segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 19/fev/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

6 respostas inovadoras para desafios apontados no Censo Escolar

Os dados do Censo Escolar 2017, divulgados no início do ano pelo MEC (Ministério da Educação), evidenciam alguns dos principais gargalos da educação brasileira. Eles abrangem temas como infraestrutura, fracasso escolar, formação de professores, inclusão e ampliação das desigualdades. Abaixo, o Porvir mostra como o caminho para superá-los pode estar na adoção de estratégias e inovações educacionais.
Porvir

Somente 15% dos professores da rede pública que ensinam inglês dominam o idioma

“The book is on the table” (o livro está sobre a mesa) talvez seja a única expressão a compor o repertório linguístico de inglês de boa parte dos brasileiros. Uma realidade muito difícil de ser revertida, levando em consideração a formação dos professores dessa disciplina que atuam na rede pública de ensino. O Ministério da Educação (MEC) estima que em torno de 85% dos docentes que dão aulas de inglês para alunos de escolas públicas não dominam o idioma. A deficiência nos cursos oferecidos pelas universidades e a falta de oportunidades para praticar a língua inglesa são as principais causas do problema.
O Globo

Avaliação

Edital do Novo Fies já está disponível. Inscrições começam dia 19, com 310 mil vagas

O Ministério da Educação divulgou o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2018. No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para os primeiros seis meses do ano. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, entre 19 e 28 de fevereiro. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 16.
MEC

Novo Fies: Veja regras e o que mudou para a versão a partir de 2018

Estudo Prático

Gestão

Investimento em educação no Brasil é baixo e ineficiente

Os investimentos do Brasil em educação são baixos e pouco eficientes, afirma Andreas Schleicher, diretor do departamento educacional da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) e um dos idealizadores do Pisa, teste de aprendizagem internacional aplicado pela instituição.
Folha de São Paulo

Inflação da educação pode ser a mais baixa em 10 anos

O mês de fevereiro na inflação é marcado pelo forte aumento dos preços do grupo educação, por causa do início do ano letivo. A boa notícia para 2018 é que os economistas estão projetando a menor alta nesse grupo dos últimos 10 anos.
Pelos cálculos do economista Gustavo Arruda, do BNP Parribas, a alta será de 4%. Já Luis Otávio Leal, do banco ABC Brasil, espera uma taxa ainda menor, de 3,8%
O Globo

Gargalo na educação infantil: faltam vagas para crianças de 0 a 3 anos em Niterói

O percentual de vagas na rede municipal de ensino destinadas a crianças de 0 a 3 anos está abaixo do que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina que pelo menos 50% das crianças nessa faixa etária tenham matrículas garantidas. A afirmação é do professor da pós-graduação em Educação da UFRRJ e pesquisador da área de políticas públicas, Rodrigo Lamosa, que estuda a educação na cidade.
O Globo

DF: Semestralidade agora é obrigatória

As 92 escolas de ensino médio da rede pública do Distrito Federal precisam adotar o modelo de semestralidade. Agora, as 14 disciplinas obrigatórias serão vistas em um semestre e não em um ano, como o método anterior. O novo perfil de ensino foi previsto pelo Plano Distrital de Educação do DF (PDE), aprovado na Câmara Legislativa em 2014. O objetivo é reduzir taxas de abandono e reprovação, além de evitar o acúmulo de matérias pelo aluno.
Correio Braziliense

DF: Alunos enfrentam velhos problemas na volta às aulas

As aulas para 461.599 estudantes da rede pública começaram ontem. Apesar de a Secretaria de Educação confirmar que as 673 escolas abriram as portas, nem todas estavam prontas para receber os alunos por conta de problemas na infraestrutura
Correio Braziliense

Inclusão

Mensagens de uma mãe que descobre que sua filha faz ‘bullying’

Estamos muito acostumados a conhecer depoimentos de pais cujos filhos sofrem assédio escolar. Escutamos e lemos muitas vezes as histórias dessas vítimas. São muitas, como indicam os dados da ONG Save the Children: um em cada dez alunos secundaristas na Espanha reconhece ter sido vítima de assédio. A outra história, a dos abusadores, não aparece tão frequentemente, nem como suas famílias a vivem.
El País

Triplica o número de cotistas na federais

Mesmo sendo a maioria da população, pretos e pardos ainda não representam o maior grupo nas universidades brasileiras. A política de cotas, porém, revela-se uma estratégia capaz de reverter esse cenário: o número de cotistas negros em instituições federais triplicou em 10 anos.
Gazeta on Line

Leis e políticas

Cármen suspende decisão que mandava Rio nomear mil professores

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, suspendeu um acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que determinava ao Estado fluminense a nomeação de cerca de mil professores aprovados em concurso público para a rede estadual de ensino. A decisão foi tomada em análise liminar da Suspensão de Tutela Antecipada (STA) 871, ajuizada pelo governo fluminense. Para a ministra, o atraso na nomeação se justifica diante da comprovada exaustão orçamentária do Estado.
Hoje em Dia

Projeto obriga sistemas de ensino a garantir professor substituto no caso de afastamento de titular

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 9320/17, do Senado Federal, que obriga os sistemas de ensino a garantir a presença de professor substituto em caso de afastamento temporário de docente.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara

Aluno de escola pública poderá fazer exames para diagnosticar problemas auditivos e visuais

Uma proposta em análise na Comissão de Assuntos Sociais estabelece que os alunos do ensino fundamental de escolas públicas, principalmente os estudantes do primeiro e do segundo ano, devem fazer exames para identificar problemas auditivos e oftalmológicos (PLC 104/2015).
Senado

Opinião

Talvez seja hora de repensar o modelo do vestibular

O sistema de ensino brasileiro, pelo menos nos três anos finais, é voltado para um objetivo: o vestibular. Em muitos casos, as próprias notas escolares e as outras atividades do estudante ficam em segundo plano para dar espaço à maratona por uma boa nota no Enem ou na prova de seleção da universidade desejada.
Mas talvez seja hora de flexibilizar as regras, ou ao menos testar modelos alternativos que levem em conta outros critérios além do desempenho em uma prova.
Gazeta do Povo

Entrevista: Não está claro para a sociedade que educação é solução

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica, o professor armênio, naturalizado brasileiro, Vahan Agopyan acaba de assumir a reitoria da Universidade de São Paulo, a maior da América Latina. Para os próximos quatro anos em que exercerá seu mandato, Agopyan prevê um cenário melhor. “A situação continua difícil, mas não temos mais o risco de não honrarmos nossos pagamentos”, disse nessa entrevista à ISTOÉ. Um dos desafios que enfrentará será o de consolidar a implantação do sistema de acesso à universidade por meio das cotas raciais e socias. “Mas elas devem ter prazo para terminar. Devemos lutar pela melhoria do ensino básico e médio. ”
IstoÉ

O futuro da educação é virtual

Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs - Massive Open Online Course) deveriam trazer uma revolução para a educação. Mas eles não atendem às expectativas. Isso está prestes a mudar, entretanto, por meio do uso de realidade virtual, inteligência artificial e sensores.
(...) Podemos esperar que dentro de dois ou três anos, capacetes de realidade virtual custarão menos de US$ 100 e terão chips de inteligência artificial, permitindo que bilhões de pessoas se beneficiem da revolução educacional que finalmente será possível.
Gazeta do Povo

Quando a tecnologia irá abalar a educação superior?

No início dos anos 1990, no nascimento da era da internet, uma explosão da produtividade acadêmica parecia estar logo ali, à esquina. No entanto, a tal esquina nunca apareceu. Em vez disso, as técnicas de ensino em faculdades e universidades, que se orgulham de lançar ideias criativas que mudam o resto da sociedade, continuaram a evoluir num ritmo glacial.
O Globo

O Censo da Educação Básica

Divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) com base em dados de 2017, o Censo Escolar da Educação Básica – que compreende o ensino infantil, o ensino fundamental e o ensino médio – apresenta três informações importantes.
O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Matrículas no ensino privado do DF crescem pela primeira vez após crise

A queda da inflação e dos juros, o aumento da renda e a redução — mesmo que tímida — do desemprego têm melhorado a perspectiva de futuro dos brasileiros e estimulado a retomada de algumas escolhas, antes, preteridas pela recessão. Mais confiantes de que o pior já passou e que a economia está em processo de retomada, muitos pais voltaram a matricular os filhos em escolas particulares.
Correio Braziliense

Profissionais da Educação

Conheça os 10 professores finalistas do ‘Nobel da Educação’

Final do Global Teacher Prize reúne educadores que se destacam por aulas e projetos inovadores mesmo quando tudo parece dificultar o ensino e a aprendizagem
Porvir

Escolas municipais e estaduais não terão aula nesta segunda (em Belo Horizonte)

Escolas municipais e estaduais de Belo Horizonte não terão aula nesta segunda-feira (19), devido à paralisação dos professores. No rede municipal, a interrupção se estenderá até terça (20), quando a categoria avaliará a possibilidade de greve. Os professores da rede estadual, por sua vez, também poderão entrar em greve no final do mês, após realização de assembleia no dia 28.
Hoje em Dia

Eventos

Aprendizado colaborativo é o futuro da educação

A importância da aprendizagem colaborativa e do envolvimento de alunos em projetos pautou a fala do professor Naylor Marques Junior. Com o tema Educação para o hoje, o palestrante ressaltou que a escola perdeu a relação de amizade com o aluno. Para restabelecer esse vínculo e aproximá-lo da sala de aula, a saída é a aprendizagem colaborativa – onde o estudante investiga coisas novas e, assim, também produz conhecimento. “A escola precisa envolver os alunos na realização de projetos, para que não sejam meros agentes passivos.”
GAZ

Outras do dia

Enigma matemático indecifrável em prova para crianças viraliza e gera polêmica na China

Alunos de uma escola primária na China foram surpreendidos com um problema matemático que os deixou bastante confusos. A perplexidade veio ao se depararem com a seguinte pergunta: "Se um barco transporta 26 ovelhas e 10 cabras, quantos anos tem o capitão?".
O problema foi apresentado em uma prova para alunos de 11 anos de idade. A questão gerou muitas respostas curiosas, divertidas e até insólitas.
BBC

Lei linha-dura quer evitar nova onda de ocupações em escolas de Buenos Aires

A rua é o espaço predileto dos argentinos que protestam. A rua e as escolas, no caso dos alunos secundaristas. A partir de agora, já não será o diretor do colégio o responsável pelos garotos e sim os pais, que serão multados no caso de estragos nos prédios.
El País