quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Notícias de Educação - 08/nov/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Finlândia faz 'maior reunião de pais e professores do mundo' para planejar educação do futuro

Novos tempos exigirão uma nova escola. O diagnóstico vem da Finlândia, país cujo sistema, já celebrado internacionalmente, agora planeja reformas de olho em como será sua educação daqui a duas décadas.
A meta é envolver os pais em um amplo debate sobre a agenda que os finlandeses acreditam ser necessária para preservar o nível de excelência do ensino público nos próximos anos.
BBC

Avaliação

Por que o drama dos “atrasados do Enem” não existe nos EUA

Acontece que existe uma diferença essencial: o SAT pode ser feito em sete datas diferentes ao longo do ano – e um número ilimitado de vezes pelos estudantes.
O candidato que se atrasou e perdeu o SAT de agosto, por exemplo, pôde refazer a prova em setembro. Ou outubro.
Gazeta do Povo

Gestão

BC: maior educação financeira pode ter efeitos macroeconômicos positivos

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Viana, afirmou nesta terça-feira, 7, que uma maior educação financeira no Brasil pode ter efeitos macroeconômicos positivos, como a redução do custo do crédito e da taxa de juros estrutural da economia do País.
IstoÉ Dinheiro

Projeto quer dar protagonismo ao jovem no debate por melhor educação

Na tentativa de aumentar a presença da educação no debate nacional, o Mapa Educação tem buscado mobilizar os jovens em atividades presenciais e virtuais. Cerca de 1,2 mil pessoas passaram por suas duas conferências e pelo lançamento do movimento.
Folha de São Paulo

Inclusão

Aluno nota mil no Enem abandona duas faculdades por falta de acessibilidade

Bernardo superou limites motores e auditivos para, mesmo estudando em escola pública, ser um dos 77 brasileiros a atingir a nota máxima do Enem. Mesmo assim, o garoto precisou abandonar os cursos e prestar a prova novamente neste ano porque nem a PUC nem a UFRJ dispunham de ferramentas para ajudar um aluno surdo no ritmo do ensino superior.
Uol

Leis e políticas

Base curricular deve incluir o brincar na educação infantil, diz especialista

O Brasil deve concluir, ainda neste ano, a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que embasará os currículos da escolaridade básica, em todos os estados e municípios. O tema foi debatido no 7º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado nesta terça-feira (7). Reunidos em Fortaleza, especialistas em desenvolvimento de crianças com até 6 anos disseram que a interação e o brincar precisam ser reconhecidos como eixos estruturantes da educação infantil.
EBC

Justiça Federal condena União por caso de bullying no Colégio Militar de Juiz de Fora

O Tribunal Regional Federal (TRF) condenou a União a pagar R$ 30 mil por danos morais a uma aluna do Colégio Militar de Juiz de Fora, que foi vítima de bullying. O caso ocorreu em 2012 e, na ocasião, a vítima foi responsabilizada pelos colegas de classe pela retirada de pontos por um professor de química.
G1

Comissão especial deve votar em dezembro PEC que torna Fundeb permanente

Deve ser votada em dezembro, em comissão especial, a proposta (PEC 15/15) que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Pela Constituição, o Fundeb, que começou a vigorar em 2007, tem vigência até 2020.
Câmara

Opinião

Educação no século 21: qual o papel da tecnologia na escola?

A tecnologia veio para ficar, mas não façamos dela uma panaceia. O surgimento e a expansão das tecnologias de informação e comunicação (as chamadas TICs) entre o final dos anos de 1980 e meados de 1990 recebem o nome de revolução tecno-científica. Mudam, com ela, as relações pessoais, as relações de trabalho, o tempo do desenvolvimento científico, a arte, as relações financeiras e comerciais e até mesmo a forma de se editar um texto. Muda a sociedade como um todo. Mas muda a escola? Nem sempre. Equipar uma escola com as mais modernas tecnologias não levará a nada se não houver a devida preocupação com a didática, entendida como a inter-relação entre professor, aluno e conteúdo.
O Globo

O berço da desigualdade educacional

Não é novidade que a Educação é considerada um dos fatores de maior potencial para corrigir tal desigualdade. Não são poucas as pesquisas que mostram a sua força para ajudar a criar um país mais equânime.
No entanto, há uma variável nessa conta (mais Educação, menos desigualdade) aparentemente simples: a qualidade.
Uol

Educação no Brasil é farta em desrespeito a direitos humanos

A intenção do governo de anular redações do Enem que afrontassem os direitos humanos - frágil por ser sujeita a contestações sobre a subjetividade da correção e o cerceamento da liberdade de expressão - gerou acalorado debate nas redes sociais e foi parar na corte suprema, que acabou por barra-la.
Já a inquestionável exclusão educacional no país, que limita o exercício pleno da cidadania de milhões de brasileiros, segue amplamente ignorada.
Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

As 50 escolas com os melhores resultados no Enem

Um levantamento inédito publicado na revista VEJA desta semana mapeou quem são e em quais escolas estão os alunos que costumam figurar no topo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – uma turma seleta de crânios que figura entre o 1% das notas mais altas da prova.
Veja

Eventos

Jogo permite que adolescentes participem de políticas públicas

Para dar voz e estimular o protagonismo e a participação social dos jovens na construção de políticas públicas que atendam seus interesses, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) lança nesta quinta-feira, 9, um jogo virtual que selecionará dez pessoas para compor o Comitê de Participação de Adolescentes do Conanda (CPA). Os interessados podem se inscrever até 10 de dezembro.
MEC

Coordenador do Escola Sem Partido e professor da UFPR divergem em debate da Gazeta do Povo

O Escola Sem Partido foi tema de um debate organizado pela Gazeta do Povo nesta terça-feira. De um lado, o idealizador do projeto e coordenador da Associação Escola Sem Partido, Miguel Nagib. De outro, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Geraldo Balduíno Horn, que faz parte de um grupo de docentes contrários ao projeto. Miguel Nagib e Horn discordaram tanto no diagnóstico a respeito da doutrinação ideológica quanto sobre a viabilidade de uma lei para coibir abusos.
Gazeta do Povo

Outras do dia

PF e CGU combatem desvios de recursos para Educação em cidades da Bahia

Duzentos e cinquenta policiais federais e 25 auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) participam desde as primeiras horas da manhã de hoje (7) da Operação Fraternos, deflagrada para coibir o suposto desvio de recursos públicos da educação em ao menos três cidades baianas. Oitenta e um mandados judiciais estão sendo cumpridos na Bahia, São Paulo e em Minas Gerais.
IstoÉ