terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 20/fev/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Nova postagem: "BULLYING"!

A palavra bullying está sendo usada com tanta frequência que as pessoas pararam de prestar atenção.
Será que tudo é bullying?
Focando Educação

Sala de aula

Reduzir o desperdício de tempo em sala: uma forma barata de melhorar o ensino

Melhorar a educação nem sempre exige soluções mirabolantes ou programas milionários. Algumas soluções são simples e baratas podem ter um impacto positivo no aprendizado. Uma delas é aumentar o aproveitamento do tempo do professor em sala de aula. E um novo estudo do Banco Mundial identificou um caso bem-sucedido no Brasil.
Gazeta do Povo

Quem disse que a Educação não tem futuro?

Os projetos de inovação na Educação com o uso de tecnologias digitais estão mudando aos poucos a experiência dos alunos em sala de aula. Algumas dessas tecnologias, aliadas a exemplos concretos de como podem ser usadas para gerar conhecimento e engajamento, foram destaque na Campus Party 2018.
Nova Escola

‘Brasil tem um longo caminho para atingir o necessário’, diz especialista em ensino de inglês

Presidente da Nile, instituição que promove formação de professores para o ensino de inglês em todo o mundo, Dave Allan afirma que o país precisa colocar a questão em pauta. Segundo ele, que conhece esse aspecto da realidade brasileira há cerca de 40 anos, é preciso motivar os docentes e aplicar recursos para desenvolver a área.
O Globo

Programa forma jovens para trabalhar com educação política

Primeira turma do Politize! irá oferecer capacitação de dois dias para voluntários que irão espalhar a cultura democrática por diferentes regiões do país
Porvir

Edital apoia projetos para combater discurso de ódio na internet

As dez melhores ideias para estimular o diálogo, o respeito e a diversidade serão colocadas em prática com o auxílio de bolsas entre R$ 1,5 mil e R$ 12 mil
Porvir

PR: Serviço de consulta gratuita por telefone sobre regras de português esclarece mais 2 mil dúvidas por mês

Embora a Língua Portuguesa seja a nossa língua materna, nem sempre, colocá-la em prática em um texto, é uma missão simples. Às vezes, surge aquela dúvida sobre as inúmeras regras que estabelecem a grafia correta das palavras.
Em Curitiba, a Telegramática, que é um serviço especializado no uso correto da língua falada e escrita, já atendeu mais de 1,5 milhão de consultas de pessoas que se preocupam com esse problema e fazem questão de manter um texto impecável e se expressar corretamente.
G1

Avaliação

MEC abre inscrições para Fies 2018, primeira edição do programa no novo formato

A edição 2018 do Fies oferece um total de 310 mil vagas em instituições privadas de ensino, sendo 155 mil bolsas neste primeiro semestre. Para concorrer a um financiamento, o candidato precisa ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.
iG

Inclusão

SP: Liminar determina à gestão Alckmin pagamento de mensalidade em escolas para alunos autistas

Uma decisão liminar determinou à gestão Geraldo Alckmin (PSDB) que pague as mensalidades e o transporte dos alunos com transtorno do aspectro autista nas escolas especializadas credenciadas até que os contratos estejam renovados com a Secretaria Estadual da Educação (SEE). Uma mudança no edital fez com que 11 escolas no Estado não conseguissem renovar o contrato antes do início do ano letivo e os alunos não puderam frequentar as aulas. Segundo a secretaria, nesta segunda-feira, 19, quatro instituições ainda não haviam assinado o convênio que permite o início das aulas.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Países ibero-americanos discutirão resultados de programa internacional de avaliação estudantil

Teve início nesta segunda-feira, 19, a Reunião Ministerial Regional Competências na Ibero-América em São Paulo. O objetivo da reunião é promover o diálogo a respeito dos resultados da edição de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) para a elaboração de políticas educacionais.
MEC

Opinião

Bullying e Educação em Valores

Os atos de violência física ou psicológica presentes no âmbito escolar seguem tirando vidas. Esse mês, Nikolas Cruz, 19 anos, mata 17 pessoas em uma escola na Flórida, foi o 18º incidente com tiros em escola nos Estados Unidos em menos de 2 meses. No Brasil esse problema também continua, em outubro do ano passado um jovem de 14 anos matou 2 e deixou 4 feridos em uma escola em Goiânia com a arma da mãe.
Mas qual é a origem do bullying? Pode ser a falta de valores como honestidade, responsabilidade, respeito, compromisso, entre outros. Um problema que estamos enfrentando provavelmente devido a pouca atenção que a EDUCAÇÃO EM VALORES vem recebendo da sociedade.
https://www.cenariomt.com.br/2018/02/19/bullying-e-educacao-em-valores/

Estatística, pesquisas e estudos

No Brasil, só 2% dos alunos mais pobres têm bom desempenho acadêmico

No Brasil, apenas dois em cada cem alunos que se encontram entre os 25% mais pobres da população conseguem obter no Pisa (exame que compara o desempenho de jovens de 15 anos em mais de 70 nações) níveis de aprendizado em matemática, ciências e leitura adequados. O dado consta de um relatório divulgado há duas semanas pela OCDE, entidade que organiza o exame. O estudo, que teve pouca divulgação no Brasil, comparou em cada país a proporção de alunos “resilientes”, chamados assim porque, apesar da origem socioeconômica desfavorável, conseguem ter bom desempenho acadêmico.
O Globo

Expansão desigual

O ensino fundamental no Brasil hoje pode ser considerado universal, com 99,2% das crianças de 6 a 14 anos frequentando a escola. Ao mesmo tempo, um levantamento da unidade brasileira da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), também produzido com base na Pnad, identificou que, em 2002, apenas 10,7% dos jovens mais pobres do país chegavam ao ensino médio na idade adequada, patamar que hoje subiu para 39%. Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços, os números indicam que as desigualdades que antes se manifestavam no acesso à escola pública, agora se revelam dentro dela, com crescentes diferenças nos níveis de aprendizagem, que podem chegar ao equivalente a três anos de escolarização entre crianças da mesma idade.
Fapesp

Profissionais da Educação

Professor de Ensino Médio ganha só 42% do salário de um profissional de Exatas

O salário-hora médio de um professor de Ensino Médio no Brasil é 42% menor do que o de um profissional de Exatas (engenharia, por exemplo). Para o professor de Ensino Fundamental, é ainda pior: 48% menor.
O Globo

Escolas estaduais fazem paralisação e suspendem aulas em Campinas

Escolas estaduais de Campinas (SP) estão com aulas suspensas nesta segunda-feira (19). Professores aderiram ao dia nacional de paralisação contra a reforma da Previdência e, pelo menos, duas unidades de ensino ficaram fechadas aos alunos na cidade
G1