terça-feira, 6 de março de 2018

Notícias de Educação - 06/mar/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Tempo? Só para apagar incêndios...

Diretores, supervisores e coordenadores se desdobram em múltiplas funções operacionais e na gestão de eventualidades, tendo menos tempo para atuar na elaboração de planejamentos de médio e longo prazo.
Focando Educação

Sala de aula

Jovens conquistam milhares de seguidores nas redes sociais compartilhando resumos escolares

Tão corriqueira quanto responder à chamada em sala de aula, a frase "pode me emprestar seu caderno?" está com os dias contados. Resumos caprichados dos conteúdos escolares, antes confinados nas anotações de algum colega, têm se espalhado pela rede em uma modalidade específica de perfil no Instagram: o studygram. Em meio a canetas coloridas, desenhos e esquemas, meninas (principalmente) de 12 a 18 anos organizam os estudos e disponibilizam suas "obras de arte" na internet.
O Globo

Quem precisa de Educação?

Reunimos um time de brasileiros pensantes, homens e mulheres de todas as gavetas e escaninhos da estante brasileira. As perguntas variaram, mas fundamentalmente queríamos saber: é possível reeducar nossas elites? Aliás, o que é exatamente elite? É possível sonhar com gente um pouco mais razoável e humanizada nos postos de liderança de governos, empresas, partidos, religiões, entidades esportivas, nas artes, na cultura? Nossa elite, afinal, tem jeito?
Trip

Gestão

Pátria Educadora? Últimos 15 anos registram expansão do ensino, mas qualidade é questionável

Nos últimos 15 anos, a educação foi uma das principais bandeiras dos governantes brasileiros. O que se viu no período, porém, aponta para um legado de expansão das matrículas com grande participação do Estado – direta ou indireta, por meio de programas como Fies e Reuni – em que nem sempre a qualidade da produção e do ensino acompanharam o ritmo dos investimentos.
Gazeta do Povo

Negócio social do Ceará ensina jovens a colocar em prática ideias e sonhos

Criado em 2015 no Ceará, o Social Brasilis cumpre várias etapas de um ciclo de inovações: a ideia foi desenvolvida dentro de um laboratório – o Social Good Brasil –, é capitaneado por dois jovens e tem esse público como alvo, é pioneiro no seu Estado, usa o ensino híbrido, organiza pilotos para testar seus projetos e gera resultados sobre seu impacto.
Porvir

Inclusão

Dificuldade não é transtorno

As dificuldades de aprendizado, por si só, não configuram um transtorno ou uma deficiência intelectual. É preciso analisar quais aspectos da vida estão sendo prejudicados, como rotina, autonomia, desempenho e interações sociais. Nenhuma técnica poderá abranger todos os aspectos do ensino, e também nem todas as pessoas com transtornos ou com deficiências vão aprender da mesma maneira.
O Povo

O desafio de adolescentes que se dividem entre a escola e a maternidade

Em dois anos, mais de 12 mil meninas entre 13 e 19 anos se tornaram mães no Distrito Federal. Em idade escolar, não dá para saber se elas desistiram ou permaneceram nas salas de aula: a Secretaria de Educação não tem qualquer controle em relação às alunas gestantes e lactantes. Apesar de a orientação ser de acompanhamento antes, durante e depois da gravidez, estudantes acusam dificuldade das direções escolares para retomar os estudos.
Jornal de Brasília

Leis e políticas

É possível avançar em educação no Brasil sem aumentar os gastos. Os exemplos do exterior mostram isso

O país está na lanterninha nos quesitos motivação e profissionalização; exemplo de Portugal é inspirador
(...) Para muitos, esse labirinto do ensino se dá porque faltariam recursos para a educação do Brasil, algo que teria sido agravado com o congelamento de gastos públicos nos próximos 20 anos, aprovado em 2016. O Brasil, na verdade, não investe pouco na formação de seus jovens. O desafio não é apenas ter mais dinheiro, “que claramente é importante”, mas também gastá-lo de forma mais eficiente. Muito embora as cifras brasileiras sejam superlativas, colocando o país entre as dez nações mais ricas do mundo com um PIB de 6,6 trilhões de reais em 2017 (ou 2 trilhões de dólares), o abismo social coloca qualquer cifra em perspectiva. Um levantamento da OCDE, divulgado em setembro de 2017, mostra que o país gasta anualmente 3.800 dólares por aluno no ensino fundamental e médio. Enquanto isso, a média nos países da OCDE nos últimos anos foi de 10.500.
El País

CNI recomenda desburocratização, educação e pesquisa para indústria crescer

O equilíbrio fiscal, a redução da carga tributária e da burocracia e o investimento em educação, pesquisa e inovação são os principais caminhos para a indústria brasileira crescer de forma sustentável nos próximos anos. As conclusões constam do relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apresenta hoje (5) sugestões para os candidatos às próximas eleições presidenciais.
EBC

Opinião

A escuta e o reconhecimento da individualidade dos estudantes

Nos últimos anos, a educadora negra norte-americana Bell Hooks tem norteado as minhas práticas pedagógicas. Guiada pelo seu pensamento, busco fazer da sala de aula uma “comunidade de aprendizado entusiasmada”, na qual as atividades são formuladas a partir do re-conhecimento da individualidade de cada estudante.
Carta Educação

Estatística, pesquisas e estudos

Educação infantil avança, mas ainda está longe das metas

Apontada como determinante para garantir que o desenvolvimento humano alcance todo o seu potencial, a educação infantil brasileira está atrasada em suas metas de acesso e qualidade. Embora tenham crescido nos últimos anos as matrículas em creches e pré-escolas, o país ainda não alcançou a universalização, prevista no Plano Nacional de Educação, que devia ter acontecido em 2016. Pesquisadores ouvidos pelo Valor também destacam que falta garantir acesso e qualidade justamente às crianças mais pobres, que dependem da educação infantil como oportunidade de sair da pobreza ao longo da vida.
Valor

EAD

7 conselhos importantes para quem quer estudar on-line

Atualmente há uma série de cursos online que podem ajudar você a acelerar a sua carreira. Mas há certos cuidados que devem ser tomados antes da escolha da instituição e do curso a ser realizado. É preciso estar atento a certos aspectos na hora da tomada da decisão, para não haver arrependimentos. E, lembre-se, acreditar que este tipo de curso dispensa dedicação é um mito.
IDG Now

Ensino Superior

UnB: Primeira aula sobre "golpe" transcorre com normalidade

O primeiro dia de aula da disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia do Brasil”, na Universidade de Brasília (UnB), ontem, teve acesso restrito a estudantes regularmente matriculados na instituição. Jornalistas e outros interessados não foram autorizados a acompanhar a aula, que transcorreu com normalidade. Segundo notícia do site do Correio Braziliense, os alunos não estão autorizados a filmar ou gravar as aulas, ministradas pelo professor Luis Felipe Miguel, no Instituto de Ciência Política. Cinquenta alunos de graduação estão matriculados na disciplina e, segundo o Correio Braziliense, há uma fila de espera com 40 estudantes.
O Povo

Eventos

Evento gratuito discute o futuro da educação no Brasil

“A Educação no Futuro” e seus caminhos é tema do evento que acontece no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, nesta terça-feira, 6, com especialistas que vão discutir os desafios de um ensino de qualidade na formação das novas gerações.
Catraca Livre

Base Nacional Comum Curricular tem nesta terça Dia D de Discussão

Nessa data, que será marcada como o Dia D de Discussão da BNCC, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) vão promover discussões em diversas localidades explicando a estrutura e as competências do texto.
EBC