segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Notícias de Educação - 29/jan/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Conheça cinco novas tecnologias para transformar a sala de aula

Se existisse um parque de diversões para educadores, ele provavelmente estaria localizado no Centro de Convenções Excel London, no distrito de Newham, em Londres. Na última semana, o espaço foi ocupado por centenas de estandes com inovações tecnológicas que se propõem a tornar a escola mais atraente para os estudantes. Cerca de 850 empresas, além de mais de uma centena de startups, participam desde quarta-feira da Bett.
Apesar da diversidade de ferramentas apresentadas, as soluções têm uma característica em comum: em sua maioria, os produtos apresentados na Bett tentam auxiliar professores, em vez de tomar o seu lugar.
O Globo

Combustível para o cérebro: exercício físico é importante aliado para a aprendizagem

Estudos mostram que a inserção de exercícios físicos em sala de aula, além das aulas de educação física, é um complemento que pode melhorar o processo de aprendizagem dos alunos.
Diversas pesquisas afirmam que o exercício físico regular em idade escolar ajuda na concentração e fixação de conteúdos, desenvolve melhor o raciocínio lógico e a memória, proporciona reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas.
Gazeta do Povo

Funk obsceno nas escolas: o que elas devem fazer?

O que fazer quando os alunos estão ouvindo músicas com termos chulos que fazem referência à sexualidade exacerbada, ao uso de álcool e ao consumo de drogas?
O caminho da lei não parece ser viável. Restam dois caminhos às escolas: um deles é o de proibir.
A melhor saída é mostrar aos alunos que existem outras expressões culturais e artísticas.
Gazeta do Povo

Crianças de Ilhabela terão atividade de compostagem nas escolas

Quando voltarem às aulas depois do Carnaval, crianças de 14 escolas municipais de Ilhabela (a 210 km de São Paulo) vão conhecer e poder participar de uma experiência de compostagem.
É o maior projeto em número de escolas e de alunos desse tipo em todo o litoral norte do Estado, segundo seus organizadores.
Folha de São Paulo

Avaliação

Após oito dias, cerca de 800 mil participantes do Enem 2017 ainda não viram a nota

Um balanço divulgado na noite de sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que, oito dias depois da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 41% dos candidatos inscritos ainda não checaram o sistema para ver seu resultado.
G1

Gestão

SP: CEUs só saem se chegar dinheiro de privatizações, diz secretário de Doria

Há pouco mais de um ano à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider prevê um 2018 ainda de dificuldades orçamentárias –menores que as de 2017, mas ainda consideráveis, diz ele.
A retomada de obras paralisadas de 14 CEUs (Centros de Educação Unificada), por exemplo, depende do sucesso de privatizações previstas pelo prefeito João Doria (PSDB). Mesmo ao ressaltar esses desafios, Schneider comemora avanços. Cita a elaboração do currículo municipal, o projeto de tecnologia e a expansão das creches.
Folha de São Paulo

Inclusão

CMN regulamenta juro zero do novo Fies para estudantes de baixa renda

A partir de amanhã (26), 100 mil estudantes de famílias de baixa renda poderão contratar empréstimos do novo Financiamento Estudantil (Fies) corrigidos apenas pela inflação. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou os juros reais zero para as operações de crédito concedidas a universitários de domicílios com renda per capita de até três salários mínimos.
EBC

Leis e políticas

MEC autoriza autarquias municipais e estaduais de educação superior a aderir ao Fies

De maneira a ampliar o acesso à formação superior no Brasil, o Ministério da Educação estendeu para as autarquias de educação superior estaduais e municipais a adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No total, 111 instituições de todo o país serão beneficiadas com a medida. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, na manhã desta sexta-feira, 26, durante reunião com representantes de autarquias de educação em Caruaru, Pernambuco.
MEC

Projeto regulamenta criação de fundações para gerir doações a universidades públicas

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8694/17, do Senado Federal, que autoriza as instituições públicas de ensino superior, os institutos federais de educação e as instituições científicas, tecnológicas e de inovação públicas (ICTs) a celebrar acordos com fundações privadas que têm por propósito único captar, gerir e destinar doações de pessoas físicas e jurídicas.
Câmara

Criação de seis novas universidades federais está na pauta do Senado

Goiás, Piauí, Mato Grosso, Pará e Maranhão poderão contar com a criação de mais uma universidade federal em seus territórios. A instituição dos centros universitários está prevista em projetos de lei em análise no Senado em 2018. As propostas preveem o desmembramento de unidades de universidades federais já existentes e, no caso do estado do Maranhão, a construção de um novo espaço de ensino superior.
Senado

Opinião

A pedagogia da residência

Assumo o risco de afirmar: contra fatos, há argumentos.
Contra todos os fatos, existe, tão somente, o argumento da educação de qualidade. O tema entrou na agenda nacional. E, por mais que se avance, o objetivo a ser alcançado é a sólida formação do professor, efetivo agente do processo de mudança.
Com efeito, o programa de Residência em Pedagogia pode ser, somado às iniciativas da atual gestão, um ponto de inflexão na educação brasileira, assim como foram os exemplos de Sobral, no Ceará, ao criar o Programa de Albetizacão na Idade Certa e do Ginásio Pernambucano ao implantar o Programa de Escola em Tempo Integral, adotados pelo MEC.
Veja

Ensino Superior

Sisu 2018: inscrições estão encerradas; resultado sairá na segunda-feira (29)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram encerradas às 23h59 da sexta-feira (26), conforme previsto no edital. As listas de aprovados em cada curso serão divulgadas na próxima segunda-feira, dia 29, no site http://sisu.mec.gov.br/. Estão em disputa 239.716 vagas em 130 instituições.
G1

Com notas mínimas de até 800 pontos, cursos da USP no Sisu ficam fora do acesso de estudantes cotistas

Estudantes esperançosos em conseguir uma vaga em cursos da Universidade de São Paulo (USP) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principalmente pelas cotas de escola pública (EP) e raciais (PPI), se depararam neste ano com exigências de notas mínimas tão altas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, em alguns casos, acabaram fazendo com que houvesse menos candidatos inscritos do que vagas oferecidos.
G1

Aos poucos, universidades públicas começam a aceitar recursos privados

A aplicação de recursos privados em universidades públicas sempre foi um tema controverso. Mas, recentemente (e lentamente), o cenário começa a mudar.
Aos poucos o caminho começa a ser seguido por universidades públicas: a Unicamp, eleita melhor universidade da América Latina pela própria Times Higher Education, mantém parcerias com empresas privadas para seus laboratórios, centros de pesquisa e licenciamento de tecnologias. Em 2016, por exemplo, a universidade firmou parcerias com empresas como Samsung, IBM, Ericsson, Motorola e Ambev.
Gazeta do Povo

Presidente do TST derruba liminar e mantém demissões em faculdade

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins, suspendeu uma liminar do TRT-PB, que congelava cerca de 75 demissões de professores da Faculdade Internacional da Paraíba.
Veja

Veja tipos de pós-graduação oferecidos no país e para que perfil são indicadas

Conheça as modalidades de pós-graduação oferecidas no país e para que perfil de profissional são mais indicadas.
Folha de São Paulo

Colocar teoria aprendida na pós em prática é essencial, diz especialista

Folha de São Paulo

Escolas apostam em pós com aulas em inglês por formação global

Folha de São Paulo

Área que capacita docentes é a que mais cresce no mestrado no país

Folha de São Paulo

Em um ano, matrículas em cursos de pós a distância caem pela metade

Folha de São Paulo

Demanda crescente por indústria 4.0 inspira criação de novos cursos de pós

Folha de São Paulo

Especialização gera maior impacto em salários de cargos mais altos

Folha de São Paulo

Pós-graduação alavanca carreira e ajuda profissional a ganhar mais

Folha de São Paulo

Outras do dia

Conectados e insones: cérebro ativo por uso do celular à noite afeta o ciclo biológico

Presente na vida de oito entre dez crianças e adolescentes brasileiros, durante o dia o celular funciona como ferramenta para diversão, acesso a redes sociais, monitoramento dos pais e até para estudos. O uso por longas horas, porém, pode ser um problema. Noite adentro, então, acende um sinal de alerta. Confunde o cérebro, prejudica o sono e, consequentemente, altera o ciclo biológico. Na prática, traz danos graves à saúde, como diminuição do crescimento, queda da imunidade, obesidade e até depressão.
Hoje em Dia