sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Notícias de Educação - 26/jan/2018

Clipping Focando Educação

Gestão

O programa do Ceará que promoveu um salto na alfabetização

Historicamente, o Ceará sempre ficou abaixo da (péssima) média nacional nos índices que medem a qualidade da educação. Mas, na última década, as coisas começaram a mudar no Estado. Mudaram tão rápido que se tornaram o principal caso de sucesso de políticas educacionais no país. Cooperação entre Estado e município, somada a incentivos financeiros, explica melhoria nos índices educacionais cearenses.
Gazeta do Povo

Inclusão

Quem está fora da escola não pode esperar

Nas próximas semanas, as escolas brasileiras abrem novamente as portas para começar mais um ano letivo. A volta às aulas é sinônimo de alegria para 93,5% das crianças e adolescentes brasileiros, que têm seu direito de acesso à escola garantido. Mas é também um momento de tristeza para mais de 2,8 milhões de meninos e meninas de 4 a 17 anos que vão continuar longe das salas de aulas.
O Estado de São Paulo

Universidade de Oxford aceita mais mulheres que homens pela primeira vez em mil anos

A Universidade de Oxford é uma das mais tradicionais do mundo, mas o ano de 2017 foi o primeiro nos quase mil anos da instituição em que foram aceitas mais mulheres do que homens em seus concorridos cursos de graduação. A diferença foi pequena: 1.070 mulheres contra 1.025 homens foram admitidos no segundo semestre do ano passado.
O Globo

Opinião

Transformar realidades nocivas com boas políticas públicas

Estamos em ano eleitoral e, para além de sensibilidades exacerbadas e debates estéreis, começam a aparecer propostas concretas de mudanças de práticas e políticas públicas no Brasil. E neste momento tendem a prosperar tanto populismos, com fórmulas mágicas de transformação de uma realidade percebida como inaceitável, como ideias inovadoras, embora muitas vezes de difícil implementação.
Na verdade, precisamos, sim, de propostas ousadas e de líderes que as implementem. Mas o central nessa discussão é se os eleitos terão equipes com solidez técnica e política para mudar a realidade e não apenas boas ideias.
Folha de São Paulo

Ensino Superior

Sisu encerra as inscrições nesta sexta; medicina é a carreira mais procurada

Termina às 23h59 desta sexta-feira (26) o prazo para os candidatos concluírem a inscrição no Sisu, sistema que reúne vagas em instituições públicas de ensino superior. Balanço divulgado pelo MEC na quinta (25) já apontava mais de 1,8 milhão de inscritos.
Folha de São Paulo

Confira as maiores e menores notas de corte de alguns cursos oferecidos pelo SiSU 2018/1

Brasil Escola

Medicina, direito e administração são as carreiras mais procuradas no Sisu

Folha de São Paulo

Paraíba foi o Estado que mais recebeu estudantes de fora pelo Sisu em 2017

Uol

Sisu 2018 tem média de 28 mil novos inscritos por hora

G1

De primeiro mundo: salário pago a professores estrangula contas de universidades públicas

O sistema público de ensino superior no Brasil tem algumas peculiaridades. Uma delas é a gratuidade total, do primeiro ano da graduação ao último de doutorado, sem exigência de contrapartida. Outra são salários proporcionalmente altos pagos aos professores de universidade federal. E não é um exagero que o valor médio se equipara ao de países nórdicos. A OCDE, principal referência de dados para a educação, é quem diz.
Gazeta do Povo

Outras do dia

O Brasil no topo do mundo da matemática

“Imagine seu time passando da segunda para a primeira divisão em um campeonato mundial de futebol. É motivo de comemoração para todos os torcedores”. Assim o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, definiu o ingresso do Brasil no Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), o mais alto patamar em nível de pesquisas e conhecimento matemático. A “promoção” coloca o país entre os melhores, como Alemanha, Estados Unidos, China e Japão
Veja

Avanços em pesquisas e oferta de ensino levam Brasil a grupo de elite da matemática mundial

MEC

Brasil é promovido ao grupo de elite da pesquisa em matemática

Folha de São Paulo

Preço do material escolar sobe abaixo da inflação, diz FGV

Os preços médios do material e transporte escolar subiram abaixo da inflação entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) divulgado nesta quinta-feira (25).
G1

Chile aprova gratuidade universal no ensino superior

O Congresso do Chile aprovou nessa quarta-feira (24), em último debate, a lei do ensino superior que estabelece gratuidade universal, uma decisão que o governo da presidente Michelle Bachelet classificou de “histórica” e um dos projetos emblemáticos de sua gestão.
Carta Educação