segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 30/out/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Arquitetura da escola auxilia na construção da aprendizagem

Referência mundial na educação, a Finlândia leva inovação para seus modelos de escola: a estrutura física das instituições de ensino também começa a acompanhar as inovações educacionais que tornaram o país um modelo de sucesso.
As escolas finlandesas passam por uma série de mudanças estruturais que são parte de um dos maiores projetos de reconfiguração de escolas na Europa; salas de aula fechadas com carteiras enfileiradas estão sendo substituídas por espaços que seguem o modelo de plano aberto.
Gazeta do Povo

Programação é o inglês do século XXI

Programação é o inglês do século 21. A comparação, simples e direta, mostra a importância deste “empoderamento tecnológico”, como já é conhecido esse aprendizado que permite com que crianças e adolescentes manipulem computadores e celulares não apenas como usuários, mas como criadores de conteúdo.
O Estado de São Paulo

Programar ajuda na vida pessoal e na carreira

O Estado de São Paulo

Computador de bolso da BBC chega ao Brasil para ensinar crianças a programar

Depois de ser distribuído a 1 milhão de crianças do Reino Unido, chega ao Brasil o computador de bolso criado pela emissora britânica BBC para ensinar programação. Com a proposta de estimular a criatividade e fortalecer a cultura maker dentro das escolas, a plataforma Micro:bit deve começar a ser utilizada por 100 mil estudantes até o final do próximo ano.
Porvir

Escolas no Brasil oferecem High School com diploma americano

Ter a oportunidade de conseguir um diploma americano de ensino médio sem sair do Brasil. Essa ideia vem atraindo um número crescente de famílias para programas de high school oferecidos por escolas particulares de São Paulo e várias outras cidades do País. Em geral, o adolescente tem algumas aulas extras no contraturno, oferecidas totalmente em inglês. As disciplinas básicas do currículo brasileiro são convalidadas por uma instituição de ensino oficial do exterior. Dessa forma, com algumas horas a mais de estudo por semana, os alunos saem com dois diplomas, um brasileiro e outro estrangeiro.
O Estado de São Paulo

Com aulas em inglês, não aulas de inglês

O Estado de São Paulo

Viagens de intercâmbio são incentivadas por escolas

O Estado de São Paulo

Escolas brasileiras são bem avaliadas por estrangeiros

Alunos que vieram morar no País estranham mais questões culturais do que sistema de ensino
A mudança de escola foi o menor dos problemas para peruana Fabianna Rios, de 13 anos, quando ela se mudou com a família para o Brasil. Ela chegou em maio, sem saber nada de português, mas apesar do pouco tempo já está aprendendo a usar uma palavra muito querida dos brasileiros: saudades. “Estou feliz morando no Brasil, só sinto mesmo é saudades dos meus amigos”, conta. A distância, contudo, é amenizada pelo contato que mantém com eles via redes sociais.
A adaptação à escola foi abrandada por ela ter trocado um colégio internacional no Peru por outro também internacional no Brasil – aqui, estuda na Escola Internacional de Alphaville, na Grande São Paulo.
O Estado de São Paulo

Marcas do bullying vão de baixa autoestima a tentativa de suicídio

O bullying, segundo especialistas, afeta não somente a criança e o adolescente, mas também suas famílias e, em casos mais graves, deixa marcas por toda a vida.
Folha de São Paulo

Avaliação

Inep ainda não foi notificado da decisão que proíbe nota zero para redação do Enem que ferir direitos humanos

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou, na noite desta sexta-feira (27), que ainda não foi notificada oficialmente da decisão judicial que mudou as regras da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi proferida pelos desembargadores da quinta turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) na última quarta-feira (25), durante o julgamento de um processo instaurado pela Associação Escola sem Partido.
G1

Presidente do Inep diz que decisão judicial traz insegurança a alunos e reclama de "terrorismo" no Enem

Uol

Decisão judicial sobre direitos humanos na redação do Enem é inconstitucional, diz especialista

Uol

Inep divulga o perfil dos candidatos ao exame de 2017

Nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em todo o Brasil. As provas, a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão levadas a 1.725 municípios, com 12.416 locais de prova e 182.202 salas de aplicação. Este ano, foram registrados 6.731.203 participantes
MEC

Pardos, mulheres e candidatos acima de 20 anos são maioria no Enem 2017

Uol

Maioria dos candidatos do Enem 2017 tem mais de 20 anos

Terra

70% dos inscritos no Enem 2017 conseguiram inscrição gratuita

G1

Dois em cada três inscritos no Enem já deixaram a escola

R7

Maioria dos participantes desta edição do Enem já concluiu o ensino médio

iG

Professor usa violão e paródia de 'Exagerado' para ensinar alunos uma semana antes do Enem

Na reta final da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no próximo domingo (5), alunos se reúnem em um teatro na Zona Sul do Rio, neste domingo (29), para assistir a um aulão diferente. Com música e violão, o professor inova para estimular ainda mais os estudantes.
G1

Gestão

Inédito: municípios se unem para contratar secretário Regional de Educação

Inédita no Brasil, a iniciativa partiu do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp), formado pelos prefeitos de Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Primeiro de Maio, Porecatu e Prado Ferreira.
Gazeta do Povo

As escolas que venceram o bullying

Na contramão da maior parte das instituições de ensino do País, que ainda não possuem práticas para coibir a discriminação, alguns colégios já adotam modelos bem-sucedidos para assegurar a boa convivência entre os alunos
IstoÉ

Inclusão

A escola britânica que está ensinando ioga a alunos com autismo para reduzir crises nervosas

Uma escola no norte de Londres, na Inglaterra, está ensinando ioga a alunos com autismo para reduzir suas crises nervosas. Até agora, a iniciativa provou-se bem sucedida e vem recebendo apoio dos estudantes.
BBC

Leis e políticas

PEC prevê que aluno arque com os custos de curso superior em universidade pública

A Câmara analisa uma proposta de emenda à Constituição que permite que universidades públicas cobrem de alunos com condições financeiras de arcar com os custos do ensino (PEC 366/17).
A proposta determina que esse pagamento seja proporcional ao nível socioeconômico do estudante e prevê ainda a possibilidade de o aluno pagar esse custo com prestação de serviço profissional.
Câmara

Comissão de Educação analisa propostas que beneficiam indígenas

Duas propostas relacionadas aos direitos e causas indígenas analisadas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na reunião de terça-feira (31), a partir das 11h30. Uma delas, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 737/2015, do senador Telmário Mota (PTB-RR), cria os territórios étnico-educacionais (TEE) como forma facultativa de organização da educação escolar indígena, inserindo a determinação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Câmara

Município de Jundiaí adere ao polêmico Escola sem Partido

A Câmara de Jundiaí promulgou e publicou na quarta 25 a Lei 8850 que institui o Escola sem Partido no município. Mesmo diante a negativa de alguns professores e vereadores, a lei – que deriva de proposta do vereador Antônio Carlos Albino (PSB) – deve chegar às 112 escolas da rede em 60 dias. A oposição afirma que vai tentar barrar a proposta.
Carta Educação

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil pode demorar 76 anos para adequar nível de leitura de todos os alunos

Se mantiver o ritmo atual de melhorias no nível de aprendizado dos alunos, o Brasil precisará de 76 anos para que todos os estudantes sejam considerados proficientes em leitura ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. O cálculo é do movimento Todos Pela Educação, feito com base nos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016, divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC).
iG

Ensino Superior

Com 88 mil alunos e em grave crise, USP escolhe novo reitor nesta segunda

A USP escolhe na segunda-feira (30) seu novo reitor em meio a uma crise financeira que já dura ao menos quatro anos e ainda não foi totalmente superada. A disputa chega na reta final com um cenário de divisão entre propostas de oposição e as de continuidade do trabalho da atual gestão da universidade.
Folha de São Paulo

Os cursos mais fáceis de entrar nas melhores públicas do Brasil

Se o seu sonho é estudar na USP, na Unicamp ou em outra universidade de ponta do país, mas desanima em entrar na disputa pelos cursos mais concorridos, talvez encontre entre as graduações menos populares uma opção interessante – e fácil.
Veja

Profissionais da Educação

Carreira de professor atrai 14% dos jovens entre 15 e 19 anos

Catorze por cento dos jovens entre 15 e 19 anos querem ser professores, mas a cada cem alunos que entram nos cursos de pedagogia ou licenciatura, apenas metade termina a faculdade e somente 27 vão realmente ensinar nas salas de aula.
Segundo o movimento Todos pela Educação, um professor ganha metade do que os profissionais de outras áreas com ensino superior completo. A falta de condições de trabalho e a violência nas salas de aula também afastam os jovens da profissão.
JN

Outras do dia

Eles chegaram lá: os brasileiros nas melhores universidades do mundo

Apenas 7,9% dos brasileiros têm diploma universitário, de acordo com o IBGE. Desses, um grupo muito seleto conseguiu estudar no exterior: segundo relatório Open Doors, do IEE (Institute of International Education), foram 19.370 brasileiros estudando nos Estados Unidos no ano letivo de 2015/16 .Um grupo ainda mais reduzido consegue entrar em uma das dez melhores universidades do mundo. No MIT, por exemplo, eram 23 brasileiros em 2016.
Se eles chegaram aonde estão, é porque superaram etapas de um percurso rigoroso do processo de aceitação de seus nomes nas melhores instituições do mundo.
Gazeta do Povo

Senador quer investigar escola por exposição com referência a suicídio e aborto

A escola paranaense que realizou uma exposição com referências diretas ao suicídio, ao aborto e à profanação da Bíblia pode ter que se explicar à CPI dos maus tratos no Senado.
Gazeta do Povo