terça-feira, 31 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 31/out/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Lápis x teclado: O que sabemos sobre como aprendemos a escrever

Assim como muitas outras habilidades, a boa escrita depende da prática. Mas o que as pesquisas dizem sobre aprender a escrever em uma era cada vez mais digital e sobretudo como encontrar um bom exercício para nossos alunos trabalharem o músculo? Pesquisadores contam ao EdSurge que a mudança da escrita à mão para a digital poderia ter efeitos negativos sobre jovens leitores e escritores, mas alguns educadores avaliam que a tecnologia e as mídias sociais permitem criar novas maneiras para engajar estudantes no processo de escrita.
Porvir

Existe diferença entre deboche e bullying?

Pereira recomenda cautela ao chamar qualquer caso de deboche de bullying e afirma que escolas devem ficar atentas para casos de perseguição sistemática a alunos. E que é possível desarmar essas situações.
Nexo

Microsoft oferece curso gratuito de linguagem de programação para jovens

A Microsoft Brasil anunciou nesta segunda-feira, 30, o lançamento da nova edição do #EuPossoProgramar, um curso gratuito de linguagem de programação voltado para jovens. O programa, que já está na sua quarta edição, tem objetivo de gerar oportunidades de inclusão digital, empregabilidade e empreendedorismo.
Olhar Digital

Avaliação

A proibição ao discurso de ódio no Enem. E a decisão que pode suspendê-la

A assessoria do Inep, órgão que aplica a prova, informou que não foi notificada sobre a decisão e que irá recorrer da suspensão. E argumentou que o Supremo não permite que o Poder Judiciário reavalie critérios de correção de processos seletivos. O Ministério da Educação também se manifestou em nota, afirmando que todos os seus atos são balizados pelo respeito irrestrito aos direitos humanos. Para o Escola Sem Partido, o critério é injusto e prejudica a liberdade de expressão dos alunos, segundo afirmam em suas redes sociais.
Nexo

Entenda o que seria considerado ofensa aos direitos humanos segundo o Enem

iG

Candidata pagou 'combo' para fraudar Enem e concurso para delegado em Goiás, diz polícia

A Polícia Civil informou nesta segunda-feira (30) que uma candidata pagou R$ 850 mil por uma espécie de "combo" para conseguir a aprovação dela no concurso para delegado da Polícia Civil de Goiás e da filha, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Segundo o delegado Rômulo Figueiredo, esse foi o maior valor repassado ao grupo criminoso alvo da Operação Porta Fechada e que atuava em todo o país.
G1

'Não há risco nenhum, o Enem está mantido', diz diretora do Inep após polícia identificar grupo que planejava fraude

G1

Candidatos que fraudaram o Enem em 2016 serão eliminados

Terra

Mulher deu casa por vaga em concurso e Enem para filha, diz polícia

Uol

Gestão

Entenda o movimento 'Escola sem partido'

Criado em 2004 pelo advogado Miguel Nagib, o movimento afirma defender interesses de pais e estudantes preocupados com a influência ideológica na educação, seja política, religiosa, partidária ou moral. O “Escola sem partido” se inspirou no movimento americano “NoIndoctrination” — já encerrado — para estimular estudantes, “vítimas de falsos educadores”, a delatarem seus professores. O primeiro relato foi publicado em 2004 e desde então outros 60 foram divulgados pelo site do grupo.
O Globo

Câmara: Projeto da Escola sem Partido será discutido em audiência nesta terça

Câmara

CE: Ameaças e agressões são parte do cotidiano de professores

Hostilidade, desrespeito e ameaças feitas por alunos foram realidade relatada por 1.090 professores e diretores de escolas no Ceará em 2015. Em uma crescente de violência escolar, 255 docentes e gestores viram as agressões verbais e as intimidações evoluírem para atentados à vida. Os dados foram divulgados, ontem, no Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2017, com base em informações da Prova Brasil 2015.
O Povo

Agressão física é ápice de violências vividas por professores

O Povo

MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) julga ação de improbidade contra diretores de escolas

A 3ª Promotoria Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) ajuizou, na última terça-feira (24), ação de improbidade administrativa contra cinco diretores de instituições de ensino de Santa Maria. Eles são acusados de não apresentar as contas relativas a suas gestões, o que levou três escolas da cidade a ficar inadimplentes no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Em razão disso, as três unidades de ensino deixaram de receber R$ 247.620 mil para a melhoria da qualidade do ensino.
Correio Braziliense

Leis e políticas

Educação aprova divulgação de lista de material escolar na internet

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga as escolas particulares a divulgar em seus sites ou pelas redes sociais a lista de material escolar 60 dias antes do término do período de matrícula.
Câmara

Debates indicam que não há consenso sobre MP que altera regras do Fies

O Plenário da Câmara dos Deputados encerrou nesta segunda-feira (30) o debate da medida provisória que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A MP 785/17 muda regras do financiamento estudantil para exigir das faculdades interessadas adesão a um fundo de garantia; e determina o pagamento das parcelas do financiamento pelo estudante logo após o término do curso. A sessão foi encerrada sem votação da proposta, que voltará à pauta nesta terça-feira (31).
Câmara

Mogi das Cruzes; Sancionada a nova lei da Educação Moral e Cívica

Coube ao presidente da Câmara de Mogi promulgar a legislação que insere na educação extracurricular municipal os conteúdos de Educação Moral e Cívica. A proposta será válida para o 5º, 8º e 9º anos da rede municipal de ensino, com objetivo de contribuir para a melhor formação de crianças, adolescentes e jovens. Resta agora ao prefeito municipal de Mogi, Marcus Melo (PSDB), determinar à Secretaria de Educação que realize um planejamento para definir de que maneira tal conteúdo poderá ser aplicado em sala de aula.
Diário de Mogi

Opinião

De quem cobrar e como podemos contribuir para uma educação pública de qualidade?

Quando pensamos em educação pública no Brasil, infelizmente é comum que a primeira imagem que nos venha à cabeça seja a do abandono.
Mas de quem é a responsabilidade? De quem devemos cobrar que a educação pública se torne de fato prioridade? Como podemos, como pais, alunos, professores, contribuir para a garantia desse direito? Gostaria aqui de sugerir alguns caminhos possíveis.
Uol

Ensino Superior

Os cursos mais concorridos nas melhores públicas do Brasil

A tradição ainda fala mais alto na escolha da carreira. Atualmente, direito é a graduação mais popular no Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) e medicina ainda é a mais concorrida, especialmente nas universidades federais e estaduais. Nessa escolha também pesam a alta empregabilidade e a alta média salarial da carreira.
Veja

Graduações em carreiras clássicas apostam em inovação

O Estado de São Paulo

Novos cursos formam profissionais versáteis

O Estado de São Paulo

‘Sistemas vão fazer o que homem faz hoje’, diz fundador da Tera

O Estado de São Paulo

Secretária do MEC diz que avaliação do ensino superior no Brasil é falha

A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou nesta segunda-feira (30) que o sistema de avaliação do ensino superior do Brasil é falho. A funcionária da pasta foi uma das convidadas do seminário internacional Avaliação da Educação Superior: características e perspectivas, realizado em Brasília, em comemoração aos 80 anos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Uol

Seminário internacional discute avaliação de cursos e instituições

MEC

Vice-reitor ganha eleição interna na USP para reitor da instituição

O atual vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, lidera a lista tríplice para novo reitor da instituição. Ele teve 1.092 votos, de um total de 1.949 votantes, seguido pela diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Maria Arminda do Nascimento Arruda, e do professor da Poli e ex-diretor da Petrobrás Ildo Luís Sauer. Lista com os três mais votados será enviada ao governador Geraldo Alckmin, a quem cabe a palavra final.
O Estado de São Paulo

Eventos

Prêmio Educador do Ano vai para professora de aldeia indígena de Rondônia

Uma professora formada em pedagogia a distância e que trabalha em uma escola rural indígena no interior de Rondônia foi eleita, na noite desta segunda-feira (30), a Educadora do Ano, por seu projeto de alfabetização na língua indígena Paiter Suruí em Cacoal. Elisângela Dell-Armelina Suruí, de 38 anos, dá aulas na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sertanista Francisco Meireles.
G1

A educação básica pública tem solução?

O livro A educação básica pública tem solução?, de Herman Voorwald, será lançado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, no dia 6 de novembro de 2017, a partir das 19 horas.
O livro foi escrito com base na experiência do autor junto a profissionais da rede pública de educação e tem como objetivo mostrar a viabilidade de uma construção conjunta com a rede de uma política pública de educação de qualidade.
Fapesp

Outras do dia

Crime, ciência e drag queens: brasileira é finalista de concurso de doutorados explicados em clipes

A princípio, a série "CSI", bailes de drag queens em Nova York na década de 1980 e as ruas de Recife não têm muito em comum, mas, para a pernambucana Natália Oliveira, eles têm tudo a ver.
A cientista misturou tudo isso ao transformar sua tese de doutorado em clipe e tornar-se a única brasileira entre os finalistas de um concurso da revista Science, uma das mais importantes publicações da área do mundo.
BBC

Diretor quer levar filme sobre Olavo de Carvalho a “antros esquerdistas” de universidades

O filme “O Jardim das Aflições”, baseado no livro homônimo do filósofo Olavo de Carvalho, terá mais sessões de exibição em universidades públicas.
“Qual é o principal antro esquerdista da sua universidade? É lá que você tem que levar O Jardim das Aflições”, disse ele, em sua página do Facebook, nesta segunda-feira.
Gazeta do Povo

Josias Teófilo: “Profanamos o templo da religião degradada do esquerdismo”

Gazeta do Povo