terça-feira, 7 de novembro de 2017

Notícias de Educação - 07/nov/2017

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Como manter o cérebro saudável

Treze especialistas chegaram a uma série de conclusões a partir de evidências científicas sobre como estimular o cérebro e viver melhor. Veja quais são elas!
Confira em nossa nova postagem.
Focando Educação

Sala de aula

Alckmin libera celular em escolas estaduais de SP para fins pedagógicos

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou nesta segunda (6) lei que libera o uso de celulares para fins pedagógicos nas escolas estaduais. A medida altera legislação de 2007 que proibia o uso do aparelho nos colégios em qualquer circunstância.
Folha de São Paulo

Avaliação

Aplicativo colaborativo fornece estimativa da nota do Enem com antecedência

É muito comum que os candidatos do Enem saiam da prova cansados e ansiosos para saberem como se saíram na prova, não é verdade? No entanto, por mais que o gabarito seja divulgado no mesmo dia da avaliação, é difícil estimar a nota final considerando apenas a quantidade de questões que foram respondidas corretamente, uma vez que cada questão possui o seu valor individual de pontuação que varia de acordo com a sua complexidade.
Canaltech

Tecnologia permite prever a nota do Enem

Porvir

Enem 2017 foi o assunto de 4 milhões de posts no Twitter

O primeiro dia da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou a servir como uma "fábrica de memes" no Twitter. Dados enviados ao G1 pela assessoria de imprensa do Twitter mostram que, entre a 0h de sexta-feira (3) e as 11h desta segunda-feira (6), a prova do Ministério da Educação foi o assunto de 4.133.207 posts na rede social feitos por usuários do Brasil.
G1

Gestão

Três jovens criam movimento por educação de qualidade e protagonismo

Os três jovens, junto com colegas, fizeram mais de cem entrevistas, com educadores, gestores, professores e políticos, para entender gargalos e possibilidades para o ensino brasileiro. Em agosto de 2014, lançaram o Manifesto Mapa do Buraco. O documento de 25 páginas apresentava bandeiras ligadas à esquerda (é preciso mais recursos para a educação) e à direita (corporativismo sindical atrapalha a melhoria do ensino). Eles buscavam apresentar a base para as discussões sobre a área.
Folha de São Paulo

O que os pais podem fazer diante de casos de doutrinação ideológica?

A preocupação crescente com a pregação ideológica em sala de aula se tornou um assunto das assembleias legislativas país afora. Projetos de lei semelhantes, batizados de Escola Sem Partido, já foram aprovados em cidades como Campinas (SP) e Jundiaí (SP). Uma proposta do tipo também está em discussão no Congresso.
Mas, independentemente disso, o que os pais podem fazer quando houver flagrante de doutrinação ou exposição dos alunos a conteúdo inadequado?
Gazeta do Povo

Inclusão

MEC vai apoiar formação de professores para educação de surdos, diz ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse hoje (6) que o Ministério da Educação (MEC) busca a ampliar acessibilidade e políticas de afirmação de surdos. Segundo ele, está incluído na proposta da Base Nacional Comum Curricular, a formação adequada de professores, “para que a gente possa ter uma política pública cada vez mais inclusiva, respeitando a condição específica dos surdos ou daqueles que têm deficiência auditiva no nosso país".
EBC

Opinião

As redações do ENEM no Brasil e do BAC da França

Comparar os temas das redações do ENEM e do seu homólogo na França, o BAC, nos dá uma boa dimensão do fosso conceitual que separa a ideia de educação e da função da escola no Brasil e em países onde a educação anda melhor.
Os temas das redações dos principais vestibulares dos dois países revelam pelo menos três grandes diferenças de entendimento sobre o papel da educação em geral e do ensino médio em particular.
Veja

A importância da educação superior

Nas últimas semanas têm sido cada vez mais frequentes notícias sobre a crise de sustentabilidade vivida pelas universidades, decorrente do contingenciamento das verbas orçamentárias para ciência e tecnologia, ou da situação falimentar de alguns estados, ou ainda dos elevados índices de evasão de estudantes. Entretanto, torna-se importante, entender a importância da educação superior para o futuro das nações.
O Globo

Seu filho e as questões de gênero, uma aula a céu aberto

Quando movimentos obscurantistas de ultradireita, liderados (não dá para usar encabeçados, pois é justamente a cabeça que falta) por uma figura cuja misoginia e homofobia são notórias, reivindicam que exposições de arte, aulas de história, palestras de filósofos e outras expressões culturais e políticas sejam barradas, a mensagem é clara e horripilante: todos os espaços para o exercício do pensamento seguem sendo ameaçados.
Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Nível socioeconômico influencia diretamente no aprendizado dos alunos, diz ONG

Vídeo
Globo News

Profissionais da Educação

“Mais dinheiro não faz um professor ser melhor”, diz educador

Se existe um país onde professor é celebridade, esse lugar é a Finlândia. E um dos nomes mais notórios do país é o educador Pasi Sahlberg, ex-professor na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Autor de quatro livros, o ex-professor de matemática foi conselheiro do Ministério da Educação finlandês e viaja o mundo compartilhando as experiências do sistema educacional de seu país. Sahlberg é crítico dos atuais modelos de pagamento de bônus para estimular professores. “Quem defende isso não entende nada de educação. Professor quer reconhecimento social, respeito e confiança da sociedade.”
Exame

Eventos

Universidade Federal proíbe evento contrário ao comunismo

A Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) impediu a realização de um evento em memória das vítimas do comunismo. Com o nome “Semana Vítimas do Comunismo: 100 Anos da Pior Tragédia do Século XX”, o evento aconteceria entre os dias 6 e 10 de novembro, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) da universidade.
Gazeta do Povo

Outras do dia

Irmãos são detidos ao tentar fraudar provas do Enem em Montes Claros

Segundo a Polícia Militar, os homens realizavam a prova na mesma sala de aula, na Escola Estadual Felício Pereira de Araújo, no bairro Sumaré. A fraude ocorreu no momento em que um dos irmãos, de 21 anos, pediu permissão ao aplicador para ir ao banheiro. Neste momento, o outro rapaz, de 18, teria aproveitado da distração dos examinadores para trocar as provas. A ação foi flagrada por um estudante, que comunicou a fraude ao fiscal.
Hoje em Dia