terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Notícias de Educação - 23/jan/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Parceria entre escola e museu revela a potência de um Território Educativo

O conhecimento não se restringe ao perímetro escolar ou à academia. São muitos os saberes presentes nas pessoas, nas histórias e nos territórios, que podem educar e transformar na mesma potencialidade que os saberes sistematizados pela humanidade. Em uma Cidade Educadora, as escolas assumem esse princípio e articulam-se com os agentes do entorno para promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. E mais do que isso: deixam-se penetrar pelas dinâmicas do território, convertendo-se em um centro de produção de conhecimento local. A troca é, mais do que possível, necessária.
Aprendiz

Aplicativo adapta clássicos para despertar gosto pela leitura

Com oito livros interativos publicados, todos adaptações de clássicos da literatura, o aplicativo Storymax usa a tecnologia dos smartphones e tablets para contar histórias. Tudo pensado para desenvolver o gosto pela leitura no público infanto-juvenil.
Porvir

Mais de 140 Planos de Aula gratuitos da Olimpíada de História da Unicamp estão disponíveis

Professores e demais pessoas interessadas podem acessar gratuitamente 146 planos de aula no site da Olimpíada Nacional em História do Brasil, projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Brasil Escola

Gestão

Grupo SEB compra colégio carioca de A a Z

O acordo entre as instituições já era costurado há alguns anos, mas só nesta segunda foi fechado com a transferência total das ações do colégio carioca para o grupo paulista. O valor da negociação não foi divulgado, mas o G1 apurou que o acordo gira em torno de R$ 72 milhões.
G1

Opinião

A urgência da educação

Vários são os fatores que contribuem para a produtividade de um país, como, por exemplo, saudável ambiente de negócios, infraestrutura de produção e logística adequada, abertura comercial, livre concorrência, segurança jurídica, burocracia estatal não sufocante, baixos níveis de corrupção. Todas essas condições são importantes e devem ser buscadas ativamente. Há, no entanto, um fator decisivo, cuja ausência pode pôr a perder a eficácia de qualquer esforço para aumentar a produtividade: a educação.
O Estado de São Paulo

Se não dedicar 5h semanais para aprender, você está sendo irresponsável

“Aprendizagem ao longo da vida” é uma expressão que sempre está presente em palestras de educação que pode significar tudo e nada ao mesmo tempo.
Mas quanto é suficiente aprender? Aparentemente, 5 horas por semana, ou uma hora todos os dias da semana, de acordo com esse artigo do Quartz, que lista as estratégias adotadas pelo investidor Warren Buffett e também pelo fundador da Microsoft Bill Gates.
Porvir

Que benefício a educação superior traz à sociedade?

A expansão da educação superior tem sido objeto de políticas públicas em todo o mundo. O senso comum, sustentado por pesquisas e evidências, associa educação a desenvolvimento. Gestores públicos vangloriam-se quando o porcentual da população jovem que atinge a universidade cresce.
Quanto mais, melhor. O movimento envolve também a pós-graduação, com a multiplicação do número de mestrados e doutorados. Supõe-se que mais mestres e doutores ajudem a gerar mais conhecimento, patentes e riquezas.
Carta Capital

Ensino Superior

Sisu cresce quatro vezes em sete anos e concentra quase metade das vagas públicas em universidades

Criado depois da reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ganhou, em menos de uma década, o status de maior aglutinador de vagas em graduação nas instituições públicas do país. Entre 2010 e 2016, o número de vagas que as universidades, institutos e faculdades federais e estaduais decidiram destinar ao sistema cresceu mais de quatro vezes, e a concentração do total de vagas ofertadas no ensino superior público do Brasil no Sisu saltou de 10,7% para 43%.
G1

Sisu abre inscrições para quase 240 mil vagas em faculdades públicas

R7

Resultado do vestibular da Uncisal 2018 é anulado por problemas no sistema

O resultado do vestibular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) 2018, que foi divulgado na última sexta-feira (19), foi anulado. A informação foi confirmada por meio de nota no site da instituição nesta segunda (22).
Segundo a nota, a universidade diz que foi informada pelo Instituto AOCP, responsável pela realização do vestibular, que houve problemas técnicos no sistema de cálculo de resultado e disse ainda que trabalha para que, o mais breve possível, seja divulgado o resultado retificado.
G1

Uerj retoma aulas, mas especialistas dizem que é cedo para comemorar

Um dos símbolos da falência do Rio, a crise que atinge a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) parece perto do fim. As aulas e atividades científicas da universidade, considerada uma das mais importantes do País, foram retomadas nesta segunda-feira, 22, depois de quase dois anos de penúria. Os salários atrasados já estão quitados, bem como a maior parte das bolsas estudantis, segundo informou a reitoria. Especialistas em educação dizem que é um bom começo, mas que ainda é cedo para comemorar.
O Estado de São Paulo

Outras do dia

O astronômico preço da educação

Estudo revela que tributos embutidos nos produtos escolares chegam a até 50% do preço
Quem tem filhos sabe que parte das despesas de iní­cio de ano é com a com­pra do material escolar. Os pais se preocupam por não saberem como gastar menos e onde encon­trar produtos com preços acessí­veis e com qualidade. O que nem todos sabem é que os tributos em­butidos nos produtos escolares são astronômicos, chegando a até 50% do preço do material.
DM