terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Notícias de Educação - 30/jan/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

4 regras para o bom desenvolvimento de uma criança

No conteúdo publicado pelo jornal britânico Financial Times a respeito do desenvolvimento ao longo da primeira infância, o Nobel de economia James Heckman discute quatro propostas para apoiar o aprendizado e o bem-estar de crianças.
Porvir

Protagonismo infantil: a chave da gestão democrática

Diretora de escola pública discute medidas que podem ser tomadas na volta às aulas para favorecer a participação dos alunos
Porvir

Gestão

RJ: Secretário de Educação aciona Procon contra escolas que se dizem 'bilíngues'

O secretário Wagner Victer bateu na porta do Procon. A secretaria estadual de Educação pediu a abertura de procedimento contra colégios que estão fazendo propaganda como “Escola bilíngue”, iludindo consumidores.
Para ser bilíngue, a escola tem de cumprir uma série de requisitos. “Muitos donos de escolas fazem isso para cobrar mensalidades mais caras, e isso é crime contra o consumidor”, diz Victer.
O Globo

PE: Cabo de Santo Agostinho inclui o ensino de Educação Emocional e Social na grade curricular

A rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho incluiu o ensino da disciplina Educação Emocional e Social na grade curricular da rede pública a partir deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, serão beneficiados 29.714 alunos e cerca de 3 mil educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) e toda a comunidade escolar do município.
Diário de Pernambuco

Inclusão

Auditoria aponta mais de 2 milhões de crianças fora das salas de aula

Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), quase metade dos 800 municípios pesquisados não toma nenhuma medida para acabar com a exclusão escolar. Passa a depender dos pais, portanto, a responsabilidade de lutar pela matrícula dos filhos.
No entanto, nem sempre eles conseguem cumprir o que é garantido em lei.
G1

SP: Escola criada por voluntários vai formar jovens líderes da periferia

Um grupo de pesquisadores brasileiros criou uma escola de governo em São Paulo, inspirada nos moldes internacionais, para formar lideranças políticas da periferia. As inscrições para a primeira turma podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, pelo site da Escola Comum (www.escolacomum.org/inscreva-se). O curso é gratuito e os alunos selecionados vão receber alimentação e auxílio para o transporte. As aulas do primeiro semestre começam no dia 3 de março.
G1

Estatística, pesquisas e estudos

Alta taxa de alfabetização não indica qualidade do sistema educacional

A taxa de alfabetização é considerada um importante indicador de desenvolvimento (o índice é levado em conta, por exemplo, no cálculo do IDH), mas sua eficácia como medidor da qualidade da educação é ponto de discussões: a capacidade de reconhecer letras e palavras não pode ser a principal característica para avaliar o sistema educacional de um país. Sem capacidade de compreender textos, mas com a alfabetização necessária para ler e escrever frases simples, surge o que se entende como analfabetismo funcional.
Gazeta do Povo

EAD

Polos de EAD quase dobram após nova regra do MEC

O segundo semestre de 2017 pode ser considerado excepcionalmente bom para a educação a distância. Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que, após a última resolução sobre a modalidade (confira na página 15), publicada em junho do ano passado, o número de polos cadastrados cresceu cerca de 85%: passou de 7,1 mil para 13,2 mil.
O Estado de São Paulo

Quando o curso de especialização é feito a distância

O Estado de São Paulo

'MEC tem de ser firme nesse começo'

O Estado de São Paulo

Projeto pede suspensão de portaria que regulamenta cursos a distância

Câmara

Ensino Superior

Com ofertas em 130 instituições, Sisu divulga resultados. Matrículas começam na terça, dia 30

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão disponíveis e podem ser consultados a partir desta segunda-feira, 29, no boletim do candidato, na página do programa. As instituições participantes também estão divulgando os resultados. Os aprovados têm prazo entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro para fazer a matrícula na instituição escolhida.
MEC

Sisu 2018: Justiça mantém bônus a alunos do DF em curso de medicina da Fepecs

O desembargador Arnoldo Camanho de Assis, da 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, decidiu manter a validade do "bônus por CEP" oferecido pelo curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Fepecs) a alunos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e o ensino médio em escolas da capital. Instituição aumentou em 10% a nota final do Enem para quem fez os ensinos fundamental e médio de forma integral em Brasília.
G1

Altas notas de corte deixam engenharia aeronáutica e fonoaudiologia da USP sem selecionados no Sisu

Os cursos de engenharia aeronáutica e fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (USP) não conseguiram selecionar candidatos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado é reflexo da exigência de notas mínimas altas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, sobretudo os candidatos que pretendiam usar a condição de cotas de escola pública (EP) e raciais (PPI) não conseguiram disputar as vagas.
G1

Medicina-USP aprova 1 por cota racial e 8 de escola pública em seleção via Enem

O Estado de São Paulo

Brasileiros buscam MBA com aulas no exterior

Em um mundo cada vez mais global, em que as experiências internacionais têm peso de ouro, turbinar o currículo com uma pós-graduação realizada no exterior pode definir uma contratação, uma promoção ou a faixa salarial negociada. Não à toa, dizem os especialistas, cresce ano a ano o número de brasileiros dispostos a estudar fora do País.
O Estado de São Paulo

Novo reitor toma posse e aponta como superada a crise de recursos da USP

O professor Vahan Agopyan assumiu oficialmente a reitoria da USP (Universidade de São Paulo), nesta segunda-feira (29). Na cerimônia, ele deu como superada a crise de recursos da instituição, defendeu sua autonomia financeira e uma maior aproximação com a sociedade.
Folha de São Paulo

Outras do dia

Volta às aulas pesa no bolso; preços sobem mais do que a inflação

O paraíso das férias terminou e antes da rotina escolar é hora de enfrentar o calvário das compras de material.
Os artigos de papelaria subiram 5,41%, mas os gastos não param mesmo aí. Anotamos no caderninho que o uniforme escolar subiu 5,45%, o transporte 6,35%, os cursos de idioma 7,77%. E ainda tem os reajustes das mensalidades das creches, 13,23%, do Ensino Fundamental, 10,28%, do Ensino Médio, que ficou 10,3% mais caro e do Ensino Superior, aumento de 7,73%.
JN