quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 18/out/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Professora ocupa Fab Labs e expande aprendizagem para a cidade

A cidade de São Paulo tem a maior rede de Fab Labs livres do mundo, com 12 equipamentos de inovação disponíveis para quaisquer interessados em desenvolver projetos. São equipamentos com imenso potencial educativo e que vêm sendo aproveitados pela educadora Carolina Laiza, da EMEI Heitor Villa-Lobos, na zona sul da capital.
Aprendiz

Entra no ar novo site do Museu da Língua Portuguesa

Entrou no ar hoje (17) o novo site do Museu da Língua Portuguesa (MLP) em que estão disponibilizadas as informações sobre a reconstrução de sua sede, no prédio histórico da Estação da Luz, na região central da cidade. O prédio foi destruída por um incêndio em dezembro de 2015.
Na página do museu na internet, o navegador também pode resgatar dados sobre parte das principais exposições promovidas ao longo de sua história e ainda acessar a programação das atividades que passaram a ser itinerantes.
Terra

Avaliação

Critério para violação dos direitos humanos é detalhado em novo manual de Redação do Enem

O Guia de Redação do Enem 2017 foi divulgado nesta segunda-feira, dia 16, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A divulgação ocorre após reclamações de professores sobre a proximidade da prova sem a ciência dos critérios da correção. O documento mantém as mesmas competências e o modelo de texto cobrado em outros anos, mas explicita melhor o que vai ser cobrado e exigido em cada um deles.
O Globo

Nota do Enem é aceita em 27 universidades de Portugal

As instituições portuguesas que usam o exame podem definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria. O primeiro convênio interinstitucional foi firmado em 2014, com a Universidade de Coimbra. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.
Terra

Gestão

‘Brasil precisa investir no professor’, diz embaixadora da educação da Finlândia

Investimento no professor é a primeira recomendação feita pela embaixadora da educação da Finlândia, Marianne Huusko, para que o Brasil supere a falta de formação dos profissionais, um de seus principais gargalos, e faça melhorias na qualidade do ensino e da aprendizagem, principalmente no nível básico.
Porvir

Em crise, institutos federais freiam expansão e recorrem a doações

Modelo de educação profissional e média no País, os institutos federais de ciência e tecnologia têm sofrido com a redução de verbas. Dos R$ 565 milhões previstos para investimento neste ano, só R$ 339,4 milhões (60%) foram liberados pelo Ministério da Educação (MEC) até o último dia 10, o que tem feito unidades deixarem de abrir vagas e cursos. Com recursos menores também para custeio, os institutos recorrem a equipamentos doados e cortes de funcionários terceirizados para manter as aulas.
O Estado de São Paulo

Possivelmente a maior ideia de Elon Musk até hoje – Revolucionando a educação

Elon Musk, presidente-executivo das empresas SpaceX, Tesla e Neuralink, doou U$15 milhões para o concurso Global Learning XPRIZE. Seu objetivo é desenvolver métodos para ensinar as 250 milhões de crianças sem acesso à educação a ler, escrever e fazer cálculos dentro de 15 meses.
Porvir

Inclusão

Audiência debaterá projeto que busca evitar fraudes em cotas raciais

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (18) audiência pública para debater o Projeto de Lei 6573/16, que altera o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10) para exigir documento complementar na autodeclaração como negro ou pardo para fins de ação afirmativa. O projeto também prevê multa em caso de fraude comprovada, cujos recursos serão utilizados no financiamento de “ações educacionais étnico-raciais”.
Câmara

Leis e políticas

Justiça mantém mudança no Fórum Nacional de Educação

O juiz Márcio de França Moreira, da 8ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), indeferiu, no último dia 10 de outubro, o pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) para revogar a Portaria nº 577/2017, do Ministério da Educação, que altera a composição do Fórum Nacional de Educação (FNE). A decisão foi em primeira instância e ainda cabe recurso.
Na portaria, publicada em 27 de abril deste ano, o MEC corrigiu distorções do FNE com relação a medidas adotadas pela gestão anterior, na composição do fórum.
MEC

CE aprova obrigatoriedade de prova prática em concursos públicos para professor

A obrigatoriedade de provas práticas nos concursos para professor da rede pública foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) nesta terça-feira (17). O projeto (PLS 76/2016) também prevê incentivos para a permanência do docente em uma mesma escola, ao longo da carreira. A ideia foi apresentada pelos estudantes que participaram da edição 2012 do “Projeto Jovem Senador”.
Senado

Nome social na educação básica é aprovado por conselho e depende de aval do MEC

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em setembro, parecer que permite escolas de todo país reconhecerem o nome escolhido por transexuais e travestis. Para a medida entrar em vigor, ela precisa ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC) - e não há prazo definido para isso.
G1

Recursos obtidos com licitações do pré-sal devem ir para educação básica e saúde

A totalidade dos recursos obtidos com as licitações dos campos exploratórios do pré-sal deve ir para as áreas de educação básica e a saúde. É o que estabelece projeto de lei (PLS 280/2013) dos senadores Ricardo Ferraço (PSDB–ES) e Cristovam Buarque (PPS–DF) aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
Senado

Opinião

A escola e o fracasso dos pais em saber ocupar seu lugar

Na atual lista de culpas dos pais, disputando lugar no topo, está a atenção com a lição de casa e o cotidiano escolar das crianças. Assunto importantíssimo, a vida escolar do pimpolho surge fora de tom hoje em dia. Mães e pais, chegando do trabalho exaustos, se prestam a um último esforço de acompanhar/fazer a lição de casa da criança, esforço sem o qual o pequeno chegará à escola de mãos abanando no dia seguinte.
Folha de São Paulo

Professor sem liberdade é escola sem Educação

O assunto é a liberdade de ensino, um tópico que preocupa docentes e especialistas em Educação desde que emergiram no debate público propostas legislativas que pretendem limitar a atuação dos educadores em sala de aula, colidindo com o que assegura a Constituição de 1988.
O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

O Brasil tem cada vez menos alunos na escola. E esta pode ser uma boa notícia

Os dados oficiais já mostram essa nova realidade. Segundo o Censo Escolar do INEP, órgão do Ministério da Educação, o número total de matrículas nas escolas brasileiras passou de 53,2 milhões em 2008 para 48,8 milhões em 2016.
“A queda de matrículas do ensino fundamental ocorre tanto pela melhoria dos indicadores de fluxo escolar quanto a fatores demográficos”, explica o documento.
Gazeta do Povo

Dados do Censo Escolar podem ser verificados no Educacenso

MEC

Um em cada 4 jovens abandonará o Ensino Médio no País ao ano

Ao final deste ano, um em cada quatro jovens entre 15 e 17 anos de idade vão abandonar seus estudos, não vão se matricular para o ano seguinte ou serão reprovados. Isso corresponde a um universo de 2,8 milhões de pessoas (27%), entre os 10 milhões de jovens estimados no País nessa faixa etária e que deveriam, de acordo com a Constituição, estar frequentando a escola.
Terra

Brasil contraria tendência mundial e vê número de jovens que deixam escola subir

iG

“A cada minuto um jovem abandona a escola no Brasil”, revela secretário do MEC

Jovem Pan

Unicamp ultrapassa USP em ranking universitário da América Latina

Pela primeira vez na história dos QS University Rankings – importante indicador mundial de ensino – a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi nomeada a melhor instituição do País. Para tanto, a avaliação da campineira ultrapassou também pela primeira vez a da Universidade de São Paulo ( USP ).
iG

EAD

Cursos FNDE: programa de formação continuada a distância

O FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, é uma autarquia federal criada por lei. Ela é responsável por executar e administrar políticas de ordem educacional. O FNDE, além de trabalhar diretamente com recursos para a educação está sempre criando cursos e maneiras de tentar melhorar a capacitação dos profissionais da educação.
Canal do Ensino

Técnico e Profissionalizante

Metologia debate mundo do trabalho e escolha profissional com jovens

Para além das matérias do currículo tradicional, apresentar informações sobre o mundo do trabalho e debater a escolha profissional com jovens estudante do Ensino Médio é essencial. Foi com esse objetivo que a Ação Educativa elaborou a metodologia “Tô no Rumo”.
CR Educação Integral

Educação de Jovens e Adultos

CE: Projeto busca reduzir a evasão e o abandono da escola

Procurar quem teve os estudos entrecortados por outra prioridade, fazer do ato de se sentar em frente à lousa mais atrativo e combater, assim, a evasão e o abandono em Fortaleza. São essas as principais metas do Educação de Jovens e Adultos Presente (EJA Presente). O projeto, lançado em maio, conseguiu ampliar as vagas — aumentando de 84 para 88 os polos em unidades municipais de ensino —, e fez com que, por busca ativa, cerca de 2,7 mil alunos retornassem à escola.
O Povo

Turmas heterogêneas são desafio para professores da EJA

O Povo

Histórias de gente com o sonho de entender das letras

O Povo

Ensino Superior

Afro-matemática será matéria obrigatória em curso de universidade federal

A Universidade Federal do ABC (UFABC) incluiu no curso de licenciatura em Matemática o ensino obrigatório de afro-etnomatemática, definida como o estudo de contribuições africanas e afrodescendentes à matemática. Com a mudança, o curso passa a ter duas novas disciplinas: Seminários em Modalidades Diversas em Matemática e Estudos Étnicos Raciais.
Gazeta do Povo

40 universidades e Banco Santander criam a maior plataforma do mundo para empreendedorismo universitário: “Santander X”

O Santander X vai oferecer uma rede de colaboração na qual universidades e empreendedores de todo o mundo possam trabalhar juntos, partilhar ideias e conhecimentos, e ainda atrair investimento. Permitirá ainda às universidades partilhar os melhores estágios, monitorizar os seus programas de empreendedorismo e medir o seu impacto.
Universia

Profissionais da Educação

Baixos salários desestimulam jovens a seguirem o magistério

Para o diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, o maior desafio é instituir um plano de carreiras. “A diferença salarial de um professor em início de carreira é de 11% em relação à média de outras profissões com a mesma titulação. No meio do percurso a diferença sobe para 43%”, informa Mozart Neves. “Um plano de carreira e formação continuada ao longo da vida devem ser fundamentais para valorização do professor”, destaca.
NE10

Investimento em pós-graduação pode trazer ganhos econômicos e pedagógicos a educadores

O profissional da educação é personagem de uma série de reportagens do Portal do MEC. A terceira matéria aborda os programas de pós-graduação para os docentes e a oferta de bolsas para esses cursos
Para o diretor de educação básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marcelo Câmara dos Santos, uma pós-graduação bem desenhada e executada, além de impulsionar a carreira, tem enorme potencial de modificar as concepções dos professores sobre o processo de ensino e aprendizagem.
MEC

Eventos

Fórum debate participação da população indígena na educação

Professores e representantes de comunidades estão reunidos até quinta-feira (19) para participar 3º Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena, na Universidade de Brasília (UnB). O principal objetivo do encontro é debater e estimular a participação da população indígena no processo de concepção, implementação e avaliação das políticas nacional, estaduais e municipais de educação voltadas a esse público.
EBC

Outras do dia

Educação de meninas retrocede no Afeganistão

O acesso das meninas ao ensino, inclusive básico, retrocede no Afeganistão, onde dois terços delas estão sem frequentar a escola, 16 anos após a queda do regime talibã – denuncia a ONG Human Rights Watch (HRW). A insegurança, a pobreza e os deslocamentos da população são as principais causas, aponta um relatório
IstoÉ