quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Notícias de Educação - 09/nov/2017

Clipping Focando Educação

Destaque: BNCC

Base curricular pode ser revista e colocar em xeque plano de Temer

Reivindicações de amplas mudanças na Base Nacional Comum Curricular podem exigir uma extensa revisão no texto atual do documento. Essa possibilidade não estava no plano do MEC (Ministério da Educação).
O CNE (Conselho Nacional de Educação) divulgou na noite de terça-feira (7) uma lista de 234 documentos com críticas e propostas ao texto.
Folha de São Paulo

CNE abre para consulta 232 contribuições à Base Curricular

Quase dois meses depois da última audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular, o Conselho Nacional de Educação publicou em seu site nesta quarta-feira (8/11) 232 documentos protocolados com sugestões e críticas da sociedade civil ao texto do Ministério da Educação. Estão na fase final de tratamento técnico e também serão abertos para consulta os áudios de 283 manifestações orais registradas nas audiências públicas promovidas pelo CNE em Manaus, Recife, Florianópolis, São Paulo e Distrito Federal entre 7 de julho e 11 de setembro.
Jeduca

BNCC: Contribuições

MEC

Sala de aula

Como é o jogo que transforma alunos em prefeitos por um dia

O que você faria se fosse prefeito por um dia? É esse o desafio lançado pelo Cidade em Jogo, um game on-line destinado a jovens e estudantes, desenvolvido pela Fundação Brava, uma organização de São Paulo voltada para melhoria da gestão pública, em parceria com o Woodrow Wilson Center, um centro americano de políticas públicas.
O jogo pode ser acessado pela internet e tem como objetivo principal ajudar professores a ensinar temas como cidadania e gestão em sala de aula, principalmente a estudantes do ensino médio.
Nexo

Como em restaurante, alunos fazem escolhas em um menu de aprendizagens

Nessa lógica de escolhas, o projeto “Menu de aprendizagens – Os Estados-Nações e o surgimento do capitalismo” ofereceu aos alunos do 9º ano do Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre (RS), um conjunto de escolhas, assim como o cardápio de um restaurante.
O menu que propusemos tratou de outro alimento. Ao invés de optar por uma entrada, o aluno escolheu uma temática que lhe agrava saber mais, dentro das possibilidades dos conteúdos programáticos para o primeiro trimestre dos componentes curriculares de História de Geografia. No lugar do prato principal, ele optou por uma metodologia que lhe permitiu conhecer de forma mais aprofundada a temática. Por fim, ao invés de uma sobremesa, optou por diferentes formas de apresentar aquilo que foi estudado ao longo do trimestre.
Porvir

Videoaulas no Youtube fazem sucesso entre alunos e encaram preconceito dos pais

A busca por conhecimento online é comum tanto entre alunos que fazem um cursinho presencial como por quem conta só com a internet como ferramenta de estudo.
O crescimento das plataformas de videoaulas é fruto das vantagens que a mesma oferece ao aluno virtual, entre elas a linguagem dos jovens, o custo-benefício e o controle sobre o conteúdo.
Uol

Avaliação

'Não há possibilidade de cancelar o Enem 2017', diz Inep após operação contra fraudes no Ceará

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse nesta quarta-feira (8) que descarta cancelar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 após operação da Polícia Federal (PF) no Ceará prender quatro pessoas suspeitas de participar de fraudes em concursos públicos. Não há indícios de fraude no Enem 2017, segundo a PF.
G1

Polícia Federal: quadrilha violava provas do Enem e vendia vaga por R$ 90 mil

Gazeta do Povo

Candidatos prejudicados por falta de luz poderão refazer Enem

Cerca de 3.500 participantes de nove locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram afetados por falta de energia elétrica no último domingo 5 poderão participar da reaplicação da prova, prevista para dezembro. Os problemas ocorreram em nove locais: Olinda (PE), Teresina (PI) e em sete endereços em Uruaçu (GO).
Veja

Reaplicação do Enem está marcado para dezembro

R7

Gestão

Homeschooling: pais podem confiar nas crianças para aprenderem sozinhas

Boa notícia: boa criação é muito mais fácil e divertida do que a maioria das pessoas pensa, mesmo para quem adota homeschooling – aliás, principalmente para quem adota homeschooling.
Gazeta do Povo

Falta de internet dificulta medida de Alckmin de usar celular em aula

A falta de uma rede de internet de alta capacidade de transmissão de dados e a falta de um treinamento para os professores são as principais dificuldades hoje para o uso dos celulares com a finalidade pedagógica nas escolas da rede estadual.
Folha de São Paulo

Guia ensina gestores a implantar política de educação aberta

Gestores públicos interessados em implantar uma política de educação aberta contam agora com um guia prático sobre o tema. A publicação “Como Implementar uma Política de Educação Aberta e de Recursos Educacionais Abertos”, de Priscila Gonsales, Débora Sebriam e Pedro Markun, foi lançada no final de outubro pela Cereja Editora. O livro faz parte das ações da Iniciativa Educação Aberta (IEA) em parceria com a Cátedra UNESCO de Educação Aberta do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para aumentar a quantidade de informações disponíveis sobre o tema.
Porvir

Inclusão

Educar surdos é desafiador e possível

A prova já foi, mas a pergunta fica: afinal, quais são os desafios para inclusão dos surdos no sistema educacional brasileiro? Segundo a educadora Fernanda Cortez, que é diretora da Escola de Educação Bilíngue para Surdos (Derdic), da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), é primordial compreender que a Língua Brasileira dos Sinais, a Libras, não é uma mera tradução da língua portuguesa por meio de gestos, mas se configura como uma língua própria, com características particulares.
Carta Educação

Estudante surdo viaja 50 quilômetros para ter ensino com intérprete no RN

G1

Leis e políticas

Mais duas cidades aprovam lei da Escola Sem Partido

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto (SP) se tornou mais uma assembleia a aprovar o projeto de lei da Escola Sem Partido. Na sexta-feira, a proposta já havia sido aprovada em outra cidade de médio porte: Lorena (SP), com cerca de 90 mil habitantes. Na cidade, a proposta obteve 12 votos a favor e apenas um contrário.
Gazeta do Povo

Senado aprova medida provisória que reformula o Fies

Como o texto já havia sido aprovado pela Câmara, a medida provisória seguirá para a sanção do presidente da República, Michel Temer.
G1

Senado derruba carência de pagamento do Fies e inclui BNDES no fundo

Uol

Senado aprova projeto que permite renegociação de dívida estudantil

Folha de São Paulo

Novo Financiamento Estudantil é aprovado no Senado e ofertará 100 mil vagas a juro zero

MEC

Após aprovação do Novo Fies no Senado, MEC confirma oferta de 310 mil contratos de financiamento em 2018

G1

Opinião

Movimento Colabora Educação

O artigo 205 da Constituição brasileira é um dos mais belos, pois trata da Educação como direito de todos, e do dever, enquanto oferta, do Estado e da família em colaboração com a sociedade. Vai inclusive além, que não se trata de oferecer qualquer Educação, mas aquela que desenvolve plenamente a pessoa, preparando-a para a vida. Um dos aspectos que chama a atenção é o fato de que essa oferta seja feita em parceria com a sociedade, mediante um exercício de colaboração mútua.
O Brasil, nos últimos quinze anos, vem colocando em prática, de forma exitosa, essa parceria mediante a criação de movimentos pela educação.
IstoÉ

Nova fase da Educação-Mercadoria

Foi-se o tempo em que pais de classe média e alta escolhiam escolas particulares baseados apenas na tradição. A educação básica privada transforma-se progressivamente em um mercado de serviços como outro qualquer, e a oferta de “experiências perfeitas” (?!) às crianças pouco se distingue das estratégias de propaganda hotéis de luxo ou resorts à beira-mar.
Outras Palavras

ENEM – um modelo esgotado

Qual será o futuro do ENEM? Parece que o país se convenceu da necessidade de diversificar o ensino médio – portanto, caberá diversificar também a avaliação.
Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa do MIT: universidade pública gratuita pode prejudicar alunos de baixa renda

O governo do Chile está empenhado em abolir gradualmente o sistema de mensalidades nas universidades públicas do país. Mas, segundo um novo estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o projeto pode acabar prejudicando os mais pobres.
A pesquisa, publicada em 27 de outubro, afirma que a política de gratuidade defendida pelo governo tende a afastar os estudantes de baixa renda do ensino superior.
Gazeta do Povo

Estagnado há cinco anos, Brasil segue com proficiência baixa em inglês e atrás de todos os Brics

Desde que conseguiu um salto de qualidade no domínio do inglês da população, há cinco anos, o Brasil se manteve estagnado no nível de proficiência "baixo" da língua, segundo os dados da edição 2017 do Índice de Proficiência em Inglês (EPI, na sigla em inglês) divulgado na manhã desta quarta-feira (8) pela EF Education First, empresa de educação internacional especializada em intercâmbio.
G1

Quanto custa estudar nas escolas com melhores resultados no Enem

Os alunos melhor classificados no Enem estudam em escolas cujas mensalidades para o terceiro ano do Ensino Médio podem chegar a R$ 4,6 mil. VEJA realizou uma pesquisa de mercado a partir da lista produzida pelo IDados, instituto de análises estatísticas que acompanha o sistema de ensino brasileiro, com base nos resultados da prova de 2015. Das 10 escolas consultadas pela reportagem, apenas uma é pública.
Veja

Educação de Jovens e Adultos

Candidatos à certificação de competências já podem acessar o cartão do participante

Os mais de 1,5 milhão de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017 já podem consultar o local onde farão suas provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o acesso ao cartão de confirmação da inscrição nesta quarta-feira, 8, na página do participante. Para acessar o cartão, basta fornecer o CPF e senha cadastrada. Para aqueles que esqueceram a senha, o Inep preparou um passo a passo completo com as orientações para recuperação de senha.
MEC

Ensino Superior

Concorrência em Medicina na Fuvest mais do que dobra neste ano

A concorrência para o curso de Medicina na Fuvest mais do que dobrou neste ano. São 135,74 candidatos disputando uma das 125 vagas da graduação mais concorrida da Universidade de São Paulo (USP) no campus da capital paulista. O número de vagas ofertadas em Medicina pela Fuvest teve redução, uma vez que a prova não abrangerá mais as 120 vagas para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Outras 50 serão reservadas para a disputa pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
O Estado de São Paulo

Fuvest divulga concorrência do Vestibular 2018

Brasil Escola

Profissionais da Educação

País terá 'apagão de professores', aponta pesquisa sobre cursos de licenciatura

O número de alunos que ingressaram em cursos de licenciatura presenciais caiu 10% entre 2010 e 2016, é o que aponta uma pesquisa do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). No mesmo período, o número de concluintes desses cursos caiu 7,6%.
“É um problema muito grave, porque hoje os alunos que optam pelas licenciaturas e escolhem seus cursos por preço e não por vocação. A grande maioria busca pedagogia e as diversas áreas da formação como para professores de matemática, ciências, física, química, os ingressantes caem ainda mais a cada ano”, alerta o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.
Uol

Outras do dia

Fraudadores corrompiam fiscais e tinham acesso a provas do Enem

Esquema suspeito de fraudar provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros concursos corrompia fiscais ou usava candidato falso, que gabaritava questões e repassava informações por ponto eletrônico aos clientes. A conclusão é da operação Adinamia, da Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), que desarticulou a quadrilha, ontem. Em algumas ocasiões, o grupo tinha acesso às provas, violando o lacre antecipadamente.
O Povo