segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Notícias de Educação - 22/jan/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Educação 4.0: o que devemos esperar

Não tem mais volta, a educação 4.0 chegou! O termo está ligado à revolução tecnológica que inclui linguagem computacional, inteligência artificial, Internet das coisas (IoT) e contempla o learning by doing que traduzindo para o português é aprender por meio da experimentação, projetos, vivências e mão na massa.
Não existe um modelo pronto para aplicar e todos podemos (e devemos) contribuir, quebrando velhos paradigmas de anos impostos em uma educação descontextualizada, pautada em transmissão de conhecimento e ambientes pouco propícios ao processo de aprendizagem.
Nova Escola

Você também pode ser um autodidata; saiba como

Albert Einstein é um dos autodidatas mais famosos da história. O cientista foi o “pai” da Teoria da Relatividade, uma das contribuições científicas mais importantes do século 20. Muitas vezes, as pessoas pensam que o autodidatismo é uma habilidade exclusiva dos gênios como o Einstein. A verdade, entretanto, é que todas as pessoas têm capacidade de aprender algo sem a ajuda de um mentor.
Gazeta do Povo

5 habilidades transferíveis que você aprende estudando no exterior

Claramente, você já deve saber de todas as vantagens e benefícios de estudar no exterior e conquistar um diploma internacional. Estes são assuntos bastante comentados e esclarecidos. Mas, nem sempre é dada a atenção e o valor devidos às habilidades “extracurriculares” e totalmente transferíveis que o estudante adquire ao estudar em outro país, em uma cultura diferente.
Brasil Escola

Avaliação

Corretores veem plágio em redação do Enem e PF investiga o caso

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (19) que corretores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) identificaram plágio do trecho de um livro na redação de um candidato. O órgão acionou a Polícia Federal (PF), que localizou o candidato. A PF diz que ele admitiu ter usado o celular durante a prova para pesquisar o tema da redação.
G1

Curso extra, leituras, horas de treino e muita repetição: os segredos de quem tirou mil na redação do Enem 2017

Na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), só 0,01% dos candidatos tiraram a nota máxima na prova de redação.
O G1 ouviu 11 estudantes que afirmaram estar neste grupo: são seis meninos e cinco meninas de oito estados diferentes do Nordeste, Sudeste e Norte. Entre as estratégias mais citadas por eles para conseguirem a nota está a participação em cursos extras de redação, ou até com um professor ou professora particular. Mas todos repetem que, sem treino e muitas redações feitas durante o ano, não seriam capazes de atingir a nota mil.
G1

Com nota do Enem, faculdades paulistas dispensam candidatos de seus vestibulares

A divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na quinta-feira (18) acabou com a ansiedade dos candidatos e lhes permitiu começar a traçar os novos passos da carreira estudantil. E uma das possibilidades para eles é utilizar a classificação no "maior vestibular do país" como porta de acesso para algumas das principais universidades particulares de São Paulo.
Uol

Gestão

Rede pública cresce como alternativa e aumenta migração das escolas particulares

As matrículas do ensino médio para alunos novatos na rede estadual começam na segunda-feira, 22. Em meio ao sonho de ver o filho ingressar no ensino superior, muitas famílias têm adotado as escolas públicas como caminho para ver seus adolescentes na Universidade. Se há até poucos anos escolher colégios públicos era a última opção, essa tem se tornado uma escolha cada vez mais frequente.
O Povo

Alívio, mas nem tanto

Inflação é a menor em duas décadas, mas a sensação de preço baixo não chega à classe média. A culpa é da alta de despesas em serviços como saúde e educação
Famílias com crianças em idade escolar são diretamente afetadas pelo reajuste das mensalidades nas escolas. Para os idosos, reajustes de planos de saúde e medicamentos consomem boa parcela do orçamento. Como serviços médicos e de educação subiram bem acima da inflação média no ano passado, o aumento atingiu em cheio a classe média.
Veja

Leis e políticas

Projeto autoriza a criação de centros de integração em comunidades quilombolas

De acordo com o projeto, os Centros de Integração Federal Quilombola terão como objetivo oferecer educação básica e profissional, atividades de esporte, cultura e lazer, além de serviços de saúde e inclusão digital para os moradores das comunidades remanescentes de quilombos. O patrimônio dos centros quilombolas será constituído pelos bens e direitos que lhes venham a ser doados pela União, pelos estados, pelos municípios e por outras entidades públicas e particulares, além de bens e direitos que venham a adquirir.
Senado

Opinião

É a renda, não a escola

Se há uma verdade na sociologia da educação é que a escola não elimina a desigualdade social que vem do berço. A escola tende a ser reprodutora das divisões existentes na sociedade. É o caso de repetir a sabedoria popular: “tal pai, tal filho”. Pai rico, filho altamente escolarizado; pai pobre, filho com baixa escolaridade. Como escreve Érica Fraga, “existe uma barreira intergeracional para o acréscimo de escolaridade, dependendo da educação paterna... Apenas 4,6% da população brasileira de 25 a 65 anos cujos pais não tiveram nenhuma instrução formal conseguiram chegar ao ensino superior”. Continuamos a ignorar, voluntária e comodamente, essa evidência.
O Povo

Cotas não resolvem, mas ajudam

É inegável que ações afirmativas, como as cotas, são importantes mecanismos de justiça social em um país tão profundamente injusto como o nosso. E as conclusões do levantamento indicam que tais ferramentas são válidas também no plano acadêmico: não se confirmam os prognósticos de que o ingresso de alunos cotistas resultaria em degradação da qualidade dos cursos.
O perigo é alguém acreditar que cotas resolvem alguma coisa no médio prazo. Nosso sistema educacional está doente, e cotas são como um antitérmico, que reduz o desconforto do paciente, mas não ataca as causas da febre.
Folha de São Paulo

Cotas para transgêneros mostram incompreensão do papel da universidade

Pode-se discutir se esta era a melhor solução para remediar o problema (nos EUA). Mas, de fato, havia uma razão clara para a adoção de um sistema de cotas, posteriormente convertido nas chamadas ações afirmativas.
No Brasil, a adaptação dessa ideia sempre foi problemática.
Gazeta do Povo

O Básico Do Básico Parece Que Ainda Não É Prioridade Máxima No Ensino Superior Brasileiro

No Brasil,profissionais ainda têm pouca demanda devido à pequena ambição em alcançarmos uma competitividade internacional. Quando, há mais de vinte anos, ao fazermos o planejamento acadêmico da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)nos perguntamos: “Se um empresário quiser saber porquê ele deveria contratar um profissional formado na UMC, o que poderemos responder em uma frase?”, depois de semanas de discussão definimos que a resposta seria: “Porque todo egresso da UMC domina as três linguagens essenciais: o português, a informática e o inglês” e foi incorporado a todos os projetos pedagógicos de cursos.
Há uma acomodação e uma preguiça de forçar os estudantes a aprenderem estas linguagens para valer, utilizando-as no seu dia a dia acadêmico. Vinte anos de atraso, no mínimo.
O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Escola é espaço de aprendizagem e protagonismo

O potencial de mobilização dos jovens é grande, mas ainda é subestimado e subutilizado pela sociedade. Esse é um dos indicativos da pesquisa “Novos fluxos na busca por oportunidades: Trajetórias de jovens nas periferias da cidade”, da Fundação Itaú Social, que destaca a relação dos estudantes com o território escolar. De autoria de Fernanda Zanelli, gestora de projetos socioculturais para juventudes, a publicação traz um panorama sobre a formação das periferias e indica alguns elementos que são a chave para novas experiências.
Nova Escola

EAD

Relator defende limites ao ensino a distância na área de saúde

O ensino a distância na área de saúde precisa de limites, e eles têm de ser discutidos com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Educação. Essa é a opinião do deputado Átila Lira (PSB-PI), relator de projeto de lei (PL 5414/16) que proíbe o incentivo do governo a cursos da área de saúde na modalidade a distância.
Câmara

Ensino Superior

Ministério da Educação reconhece 50 cursos de ensino superior

Segundo a portaria, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), entre os cursos beneficiados, 13 são de instituições públicas de ensino. No total, incluindo instituições privadas, são oferecidas 617 vagas, das quais 202 estão concentradas nos três estados da Região Sul, 80 na Bahia, 30 em Goiás, 85 no Pará e 220 em Minas Gerais.
EBC

Profissionais da Educação

No ensino infantil, professores com formação são minoria

Os primeiros anos de ensino são decisivos para a formação intelectual das crianças. É no começo da infância que a capacidade cognitiva é mais elevada e as bases da aprendizagem são lançadas, influenciando toda a trajetória escolar. Mas o perfil dos profissionais de educação infantil não corresponde a essa expectativa: com má formação dos professores, as crianças não têm acesso às melhores possibilidades de aprendizagem.
Gazeta do Povo

Porque os professores da educação infantil ganham menos se essa fase é tão importante?

CBN

Eventos

Porvir promoverá oficina sobre projetos na escola durante Campus Party

O ciclo de vida de um projeto é o tema da oficina que o Porvir vai oferecer na 11ª edição da Campus Party Brasil. O evento, que será realizado no Centro de Exposições Anhembi, em São Paulo (SP), de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, terá uma área específica para debates e atividades relacionadas a tendências educacionais, a Arena Educação do Futuro.
Porvir

Outras do dia

Justiça determina afastamento do Secretário de Educação de Petrópolis, no RJ

A Justiça determinou nesta sexta-feira (19) o afastamento das funções administrativas do Secretário de Educação, Anderson Juliano, de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A decisão foi do juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Luiz Martins Alves, com base na Lei da Ficha Limpa.
G1