terça-feira, 17 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 17/out/2017

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Habilidades do Professor Moderno

Ser um educador hoje vai muito além do que apenas entrar na sala de aula e passar a matéria para os alunos! Ser professor moderno requer muitas habilidades. A forma de ensinar mudou e de aprender também.
Focando Educação

Sala de aula

Estudo mostra que maioria dos professores perde 40 dias letivos com outras atividades

(vídeo)
Globo News


Novas ferramentas levam o trabalho do professor para além da sala de aula

Tecnologias de ensino modificam a maneira como o conteúdo é transmitido, aumentam as possibilidades de aprendizado e alcançam mais pessoas
Ferramentas para armazenamento de dados, plataformas de pesquisa, aplicativos para conectar professor e aluno, além de cursos a distância, são as possibilidades mais atuais utilizadas no processo de aprendizagem. Para quem ainda aposta em ensino presencial, a tecnologia inova o ambiente da sala de aula e traz novas formas de aprendizado.
Brasil

Ebook apresenta relatos de professores finalistas do Desafio Diário de Inovações

Para celebrar a semana do professor, Porvir e IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) lançam nesta segunda-feira, 16, o ebook com os relatos destaques do Desafio Diário de Inovações. O livro, que contém relatos de dezesseis professores de várias partes do país, já está disponível para leitura online e para download em pdf.
Porvir

Avaliação

Inep divulga cartilha de redação do Enem e estreia documento em Libras

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta segunda-feira (16) a cartilha do participante para a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2017. No documento, estão as diretrizes de correção e o que se espera do aluno em cada uma das cinco competências avaliadas. A prova acontece nos dias 5 e 12 de novembro.
Folha de São Paulo

Gestão

Com evasão escolar empacada, país levaria 200 anos para incluir jovens

O Brasil não tem conseguido colocar todos os jovens na escola e, mantendo o ritmo de expansão da escolaridade dos últimos 15 anos, levaria 200 anos para universalizar o atendimento. Dados de 2015, os mais recentes disponíveis, mostram que 22% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola.
Folha de São Paulo

Leis e políticas

Manifesto defende Paulo Freire como patrono da educação brasileira

O manifesto, que já conta com mais de 400 assinaturas de cidadãos brasileiros e de países da África Lusófona e de Portugal, e o apoio de educadores como Lisete Arelaro (USP-SP), Vitor Henrique Paro (USP-SP) e Jaqueline Moll (UFRGS), coloca que defender o título de Freire é o mesmo que defender a produção intelectual, a boa prática pedagógica e o próprio Brasil.
Carta Educação

Opinião

As ideias falsas que os intelectuais promovem nas universidades

Como George Orwell disse, “algumas ideias são tão estúpidas que apenas intelectuais acreditam nelas”.
Muitas ideias estúpidas têm origem em acadêmicos de universidades. Se elas permanecessem lá e não infectassem o resto da sociedade, poderiam ser uma fonte de entretenimento, do mesmo modo que um circo funciona.
Gazeta do Povo

A polêmica da progressão continuada e as reprovações em massa

Não há evidências de que a qualidade do ensino ou da aprendizagem piorou com a adoção do sistema de aprovação automática: ela era ruim e continua muito ruim. Por outro lado, há evidências de que a reprovação – especialmente a reprovação em massa praticada no Brasil – faz muito mal.
Primeiro, ela faz mal à economia – por exemplo, em 2015 desperdiçamos mais de 17 bilhões de reais com alunos reprovados no ensino fundamental e médio. Segundo, ela faz mal aos alunos – o aluno reprovado, especialmente o aluno multi-reprovado, tende a ter desempenho pior e é forte candidato à deserção escolar.
Veja

Desafios da docência no século XXI

Recentemente inaugurou-se a universidade 42 no Vale do Silício, em que os alunos aprendem através do ensino colaborativo e por projetos privilegiando o compartilhamento de informações entre os próprios discentes. Nesse modelo não existe, portanto, a figura do docente o que introduz no universo acadêmico novos elementos de discussão sobre o papel do professor.
A criação da universidade 42 e de outras instituições que possuem as mesmas configurações tornam a figura do professor dispensável, nos ensinando que devemos estar atentos para a mudança das dinâmicas, porque o futuro dos profissionais e das organizações depende delas.
ABMES

EAD

Como funciona uma faculdade a distância e quais seus benefícios?

Existem muitos mitos sobre este assunto que se não forem esclarecidos de forma correta podem causar confusão em futuros alunos. Confira como funcionam as principais características da faculdade a distância.
Canal do Ensino

Técnico e Profissionalizante

Escolas de artes apostam na versatilidade e em grandes espetáculos

Atividades ligadas às artes têm ganhado cada vez mais espaço em Fortaleza. Mais escolas especializadas vêm surgindo nos últimos anos e apostando em um mercado que exige muito de quem quer ingressar nele. A The Biz Escola de Artes é uma delas. Inaugurado em maio desse ano, o espaço busca um refinamento plástico e criativo dos seus performers.
O Povo

Ensino Superior

MEC prorroga prazo de aditamento de contratos do Fies do 2º semestre

O Ministério da Educação prorrogou para o dia 20 de novembro o prazo para aditamento de renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) firmados no segundo semestre de 2017. A data foi publicada em portaria do Diário Oficial da União desta segunda-feira (16).
G1

Profissionais da Educação

Perfil do professor precisa se adaptar aos novos tempos

No mundo dos negócios, quem aponta os rumos do mercado é a clientela. Se a demanda for maior do que a oferta, aumenta-se o preço. Do contrário, promoções. Na carreira dos professores — os homenageados deste domingo — a regra é a mesma. Por mais que o estudante seja um aprendiz, e não um consumidor, é ele quem determina, no fim das contas, os caminhos da aula. E como os alunos mudaram, seus mestres precisam se adaptar. Em um mundo cada vez mais digital e de informações acessíveis, a dinâmica de ensino e outra.
O Globo

Professores procuram no Judiciário soluções para problemas da carreira

A comemoração do Dia do Professor, neste 15 de outubro, é sempre uma boa oportunidade para lembrar que, apesar dos avanços dos últimos anos, grande parte desses trabalhadores ainda enfrenta problemas como a falta de definição de uma carreira adequada, condição social e econômica precária e pouca valorização profissional.
Em luta constante por mais autonomia e salários mais justos, os professores têm buscado cada vez mais o Judiciário para resolver problemas que envolvem a profissão.
STJ

Eventos

Seminário vai apresentar boas práticas entre países do Mercosul

Conhecer experiências internacionais em educação profissional e tecnológica e debater boas práticas de cooperação e integração regional é o objetivo do seminário Perspectivas globais e regionais em educação profissional e tecnológica no âmbito do Setor Educacional do Mercosul (SEM). O evento, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, vai ocorrer de 23 a 25 de outubro, em Brasília.
MEC

Outras do dia

Ministro da Educação diz que nem o "melhor esquema de segurança" evitaria tragédia em Janaúba

A visita ocorre onze dias depois da tragédia na creche Gente Inocente, que terminou com a morte de nove crianças, da professora Heley de Abreu Batista e do vigia Damião Soares dos Santos. Ele ateou fogo no próprio corpo e em alunos do centro educacional.
Questionado por jornalistas sobre os problemas de segurança nas creches públicas, o ministro disse que nem o melhor esquema poderia ter evitado a tragédia.
Estado de Minas

Distrito dos EUA bane livro sobre racismo do currículo escolar após público defini-lo como ‘desconfortável’

O distrito escolar de Biloxi, no Mississipi (EUA), decidiu excluir do currículo escolar o livro “O Sol é Para Todos”, de Harper Lee, após receber queixas de que teria uma “linguagem desconfortável”. Até então, a obra integrava a lista de leituras obrigatórias do 8º ano, como forma de estimular que os alunos discutissem assuntos como racismo, empatia e tolerância.
G1