quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 28/fev/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Como os pais podem ajudar os filhos com a lição de casa

Pais educados em escolas conteudistas, como eu, podem estranhar métodos que defendem a construção do aprendizado. As especialistas Elizabeth Sanada e Ivaneide Dantas, docentes do Instituto Singaridades, dizem que os pais precisam respeitar o tempo de aprendizado da criança.
Veja

O desafio da transição para os Anos Finais do Fundamental

Volta às aulas é sempre sinônimo de muitas novidades. Mas para alguns estudantes há um ingrediente a mais. As crianças entre 9 e 10 anos que seguirão para o 6º ano do Ensino Fundamental terão pela frente uma fase especialmente complicada devido à mudança brusca na rotina escolar. Elas terão de aprender a organizar o tempo e o material para uma maior quantidade de disciplinas e docentes, situar-se em novas instalações e ainda descobrir como se encaixar em novos grupos de amigos. A mudança não é pequena.
Diante de tudo isso, dificuldades de aprendizagem, mudanças de comportamento e maior número de faltas não são incomuns, como atestam os dados disponíveis sobre a etapa.
O Globo

Geração youtube muda aula de inglês

Para se adaptar a uma geração de alunos que cresce sob influência da cultura youtuber e dos jogos virtuais na internet, colégios e escolas especializadas mudaram a estratégia de ensino de inglês e usam cada vez mais a tecnologia como ferramenta de aprendizado. As novidades vão desde a publicação em canais de vídeo, criados e editados pelos próprios alunos, até aulas a distância com escolas no exterior.
O Estado de São Paulo

Professor Hi-Tech demanda formação

Mais do que dominar tecnologias usadas por alunos, profissionais devem estar aptos a apresentar novidades
“Sites ou aplicativos ficam na moda por um tempo e desaparecem quando chega outra coisa melhor”, diz Alberto Costa, coordenador da Cambridge English, que faz avaliação de proficiência em inglês e preparo de professores. “Quando se fala em desenvolver competências, isso significa realmente dar ao professor ferramentas para poder usar o que existe de maneira criativa e, ao mesmo tempo, com propósito pedagógico.”
O Estado de São Paulo

Gestão

A farsa dos primeiros lugares no enem das grandes escolas e a realidade dos ensinos conteudistas

No dia 31 de janeiro deste ano, o Ministério Público do Ceará (MPCE) veiculou em sua página a notícia sobre a multa aplicada às instituições de ensino Ari de Sá, Christus e Farias Brito por publicidade enganosa. A artimanha jurídica punida refere-se aos números estampados em outdoors que mostram as referidas escolas nos primeiros lugares nacionais no ENEM de 2014. De acordo com o texto do MP, verificou-se que as escolas valem-se do alto desempenho de um número restrito de estudantes matriculados sob um único CNPJ em publicidades que falam do desempenho da escola inteira, possuidora de vários cadastros no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo ENEM. Isso explica o fato de a mesma escola ficar entre os 10 primeiros colocados no resultado geral nacional e em outras classificações beeeem menos louváveis.
Entendeu a farsa? Enquanto deduzimos ver nos outdoors a divulgação de bons rendimentos de uma escola inteira, o que vemos, na verdade, é o resultado de um número bem reduzido de estudantes, selecionados, entre centenas, pela escola para representar o CNPJ de ouro. Em alguns casos, Brasil a fora, como já denunciou o blog .Edu, do Estadão, algumas dessas turmas de ouro possuem apenas 15 alunos. Várias sedes, vários CNPJs e uma propaganda enganosa ao consumidor. Isso é muito sério.
Virada Ciranda

Resolução do FNDE permite retomada de obras inacabadas de creches e escolas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou hoje (26) no Diário Oficial da União resolução que possibilita que estados e municípios firmem novos termos de compromisso para retomar obras de creches, escolas e quadras poliesportivas inacabadas. Atualmente, cerca de 860 obras deste tipo estão paralisadas em todo o país devido ao término da vigência de termo de compromisso estabelecido entre gestores e o FNDE.
EBC

Intervenção: “Sob fogo cruzado, crianças dificilmente vão aprender”

Durante uma operação militar na Favela Kelson’s, na Penha, zona norte da cidade, militares das Forças de Segurança, armados de fuzis e metralhadoras, revistam as mochilas de crianças com uniformes da rede municipal de ensino. O flagrante da cena ganhou a capa de um jornal de grande circulação e, em pouco tempo, repercutiu nas redes sociais. Qual será o impacto da intervenção federal, anunciada pelo presidente Michel Temer no dia 16 e aprovada pelo Senado no último dia 20, no dia a dia de escolas da rede pública do Rio de Janeiro?
Nova Escola

Parte do dinheiro recuperado na Lava Jato vai para a educação do RJ

O Ministério Público Federal (MPF), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Ministério da Educação, a Secretaria Estadual de Educação e a Procuradoria Geral do Estado assinam, nesta terça-feira (27), um termo de cooperação, no qual parte do dinheiro da corrupção recuperado na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro será destinado à educação no estado.
G1

Dinheiro roubado por Cabral é devolvido para a Educação

Extra

Critério muda e escolas de SC atendidas pelo 'Mais Educação' diminuem de 808 para 84

Com a mudança de critérios para a inclusão de escolas públicas no programa do Governo Federal "Mais Educação", 724 unidades educacionais catarinenses ficaram sem aulas no contraturno escolar. A Secretaria de Educação tenta incluir as unidades desasitidas em outros programas, mas ainda não há previsão.
G1

Leis e políticas

Juíza suspende punição a cidade que não investiu mínimo em educação

Como a inscrição de municípios em cadastros de inadimplentes causa prejuízos à população, a Justiça de Minas Gerais mandou o governo do estado deixa de aplicar a medida contra a cidade de Córrego do Bom Jesus. Em liminar, a juíza Patrícia Vialli Nicolini, da 1ª Vara de Cambuí, liberou o município da punição por ter deixado de aplicar o percentual mínimo do orçamento em educação em 2016.
Consultor Jurídico

Comissão de Educação aprova criação de três universidades em cidades do interior

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (27) projetos que criam universidades federais nas cidades de Rondonópolis (MT), Garanhuns (PE) e Parnaíba (PI). As propostas seguem em regime de urgência ao Plenário do Senado.
Senado

Estatística, pesquisas e estudos

País só vai dominar Leitura em 260 anos

Um relatório inédito do Banco Mundial estima que o Brasil vá demorar 260 anos para atingir o nível educacional de países desenvolvidos em Leitura e 75 anos em Matemática. Isso porque o País tem avançado, mas a passos muito lentos. O cálculo foi feito com base no desempenho dos estudantes brasileiros em todas as edições do Pisa, a avaliação internacional aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).
O Estado de São Paulo

Brasil, 260 anos atrás dos países mais ricos

Veja

Ensino Superior

Liberdade acadêmica em risco?

O artigo 207 da Constituição Federal prevê que, no Brasil, as universidades gozam de autonomia didático-científica. Porém, casos recentes - um em Brasília e outro em São Paulo - colocaram em debate os limites sobre a fiscalização da liberdade acadêmica.
Na Universidade de Brasília (UnB), a discussão foi levantada a partir da criação de uma disciplina intitulada "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil"; em São Paulo, teve relação com a intimação, pela polícia, de um professor que estuda há mais de 50 anos os efeitos medicinais da maconha.
Ambos os casos geraram intensos debates nas mídias sociais e no mundo acadêmico. Em questão, um antigo dilema: a academia deve ser pautada pela imparcialidade ou abrir espaço para diferentes visões sobre os temas estudados?
Terra

Federal da Bahia também terá curso sobre o “golpe” contra Dilma

A Universidade de Brasília (UnB) não é mais a única a ter uma matéria para estudar o “golpe” contra Dilma Rousseff: um professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou a criação de uma disciplina com conteúdo idêntico.
A matéria “Tópicos Especiais em História - O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” será coordenada pelo professor Carlos Zacarias – militante histórico do PSTU na Bahia. Mas, diferentemente do que ocorreu na UnB, haverá um professor diferente a cada aula. Ao todo, serão 23.
Gazeta do Povo

Conselho Universitário da UnB condena perseguição a curso que fala em “golpe”

Carta Educação

Artigo: Com matéria contra o “golpe”, UnB faz política – mas não ciência

Gazeta do Povo

Eventos

Ministro: “Educação pública precisa virar centro das atenções”

“O Brasil só vai ter a verdadeira revolução na educação quando a sociedade, como um todo, aderir à causa, quando todos se preocuparem e se mobilizarem com relação à educação”. A frase foi dita pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante seminário realizado nesta segunda-feira, 26, em Barreiros-PE. “A educação pública precisa virar o centro das atenções, do contrário a gente vai ficar sempre distante daquilo que ocorre nas principais nações do mundo”, completou.
MEC

Secretários e técnicos discutem Base Nacional Comum Curricular

Secretários estaduais de educação e técnicos das secretarias de todo o Brasil se reuniram em São Paulo nesta segunda-feira, 26, a fim de conhecer a proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio que está sendo elaborada pelo Ministério da Educação. A meta é que estados e municípios possam participar do processo de construção dessa proposta, assim como tem sido feito desde o início do documento, que já teve a parte referente à educação infantil e ao ensino fundamental homologada pelo MEC.
MEC