quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 04/out/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

“Os alunos que não competem têm melhor saúde mental”, diz educador

Considerados os pais da aprendizagem cooperativa, os irmãos Johnson foram os primeiros a compilar e avaliar mais de 550 estudos publicados sobre o tema desde 1898 para depois elaborar suas próprias pesquisas, trabalho pelo qual receberam mais de uma dezena de prêmios, entre os quais o Brock International Prize for Education, em 2007, concedido pela Universidade de Oklahoma. Pioneiro da aprendizagem cooperativa David Johnson esclarece por que escolas deveriam adotar esse modelo.
El País

Você se comunica em inglês? Comunidade de Professores da OCDE!

Um dos objetivos da OCDE é incentivar o diálogo e a coerência globais em todos os níveis de educação, independentemente da localização ou contexto - e a criação de uma comunidade on-line de professores em todo o mundo pode ajudar. Você está convidado a se juntar à nossa Comunidade de professores da OCDE na Edmodo.
OCDE Edmodo

Um professor deixou que os alunos escolhessem as próprias notas. Não deu certo

Métodos de avaliação para medir o desempenho dos estudantes são tema de debate constante entre especialistas e encontrar alternativas parece uma obsessão. Mas algumas inovações, muitas vezes, não saem como o planejado. Nos Estados Unidos, o professor Richard Watson, da Terry College of Business na Universidade da Geórgia, tentou deixar seus alunos escolherem as próprias notas.
Gazeta do Povo

Avaliação

‘Enem 2017 será o mais seguro da história’, diz ministro da Educação

“Nenhum programa é imune a tentativas de fraudes, ainda mais com quase 6,5 milhões de inscritos. É impossível ter uma blindagem absoluta. A ação do MEC vai na direção de um combate cada vez mais rigoroso e o Enem 2017 será o mais seguro da história “, disse o ministro, durante evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em São Paulo.
IstoÉ

Gestão

Kroton diz que está perto de comprar três empresas de educação básica

A Kroton informou que está em fases avançadas de negociação para aquisição de três empresas de educação básica e dois delas já estão, inclusive, no processo final de negociação. A informação consta de uma apresentação feita a investidores durante um evento do banco UBS e disponibilizada pela empresa por meio de comunicado ao mercado. Somos Educação, dona do Anglo, da Editora Saraiva e da Red Balloon, pode ser uma delas; companhia afirmou ainda que mira aquisições de ativos 'premium' como um passo para a expansão para outras praças.
O Estado de São Paulo

SP: Governo do Estado anuncia fechamento de duas escolas em Santos

O governo do Estado de São Paulo vai fechar duas escolas de Santos no próximo ano após queda de alunos matriculados. Segundo a Diretoria Regional de Ensino, as escolas Braz Cubas e Cleóbulo Amazonas funcionam apenas no período da manhã e com menos de 20% da capacidade de estudantes.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Ministro critica leis que criam Escola sem Partido

"Para mim, não será um caminho, um projeto de lei que resolve a questão de uma ideologização do tema educacional. O aluno tem o direito de acessar a informação, a mais ampla possível, fazer o seu julgamento e traçar os seus caminhos", disse. O ministro participou do 4º Fórum Nacional de Educação e Inovação, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), na capital paulista. Presidente executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, avalia que a medida é inconstitucional.
Terra

Editorial: O equívoco da Escola sem Partido

O Povo

Conceito de educação ao longo da vida deve constar da LDB

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) pode passar a prever o conceito de educação e aprendizagem ao longo da vida, inserido como direito no contexto da educação de jovens e adultos (EJA) e da educação especial. A inovação consta do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 75/2017, aprovado nesta terça-feira (3) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Senado

CAE aprova projeto que amplia recursos do petróleo para saúde e educação

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (3) projeto de lei (PLS 280/2013) que garante novos recursos do petróleo para as áreas de saúde e educação. Os dois setores podem passar a receber também parte dos recursos dos bônus de assinatura, valores que a empresa vencedora de uma licitação paga à União antes de começar a explorar uma jazida. O projeto é terminativo e deve seguir para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.
Senado

BH: Esquerda busca cancelar decreto de Kalil que restringe política de gênero em escolas

Um decreto do prefeito Alexandre Kalil (PHS) que revogou diretrizes sobre políticas de gênero nas escolas de Belo Horizonte continua a pautar as discussões na Câmara. Hoje (3) o tema dominou a reunião plenária, quando foi apresentado projeto de resolução, assinada por seis vereadores, para que o decreto do prefeito seja sustado pela Casa.
Hoje em Dia

EAD

Após investigação na UFSC, ministro diz que governo vai reestruturar programa de ensino a distância

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta terça-feira (3) que o governo federal fará uma reestruturação do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), de educação a distância, para melhorar a qualidade e a execução do programa. O ministro não deu detalhes, mas disse que é preciso "melhorar resultados" e defendeu a continuidade das investigações sobre desvios de recursos.
G1

Ensino Superior

Ministro da Educação defende direito de trabalhador usar FGTS para quitar Fies

O ministro da Educação, Mendonça Filho, manifestou apoio à proposta de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitação de dúvidas no programa de financiamento estudantil, Fies. A medida foi incluída no relatório do deputado Alex Canzian em comissão mista no Congresso que deve debater nesta terça-feira, 3, a medida provisória do novo Fies.
IstoÉ

Votação da MP do Fies na Comissão Especial é adiada para a quarta-feira

A votação do relatório da Medida Provisória 785, que trata da reforma do Fies, na Comissão Mista do Congresso Nacional ficará para próxima sessão, a ser realizada na quarta-feira, 4, à tarde. O deputado Alex Canziani (PTB-PR) leu nesta terça-feira, 3, o parecer com diversas mudanças no texto original, seguido por um pedido de vista coletivo pelos parlamentares. Após a votação na comissão, a MP também precisará ser aprovada nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. O prazo de vigência da medida vai até 17 de novembro.
IstoÉ

Relator inclui curso a distância no Fies e permite desconto de 20% do salário

Folha de São Paulo

O que levou dois programas de pós-graduação da UFPR à excelência internacional

Produzir Ômega 3 a partir de um processo fermentativo da cana-de-açúcar, como alternativa à pesca comercial em larga escala, que afeta a saúde dos mares mundo afora. Esse é apenas um exemplo das pesquisas inovadoras que estão sendo realizadas por laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que contribuíram para que dois cursos de pós-graduação atingissem a nota máxima na avaliação quadrienal da Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação, divulgada em 20 de setembro.
Gazeta do Povo

Em reunião com protestos e segurança reforçada, Unicamp retira de pauta proposta de aumento no bandejão

Em meio a protestos e reforço na segurança, o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp decidiu, durante reunião nesta terça-feira (3), a retirada de pauta da proposta que pretende aumentar o valor do bandejão de R$ 2 para R$ 4. A medida, que é uma das formas de contenção de gastos apresentadas pela instituição, gerou revolta de estudantes e funcionários, que pressionaram a reitoria para a retirada. Foram 31 votos a favor e 28 contra.
G1

Nova proposta para aumento no preço do bandejão da Unicamp será votada em novembro, diz reitor

G1

Professores da Uerj têm adesão parcial à greve nesta terça

Professores da Uerj aderiram nesta terça-feira (3) de forma diferente a greve anunciada pelos docentes da instituição, de acordo com a disciplina que ministram. Alunos dos cursos de Biomedicina e Nutrição não encontraram professores nas salas de aula. Já os estudantes de Direito, Comunicação e Biologia tiveram atividades acadêmicas regulares.
G1

Professores da Uerj entram em greve por atraso no pagamento dos salários

Uol

Eventos

Professores podem participar de formação sobre Internet das Coisas

A ideia do curso, presencial, e com duração de oito horas, é capacitar os participantes para desenvolverem objetos inteligentes, como jogos, animações, circuitos eletrônicos, aplicativos e outras ferramentas que podem ser úteis para os problemas do mundo real. A iniciativa, desenvolvida pela Samsung, quer apoiar os educadores na aquisição e na multiplicação de conhecimento junto aos alunos em sala de aula.
Carta Educação

Em São Paulo, debate sobre inovações na educação aborda políticas públicas na área

O ministro Mendonça Filho participou na manhã desta terça-feira, 3, do 4º Fórum Nacional de Educação e Inovação, em São Paulo. Organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o evento busca o debate sobre políticas públicas de incentivo à educação com a utilização da inovação como ferramenta para alavancar a promoção e melhoria da formação profissional.
MEC

Professores cearenses são destaque em evento nacional de educação

Dois professores cearenses participaram de seminário que elencou dez práticas de ensino da escrita consideradas inovadoras em sala de aula. Os docentes Ana Virgínia Oliveira, de Quixeramobim, e Gilson Franco, de Fortaleza, tiveram seus trabalhos escolhidos entre cerca de 200 inscritos, segundo a organização do programa “Escrevendo o Futuro”, que promove o encontro.
O Povo

Outras do dia

Universidade Federal do Tocantins passa a oferecer banheiros unissex

A adoção de banheiros unissex na UFT (Universidade Federal do Tocantins) está gerando controvérsia na instituição. A conversão de três banheiros tradicionais para modelos compartilhados por homens e mulheres foi feita no campus de Araguaína. Segundo a universidade, a mudança pretende contemplar a diversidade presente na instituição.
Gazeta do Povo