quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Notícias de Educação - 31/jan/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Crianças não devem ter acesso ao Facebook, defendem especialistas em carta aberta

Em uma carta aberta a Mark Zuckerberg divulgada nesta terça-feira, os especialistas e grupos de proteção à infância afirmam que o Messenger Kids é uma iniciativa "irresponsável" que almeja estimular as crianças pequenas a usar o Facebook.
O argumento dos signatários da carta é de que crianças pequenas não estão prontas para ter contas em redes sociais.
BBC

Videogame: nem mocinho nem vilão

Seria fácil demonizar o videogame, já que antes mesmo da decisão da OMS, vários países já impunham medidas de controle e contavam com clínicas especializadas para tratamento. No Reino Unido, por exemplo, esse distúrbio entrava na categoria de vícios em tecnologia. Na Coreia do Sul, o governo criou uma lei para proibir que menores de 18 anos usem jogos de computador e afins entre meia-noite e seis da manhã. No Japão, os jogadores de videogame recebem uma advertência quando ultrapassam uma quantidade de horas ao mês. Na China, um controle semelhante é feito por empresas de tecnologia.
A questão possui outro viés, que é ligado ao comportamento de cada um. “Se a pessoa está propensa a desenvolver algum transtorno, essa compulsão pode se manifestar pelo jogo, mas também por muitas outras atividades”.
Nova Escola

Por que valorizar a autonomia dos estudantes?

Algumas palavras são usadas de modo tão banal que o significado delas acaba se esvaziando. Autonomia é uma delas. Esse conceito, de origem grega (autos+nomos), remete à capacidade de governar a si mesmo, de fazer escolhas, de promover autorreflexão, características associadas por muitos apenas à vida adulta. Mas, e os adolescentes e jovens? Não podem ser autônomos?
Como cidadãos em desenvolvimento, os jovens precisam de ambientes escolares que lhes garantam o exercício da autonomia como um valor, em toda sua potência, e não como mais um termo viciado.
O Globo

Desenhos animados locais divertem e educam crianças na África

Empresa social sem fins lucrativos, a Ubongo atinge milhões de pessoas no continente com conteúdo original e interativo. Projeto foi um dos seis vencedores do WISE Awards 2017
Porvir

Gestão

RJ descumpre percentual mínimo de investimento em educação em 2017

De acordo com dados publicados na edição de hoje do Diário Oficial estadual, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, os gastos na área de educação alcançaram o patamar de 24,41% da receita líquida de impostos em 2018.
Valor

Violência das facções atravessa escolas

O controle de territórios por facções criminosas também está impactando, de maneira contundente e negativa, na educação de crianças e adolescentes que vivem na periferia de Fortaleza. Para além das expulsões de moradores, a revogação do direito de ir vir nas comunidades, imposta por esses grupos, está obrigando alunos da rede municipal a mudarem de escola ou, até mesmo, a abandonarem os estudos.
O Povo

SP: Auditoria aponta falha em uniforme escolar distribuído pela gestão Doria

Os alunos das escolas municipais de São Paulo receberam em 2017, o primeiro ano da gestão João Doria (PSDB), uniformes com tamanhos inadequados, segundo análise feita pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
Folha de São Paulo

Opinião

USP: filha de médico, que estudou em escolas particulares, evidencia distorção de sistema de cotas

Ela é branca, filha de um médico e de uma engenheira, estudou a maior parte da vida em escolas privadas e fez cursinho particular. Ainda assim, beneficiou-se com o sistema de cotas – sem infringir nenhuma lei.
Clara cursou o ensino fundamental em escolas particulares e o ensino médio no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

AL: Após erro de correção no vestibular, universidade estadual tem impasse

Problemas na correção do vestibular de 2018 provocaram um impasse na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. A lista inicial de 490 aprovados, divulgada em 19 de janeiro, foi cancelada após a empresa que organizou a prova (a AOCP) admitir erros na correção.
Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de Alagoas suspendeu a matrícula dos novos aprovados, que teria início ontem. Pelo menos até que a universidade apresente “informações claras (...) quanto à divulgação de duas listas de aprovados”, o vestibular de 2018 está suspeneso.
Gazeta do Povo

Eventos

Campus Party debate a educação do futuro e oferece aulas gratuitas de robótica

A 11ª edição da Campus Party – evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo do país que começa hoje (30) na capital paulista – tem como um dos temas de destaque a evolução da educação. No espaço Educação do Futuro, alunos e educadores podem participar, gratuitamente, de oficinas de robótica e linguagem de programação, promovidas pelo Centro Paula Souza e MIT Media Lab (do Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
EBC

Campus Party 2018 dá destaque para o futuro da educação

IDG Now

Dois brasileiros concorrem ao “Nobel da Educação”

Os brasileiros Diego Mahfouz Faria Lima e Rubens Ferronato estão entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize (“Prêmio Professor Global”, em tradução livre), considerado o “Nobel da Educação”. Sob a perspectiva de que a Educação é importante para reduzir problemas sociais, políticos, econômicos e de saúde, o prêmio busca reconhecer as iniciativas dos professores que têm um impacto não só na aprendizagem dos estudantes, mas também na comunidade.
Nova Escola

Ministro Mendonça Filho cumpre agenda em Israel para conhecer ações e programas em educação

A cidade de Ramat-Gan, na região metropolitana de Tel Aviv, em Israel, monitora em tempo real o desempenho dos alunos e o gerenciamento das escolas. Esse sistema de gerenciamento foi apresentado ao ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta terça-feira, 30. O ministro, que foi recebido pela vice-prefeita Adva Polak, cumpre agenda naquele país, onde conheceu projetos e ações em educação e tecnologias aplicadas em diversos programas da gestão municipal.
MEC

Outras do dia

Secretaria de Educação do RJ abre sindicância para apurar desperdício de livros no Rio

A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro disse que vai abrir uma sindicância para apurar o desperdício de livros. Um vídeo do flagrante de dezenas de livros didáticos novos, jogados num contêiner, foi mostrado na segunda-feira (29), no Bom Dia Rio.
G1

Após 11 ataques a tiros em escolas, EUA debatem se professores devem portar arma na sala de aula

Dois estudantes morreram na terça-feira passada e 14 ficaram feridos quando um colega de classe abriu fogo do lado de fora de uma escola em Benton, no Estado do Kentucky. Foi o terceiro tiroteio em uma escola dos Estados Unidos em 48 horas e o 11º desde o início do ano.
O caso colocou o assunto na pauta do dia dos jornais e reacendeu o debate sobre possíveis soluções para o problema, como capacitar professores para reagir em situações desse tipo - o que já tem sido adotado em alguns Estados nos EUA.
BBC

Garoto de 7 anos é retirado da escola algemado por agredir professora nos EUA

Um vídeo que mostra um garoto de sete anos sendo algemado em uma escola de Miami após agredir uma professora gerou discussão nos Estados Unidos.
Autoridades escolares afirmam que seguiram o protocolo e que é a segunda vez que o estudante apresenta comportamento agressivo neste ano letivo – em novembro, ele teria agredido colegas e funcionários.
G1