo, a proposta pode seguir um atalho: o projeto de lei tramita em caráter terminativo.
Gazeta do Povo

Na BA, secretaria da Educação não segue legislação estadual sobre ensino religioso e diz que texto contrapõe normativa nacional

Alvo de votação acirrada no Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que professores podem promover suas crenças em sala de aula, o ensino religioso na Bahia não segue a legislação estadual e se orienta por meio de normativa nacional.
G1

Opinião

Temos leis para inovar. Vamos usar?

Estamos construindo no Brasil, por causa do corporativismo, um modelo que opõe escolas “de pobres” e escolas “de ricos”. É preciso quebrar isso
A falência da educação estatal levou a uma migração maciça da classe média para as escolas particulares. Criamos um sistema brutal de exclusão: os mais ricos escolhem a escola de seus filhos e obtêm os melhores resultados; os mais pobres ficam por conta do Estado. Espécie de versão aguda da metáfora da Belíndia, criada nos anos 1970 pelo economista Edmar Bacha.
Época

Educação e emprego – há uma receita para o sucesso profissional?

Educação gera emprego? Treinamento ajuda a conseguir emprego? Como os indivíduos podem aumentar sua empregabilidade? Como as políticas públicas podem contribuir para melhorar a qualidade e as oportunidades de emprego? Educação e formação profissional não geram emprego: quem gera emprego é a economia.
Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Jornada escolar maior elevaria desempenho, segundo pesquisa

Jornada escolar maior, educação infantil, valorização do professor e alunos mais motivados são o caminho para melhorar o desempenho dos alunos brasileiros, medido pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de acordo com estudo da McKinsey & Company lançado na semana passada. Mais duas horas de aula diárias fariam nota do Brasil em prova internacional subir 19,8%.
O Globo

Escola gratuita é mais eficaz contra desigualdade que Bolsa Família, mostra estudo

Em um dos países mais desiguais do mundo, estudo inédito do economista Sergei Soares, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que a educação pública universal é ainda mais eficiente do que se imaginava para distribuir melhor a renda no Brasil. Além do efeito a longo prazo de melhorar a distribuição de renda no mercado de trabalho, aumentando o capital humano e encurtando a distância salarial, a escola pública gratuita representa injeção direta de recursos de R$ 106 por aluno no orçamento das famílias, nas contas do economista. Como a educação básica (fundamental e média) é quase totalmente pública, acaba favorecendo as famílias que estão na base da pirâmide de renda.
O Globo

País que dá poder a suas escolas tem notas melhores em teste de educação

Países com melhores resultados no Pisa, teste internacional de aprendizagem conduzido a cada três anos, como Finlândia, Canadá, Austrália, Cingapura e Suécia, têm dado, desde os anos 1980, maior autoridade às escolas para tomar decisões sobre recursos e currículos. Segundo relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), essa postura parte da premissa de que professores e gestores qualificados são bons juízes das necessidades de aprendizado dos alunos e podem implementar mudanças.
Folha de São Paulo

EAD

Insper oferece 2 cursos de nível superior de forma gratuita

O Insper possui a única missão de formar novos líderes do futuro, capazes de inovar e empreender. Foi fundada em 1970 e atualmente já construiu várias parcerias com Instituições internacionais. O Insper está oferecendo, através da plataforma de cursos online Coursera, 2 cursos de nível superior totalmente gratuitos.
Canal do Ensino

Brasil Escola agora tem videoaulas gratuitas e canal no YouTube

Os usuários do Brasil Escola poderão contar com mais uma ajuda para os estudos. Nesta segunda-feira, 2 de outubro, foi inaugurado o nosso canal no YouTube, com videoaulas gravadas pelos mesmos professores que escrevem os textos do site. O melhor: é tudo gratuito!
Brasil Escola

Técnico e Profissionalizante

No Maranhão, MEC inaugura campus com capacidade de atender a 1,2 mil alunos

O ministro Mendonça Filho inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 2, o campus São José de Ribamar, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís. Mendonça Filho reforçou que proporcionar acesso a educação e formação técnica e profissional é garantir empregabilidade, acesso ao mercado de trabalho e dar outro horizonte de vida para o jovem brasileiro.
MEC

Eventos

Direito de aluno não fazer prova em dias de guarda religiosa é tema de audiência

O controle de frequência e a aplicação de avaliações para alunos impossibilitados de comparecer à escola por motivo de crença religiosa será tema de audiência pública marcada para a quarta-feira (4) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), às 10h30.
Senado

Comissão discute cumprimento do Plano Nacional de Educação

A Comissão de Educação realiza audiência pública na quinta-feira (5) com o objetivo de acompanhar o processo de implementação das estratégias e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), com a presença de representantes de Tribunais de Contas.
Câmara

Outras do dia

'Reféns' de tiroteio na Rocinha, jovens perdem vestibular e adiam sonho

(...) Aos 18 anos, Vitória tinha perdido a prova do vestibular da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), impedida de sair de casa pelo violento conflito na Rocinha, iniciado em 17 de setembro. Além de Vitória, Gabriel, 19, e Brena, 18, são alunos da favela que não puderam realizar a prova naquele domingo –os nomes dos dois primeiros foram trocados a pedido dos estudantes, que têm medo de serem identificados.
Folha de São Paulo