segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 16/out/2017

Clipping Focando Educação

Destaque

Dia do Professor:

profissão desperta cada vez menos o interesse de jovens
iG

A prática na formação inicial e a complexidade de formar professores

O Estado de São Paulo

4 coisas ainda desanimadoras da rotina do professor no Brasil - e 3 coisas que estão melhorando

BBC

Em 5 anos, cresce 36% o número de matrículas trancadas em cursos de formação de professores no país

G1

Dia das Professoras: Nove em cada dez estudantes de pedagogia são mulheres e maioria faz curso a distância

G1

Atividade ganha cada vez mais importância quando país tanto depende da educação

MEC

A saúde do professor reflete as condições de trabalho

O Globo

(Artigo) Dia dos Professores: celebrar sem hipocrisia

Uol

Sala de aula

SP: As novidades do mercado de educação na capital

Salas de aula dotadas de recursos tecnológicos tornaram-se frequentes em colégios privados da capital. Hoje em dia, é comum encontrar crianças diante de lousas digitais ou com iPads. As novas ferramentas e as consequentes mudanças da sociedade passaram a ter influência sobre o próprio formato das classes.
Assim, não só os equipamentos mas também produtos da cultura pop, como a série de TV C.S.I. e o game League of Legends, foram introduzidos nos ensinos fundamental e médio para explicar conceitos de biologia, física e química. Infelizmente, com exceção de algumas ilhas de excelência como a USP e as escolas- modelo, esses avanços ainda não chegaram à rede pública.
Veja SP

'Não podemos ensinar as meninas do futuro com livros do passado'

Em um livro didático na Tanzânia, meninos são retratados como fortes de atléticos, enquanto as meninas parece orgulhosas em seus vestidinhos de babados. Já na escola primária no Haiti, alunos aprendem que as mães "cuidam das crianças e preparam a comida", enquanto os pais trabalham "no escritório".
(...) De acordo com vários especialistas, estereótipos de gêneros são encontrados - de maneira bastante semelhante - em livros didáticos de todos os continentes. É um problema que está "embaixo dos nossos narizes".
BBC

As diferentes formas de ensino no Brasil

(Vídeo)
Globo News

Como Cingapura chegou ao topo dos rankings educacionais

“O estudante agora é o centro da educação. O aprendizado no século 20 era passivo, hoje é ativo”, diz Lee Sing Kong, vice-presidente da Nanyang Technological University (EUA) e um dos responsáveis pela reforma educacional de Cingapura. A reforma deu origem aos Resultados Desejados da Educação (Desired Outcomes of Education), conjunto de diretrizes estabelecidas pelo governo central e voltadas para a construção do modelo de educação que levou Cingapura ao topo dos rankings mundiais.
Gazeta do Povo

Professora cria projeto com bolinhas de gude e é finalista do 'Educador Nota 10'

O projeto ensina os alunos do 1º ano do ensino fundamental a brincarem com a bolinha de gude em um primeiro momento sem regras. No decorrer das aulas, os alunos pedem a ajuda da família e dos amigos para saber como funciona o jogo e trazem o conhecimento para a escola.
G1

Avaliação

Redes sociais podem ser aliadas de estudantes na preparação para o Enem

A internet e as redes sociais já fazem parte do dia a dia dos jovens brasileiros e podem ser ferramentas na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . A possibilidade de estudar nos horários mais convenientes e gastando pouco são facilidades que vêm atraindo estudantes para a prática os estudos online.
iG

Gestão

Ministério da Educação vai lançar Programa Nacional de Residência Pedagógica em 2018

Em pronunciamento na noite de domingo (15), o Ministro da Educação Mendonça Filho disse que, em 2018, o governo vai lançar o Programa Nacional de Residência Pedagógica. Sem dar mais detalhes sobre como esse programa irá funcionar, Mendonça Filho disse que o objetivo será de "aperfeiçoar a formação dos professores nas escolas, desde a graduação".
G1

Motivos que afastam crianças e adolescentes da escola

Inexistência ou mudança de moradia, disfunção familiar, aliciamento para o crime, inserção precoce no mercado de trabalho, gravidez, repetência, exploração sexual. São múltiplas as circunstâncias que distanciam crianças e adolescentes da escola. Por isso, estratégias para fazer com que esses jovens permaneçam estudando têm de ser diversas, também.
O Povo

A busca pelos sem-escola

O Povo

Família é procurada em caso de falta

O Povo

Bolsa tenta compensar a pressão para trabalhar

O Povo

Concorrência até de grupos criminosos

O Povo

Inserção precoce no mercado de trabalho é obstáculo

O Povo

Quando o incentivo para permanecer vem dos amigos e colegas de sala

O Povo

Modelos ideais de educação mobilizaram brasileiros ao longo da história

A busca de modelos ideais de educação no mundo não é assunto recente. Ao longo da história, muitos estudiosos formularam teorias e implantaram ações para desenvolver as bases de uma educação democrática e de qualidade. No Brasil, não foi diferente.
Para marcar a passagem do Dia do Professor, comemorado neste domingo (15), o professor Célio Cunha, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), conversou com o Portal EBC sobre 14 brasileiros que revolucionaram a educação no país.
EBC

Projeto de educação de qualidade levaria 30 anos e custaria 6,5% do PIB, estima Cristovam

A implantação da proposta, para Cristovam, é possível, mesmo em tempo de corte de gastos orçamentários. Ele estima que a efetivação desse projeto levaria cerca de 30 anos, considerando 2% ao ano de crescimento da economia. “Se você fizer em 30 anos, vai custar 6,5% do PIB. Não precisa de 10%”, como está previsto na meta 20 do PNE, explica o senador.
Para Cristovam, o problema da educação não é a falta de recursos: “Se você para os vazamentos [de recursos públicos], é saber fazer [as ações] e definir quanto tempo vai levar”.
Jornal do Brasil

Ela quer mudar a educação com o poder dos dados

A economista Gabriela Gall Rosa, de 26 anos, sabe que a produção de evidências é essencial para transformar iniciativas em políticas públicas. Ela percebeu, no entanto, que somente debruçar-se sobre os números não era o suficiente. “Trabalhava com bancos de dados enormes e ficava pensando quantas histórias existiam por trás deles”, afirma. Gabriela percebeu que a desigualdade de oportunidades é um dos principais empecilhos para o desenvolvimento na área da educação. Ela faz parte de um grupo de jovens inquietos, que não esperam somente por políticas públicas para atingir a mudança. Eles querem pôr a mão na massa e contribuir para mudar esse cenário, com educação de qualidade para todos.
Época

A jovem que leva tecnologia para o professor

A educação é uma arma poderosa para a transformação. Essa é a percepção de jovens como Ana Paula Manzalli, de 28 anos. Cientes da situação de desigualdade que a baixa qualidade da educação pública perpetua, esses jovens resolveram ser protagonistas na busca por mudanças nessa área. Eles não só idealizam o futuro, mas trabalham para levar educação de qualidade para as salas de aula. Ana Paula, por meio da tecnologia, projeta um futuro com acesso democrático a uma plataforma com tecnologia adaptada para a individualidade de cada aluno.
Época

Dez Ações + 1 Para Baixar A Evasão No Ensino Superior

A evasão escolar é um fenômeno que, embora bastante estudado, não tem sido combatido com a importância que representa para o desempenho acadêmico, financeiro e de imagem de uma instituição de ensino superior (IES). Uma faculdade que consiga baixar a evasão anual de 20% para 15%, por exemplo, é capaz de aumentar em 8% seu faturamento! Isso não é pouco!
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Educação aprova fim dos “vestibulinhos” na educação infantil e primeiro ano fundamental

A Comissão de Educação da Câmara aprovou projeto de lei que prevê a admissão na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental apenas por sorteio ou ordem de inscrição (PL 933/15).
O relator da proposta na Comissão, deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), acatou emenda para incluir no texto a proibição expressa de exames de seleção nessa faixa de ensino, os chamados “vestibulinhos”.
Câmara

Educação proíbe instituições de ensino de cobrar por emissão de diploma

A Comissão de Educação aprovou proposta que proíbe instituições de ensino de cobrar taxa pela expedição, confecção ou registro de diploma. O texto aprovado autoriza a cobrança pelo diploma apenas quando o documento for solicitado pelo aluno em versão decorativa, com papel e tratamento gráfico especiais. Nesse caso, a cobrança por diploma diferenciado deve estar prevista no contrato de prestação de serviços educacionais.
Câmara

Justiça derruba decisão que obrigava MEC a implementar valor de gasto por aluno

A Justiça Federal derrubou uma decisão de primeira instância que obrigava o Ministério da Educação (MEC) a homologar a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define valores de implantação do Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi). O prazo da decisão, proferida em agosto, terminaria na próxima semana.
G1

Comissão aprova concessão de reajuste às bolsas para estudantes de pós-graduação

A Comissão de Educação aprovou proposta que concede reajuste anual às bolsas concedidas pelos órgãos federais de apoio à pós-graduação e pesquisa. Pelo texto, o reajuste será feito no dia 1º de janeiro de cada ano, obedecendo a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulada nos 12 meses anteriores ao mês do reajuste.
Câmara

Sancionada a lei que permite doações a universidades públicas

O presidente Michel Temer sancionou a lei que permite doações a universidades públicas. Segundo o texto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), as doações podem ser "dirigidas a setores ou projetos específicos, conforme acordo entre doadores e universidades." A lei define que os recursos das doações devem ser dirigidos ao caixa único da instituição, com destinação garantida às unidades a serem beneficiadas.
G1

Projeto defende pedagogia de alternância para jovens do campo

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6498/16 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/96) para incluir expressamente a pedagogia da alternância entre as metodologias adequadas à clientela da educação do campo.
Câmara

RJ: Decreto de prefeitura exige oração do Pai Nosso em escolas

Alunos da rede municipal de ensino do município de Barra Mansa, no sul fluminense, estão sendo obrigados a rezar a oração do Pai Nosso antes de entrar em sala de aula. A determinação do secretário municipal de Educação, Vantoil de Souza Junior, entrou em vigor no último dia 4, conforme a ordem de serviço publicada dois dias antes.
Gazeta do Povo

Assembleia libera uso de celular em escolas estaduais de SP

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nessa terça-feira, 10, uma proposta do governo do Estado de São Paulo que permite o uso de celular em sala de aula para fins pedagógicos.
Uol

Opinião

A BNCC e a educação integral

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entra na fase final, antes de chegar a todas as escolas brasileiras. O documento que irá nortear os direitos de aprendizagem de todos os alunos, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, encontra-se em análise pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A perspectiva é que o documento final produzido pelo CNE, antes de sua homologação pelo MEC, seja capaz de orientar as escolas para uma educação voltada para o século XXI – olhar para onde aponta o farol, e não o retrovisor.
IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

Região Norte é a pior em educação e resultados ferem metas nacionais, diz estudo

De acordo com o estudo, no que tange ao acesso à educação, o principal desafio no Brasil está no ensino infantil . Afinal, enquanto a média nacional de crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola é de 91,6%, há estados em que o índice fica perto dos 70%. Os cinco estados com mais baixa oferta de pré-escola estão na Região Norte. Essa realidade bate de frente com o Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que todas as crianças brasileiras nessa faixa etária estivessem matriculadas até 2016.
iG

EAD

Steve Wozniak lança plataforma virtual para fomentar a educação acessível

Cofundador da Apple e uma das figuras mais importantes para a consolidação da informática a partir dos anos 1980, Steve Wozniak acredita que ainda tem muito a contribuir para o mundo. Prova disso é a sua nova iniciativa educacional que visa encurtar o caminho entre estudantes e mercado de trabalho. Chamada de Woz U, a plataforma é um instituto digital e, ao menos por enquanto, tem foco apenas nos Estados Unidos.
A ideia da nova empreitada de Wozniak é oferecer aperfeiçoamento profissional de forma prolongada para gerar estabilidade financeira a “uma nova geração de trabalhadores da tecnologia”, aponta o comunicado divulgado pela Woz U à imprensa.
TecMundo

Técnico e Profissionalizante

Educação formal não é suficiente para preparar desenvolvedores, diz pesquisa

Quase 80% dos desenvolvedores indicaram que os currículos de educação formal não oferecem o conhecimento necessário para terem êxito no cenário de DevSecOps — prática que integra a segurança ao desenvolvimento e testes de software
Computerworld

Profissionais da Educação

No Dia do Professor, servidores públicos em greve fazem ato pela educação em Porto Alegre

Neste domingo (15), em que é comemorado o Dia do Professor, um grupo de servidores públicos fez um protesto em Porto Alegre. Com faixas e apitos, eles fizeram uma caminhada pelo Parque da Redenção.
G1

Eventos

Subcomissão discute implantação da base comum curricular no ensino médio

A subcomissão permanente que acompanha a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promove audiência pública nesta terça-feira (17) para debater os trabalhos de adoção da BNCC nas escolas de todo o País e da reforma do ensino médio.
Câmara

Comissão analisa projeto que prevê desconto a professores na compra de livros e materiais didáticos

Em reunião na terça-feira (17), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deverá analisar o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 54/2017, que garante aos professores desconto mínimo de 20% em livros, periódicos e materiais didáticos correlatos vinculados a sua área de ensino e de atuação profissional. A reunião tem início às 11h30 na sala 15 da ala Alexandre Costa.
Senado

Outras do dia

Zona de guerra: como as escolas do Rio lidam com os conflitos armados

A violência que levou à ocupação militar da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, no final de setembro, também trouxe à tona outra questão: o peso que a rotina de conflitos traz aos estudantes que precisam conviver com essas situações. As estatísticas cariocas são alarmantes.
Gazeta do Povo

Para escolher a escola do filho

É nesta época do ano que milhares de pais partem em busca da primeira ou de uma nova escola para os filhos. Além de debater questões práticas, como preço e localização, a família costuma mergulhar num mar de dúvidas e questionamentos, com o objetivo de eleger a melhor opção para a educação das crianças. O especial Escolha a escola do seu filho é um projeto tradicional de muito sucesso do Correio Braziliense, que faz parte desse momento importante de decisão sobre a escola, acompanhado por leitores e assinantes do jornal.
Correio Braziliense