terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 27/fev/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Uso de eletrônicos e rotina escolar

Crianças e adolescentes se escondem cada vez mais atrás das telas de smartphones e computadores e procuram evitar diálogos. Sim, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos influencia rotina escolar!
Focando Educação

Sala de aula

A escola deve frear a “informalização” do português?

É inegável que o processo de “informalização” da língua portuguesa, com a supressão de construções mais rigorosas e sofisticadas em troca da agilidade, tem se acelerado. E as mudanças são naturais.
Mas será que essa simplificação do vocabulário, acompanhada da evolução natural da língua, não deve ser vista com preocupação pela escola?
Gazeta do Povo

O site que é uma lição interativa sobre como ondas sonoras funcionam

Uma parte essencial da teoria musical é o entendimento de como as ondas sonoras se propagam. Em fevereiro de 2018, o engenheiro de software canadense Josh Comeau lançou uma página interativa que busca ensinar esse conceito em uma lição simples.
Nexo

Pesquisa comprova: educação financeira na escola muda hábitos de compras das famílias

Se haviam dúvidas sobre a importância da educação financeira nas escolas, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabeleceu sua obrigatoriedade e a Pesquisa Nacional de Educação Financeira nas Escolas revelou números que comprovam as mudanças na vida das famílias.
Dia a Dia

Gestão

Cinco países mais pobres que o Brasil com melhores resultados na educação

Alcançar níveis de qualidade educacional é uma tarefa árdua que requer tempo, planejamento e ações integradas. Boas colocações em rankings educacionais, claro, não vem de graça, exigindo investimentos gradativos. Um bom exemplo é a Coreia do Sul, que precisou se reconstruir após um período de guerra entre 1950 e 1953, e dedicou 10% de seu PIB (Produto Interno Bruno) à educação por uma década.
Mas também é fato que apenas dinheiro não traz resultados
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Base do ensino médio terá só duas disciplinas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio terá apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Todas as outras – como Biologia, Inglês e História – aparecerão dentro de áreas de conhecimento, de forma interdisciplinar. O documento, que será concluído até o fim de março, também não vai abordar a parte flexível do currículo, prevista pela reforma do ensino médio.
O Estado de São Paulo

MEC institui programa para apoiar alfabetização em escolas vulneráveis

O Ministério da Educação vai instituir um programa que visa apoiar escolas da rede pública consideradas vulneráveis no processo de alfabetização das crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental. A portaria do Mais Alfabetização foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26).
G1

Comissão de Educação votará direito de aluno faltar aula ou prova por motivo religioso

O direito de estudantes de se ausentarem de atividades escolares por motivos religiosos (PLC 130/2009) será votado nesta terça-feira (27) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para garantir ao aluno o direito de ter a frequência atestada, em caso de faltas, e de poder fazer uma segunda chamada, em caso de ausência em dias de prova. A medida vale para os dias em que a religião do estudante proibir a realização de tais atividades.
Senado

Dê sua opinião: projeto permite deduzir total das despesas com educação do Imposto de Renda

Atualmente, o contribuinte pode deduzir do cálculo do imposto de renda a pagar as despesas que teve com educação, inclusive de dependentes, até R$ 3.561,50, mesmo que tenha gastado mais do que isso ao longo do ano. O Projeto de Lei do Senado 303/2017, que consta da pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), acaba com esse limite, de modo a permitir a dedução integral das despesas com estudos.
Senado

Opinião

Programa que inclui tecnologia na sala de aula mostrou pouco resultado

Os resultados pouco animadores do uso de tecnologia em sala de aula não se restringem ao Brasil. No Peru, onde o mesmo programa “Um Computador por Aluno" foi implementado em larga escala, um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento também não identificou ganhos significativos de aprendizagem. Outros programas que prometiam revolucionar a sala de aula por meio de novas tecnologias também se mostraram pouco eficazes, quando não prejudiciais, ao aprendizado.
Apesar desses resultados frustrantes até o momento, num mundo em que a tecnologia revoluciona todas as dimensões da vida, seria um erro ignorar por completo seu potencial para o aprendizado.
O Globo

Ensino Superior

Unicamp segue UNB e vai oferecer disciplina sobre 'golpe de 2016'

Depois de um professor do curso de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB) virar notícia na semana passada ao anunciar que iria ministrar a disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” , o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Campinas (Unicamp) decidiu seguir o exemplo.
iG

Ministro da Educação é denunciado por ameaçar docente da UnB

Migalhas

Profissionais da Educação

Justiça nega recurso e mantém anulação da demissão de 60 professores na Unimep

A Justiça do Trabalho negou um recurso do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP) contra a reintegração de 60 professores demitidos em dezembro na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A anulação das demissões foi decidida em primeira instância no dia 14 deste mês. Com isso, o reitor da Unimep informou que cumpriu a determinação judicial.
G1

Eventos

Novo programa apoia projetos de educação em direitos humanos

Projetos de cinco universidades públicas brasileiras dedicados à temática da educação em direitos humanos e diversidades foram selecionados para receber financiamento por 24 meses de pesquisa. O novo programa, uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes) com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, teve resultado final divulgado nesta segunda-feira, 26.
MEC

Pacto Universitário é tema de debates no interior paulista

O Ministério da Educação participou, neste fim de semana, do 1º Fórum Campinas pela Paz, no interior paulista. Na sexta-feira, 23, e sábado, 24, o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos foi o tema dos debates. O Pacto é uma iniciativa conjunta do MEC e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos na educação superior.
MEC

Outras do dia

A campanha dos professores ‘armados’ nos EUA contra Donald Trump

Pouco mais de uma semana depois de um atirador matar 17 pessoas em uma escola de ensino médio na cidade de Parkland, na Flórida, o presidente americano Donald Trump propôs garantir que “de 10 a 20%” dos professores estejam munidos com armas de fogo. Dessa forma, um professor poderia matar o atirador (a expressão usada em inglês foi “shot the hell outta”) “antes de ele se dar conta do que tinha acontecido”.
Em resposta ao presidente, que já havia feito declarações associando os casos de atiradores a doenças mentais, professores se uniram ao coro de alunos que protestam a favor de restrições ao porte de armas no país.
Nexo