quarta-feira, 7 de março de 2018

Notícias de Educação - 07/mar/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Professor cria método para ajudar aluno a aprender a estudar

Há dez anos, Fábio empreende uma cruzada contra o ensino chato, a desmotivação dos alunos e a frustração e cansaço dos professores na prática na sala de aula. Segundo ele, o diagnóstico compartilhado por profissionais de educação mundo afora é que o modelo de aula expositiva tradicional está falido, pois ensina pouco, e não desenvolve as habilidades necessárias para o século XXI.
Com base em sua experiência como aluno, Fábio desenvolveu o Método de Estudo das Quatro Etapas, que norteia as oficinas.
El País

Gestão

Crise na educação em municípios do RJ deixa alunos sem aulas

Em ao menos dois municípios do Rio de Janeiro, as aulas - que deveriam ter começado há um mês - ainda não foram retomadas.
Só em Caxias, um levantamento do Ministério Público indica que faltam 376 professores, um problema que se arrasta desde 2015. Lá, 21 colégios sofrem com a carência de docentes e, em 2018, pelo menos 900 alunos entre 6 e 15 anos não deram início ao ano letivo.
G1

Inclusão

Ex-alunos da UnB compram computadores e livros para calouros de baixa renda

Ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) uniram esforços para facilitar os estudos de dois calouros de baixa renda, que começaram o curso na última segunda-feira (5). Cada um deles recebeu, nesta semana, laptop e livros da área jurídica como doação da Alumni Direito – uma associação formada pelos alunos egressos.
G1

Brincar é preciso

Um novo tipo de biblioteca está aparecendo na África do Sul: no lugar de livros, ela oferece brinquedos à vontade. Não é assim uma Disneylândia. Esqueça itens motorizados, vistosos e caros. Ali tudo é simples e por isso mesmo chama a atenção pelo alto impacto. Como em uma biblioteca tradicional, a criança leva o brinquedo para casa – uma iniciativa despretensiosa que resulta em efeitos concretos e positivos.
Veja

Leis e políticas

Projeto cria cota específica para pessoas com deficiência em instituições federais de ensino

A Câmara analisa o Projeto de Lei 9582/18, que reserva para as pessoas com deficiência pelo menos 10% das vagas em instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio. A proposta muda a Lei 12.711/12, a Lei de Cotas nas Instituições Federais de Ensino.
Câmara

Opinião

Os rumos do ensino superior no Brasil

As estratégias de inovação disruptiva no ensino superior deverão estar cada vez mais focadas na autonomia de aprendizado dos discentes e na capacitação de docentes para adoção e utilização do ensino híbrido e tecnologias de informação e comunicação (TICs).
O futuro da formação de qualidade dos nossos alunos acontecerá à medida que os mesmos desenvolvam autonomia para autoaprendizagem, utilizando TICs, e usem os ambientes de aprendizagem presencial para atividades práticas e desenvolvimento de habilidades interpessoais, tais como autoconhecimento, empatia, assertividade e ética.
Gazeta do Povo

Mulheres nas exatas: Yes, we can!

Desde que nascemos, vivemos cercados por narrativas sobre nosso lugar no mundo - o que podemos ou não fazer. Nos últimos anos, felizmente, estamos contestando essas histórias e substituindo as afirmações pela pergunta: mas será que eu não posso mesmo? O fenômeno é especialmente importante para as mulheres que têm se permitido experimentar novos ramos de atuação sem as amarras dos estereótipos.
Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Os gráficos mostram: a educação no mundo está melhorando

É possível argumentar que, no passado, a escola tinha mais qualidade. Talvez. Acontece que apenas uma minoria tinha o privilégio de frequentar uma sala de aula. Hoje, com todos os problemas graves que ainda se apresentam, é possível concluir que o acesso à educação tem melhorado, de forma constante e consistente, no Brasil e no mundo.
Gazeta do Povo

Ensino Superior

Cremesp propõe exame obrigatório nacional com provas periódicas para estudantes de medicina

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) iniciou uma campanha para colher assinaturas em apoio à obrigatoriedade do exame nacional para médicos recém-formados. A caravana esteve nesta segunda-feira (5) em Franca (SP), primeira cidade do Estado a receber a ação.
G1

Profissionais da Educação

‘Maior desafio é tornar a profissão de professor intelectualmente atrativa’

A chegada da Base Nacional Comum Curricular oferece uma grande oportunidade para o Brasil repensar seu modelo de educação, segundo Andreas Schleicher, diretor de educação e de competências da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Para ser bem-sucedido nessa tarefa, no entanto, o país precisa investir recursos financeiros com mais critério, olhar para a formação de professores como um todo (não só para a inicial) e garantir colaboração e a autonomia docente.
Porvir

SP: Bônus a professor pode perpetuar desigualdade, diz secretário de Alckmin

Principal política educacional do governo paulista e marca tucana na área, a bonificação aos professores por resultado das escolas desagrada José Renato Nalini, 72, secretário da Educação da gestão Geraldo Alckmin (PSDB).
O próprio Idesp, indicador de qualidade criado há uma década pela gestão do PSDB em São Paulo, deveria ser encerrado, na opinião dele. “Já propus. Fui vencido”, diz Nalini
Folha de São Paulo

CE: Camilo anuncia promoção de mais de 1,7 mil professores

Mais de 1,7 mil professores da rede estadual de Educação serão promovidos até maio próximo. O anúncio foi feito na tarde de ontem, durante transmissão no Facebook, pelo governador do Ceará Camilo Santana (PT), que antecipou ainda que essa promoção vai representar aumento de até R$ 2,1 milhões mensais na folha de pagamento do Estado. O pagamento da promoção por titulação de 1.731 professores ocorrerá no primeiro dia útil do próximo mês de maio.
O Povo

Eventos

MEC mobiliza gestores da educação para debater Base Nacional Comum Curricular

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou hoje (6) da discussão com gestores municipais e educadores sobre a Base Nacional Comum Curricular, na capital paulista. O evento fez parte do Dia D de debates sobre o assunto, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o país.
EBC

Outras do dia

Inflação de baixa renda recua em fevereiro, puxada por alimentação e educação, diz FGV

A inflação percebida pelas famílias de baixa renda recuou em fevereiro, pressionada pelo recuo de preços de alimentos e de cursos, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
G1

Banco Central assina acordo para estimular educação financeira

O Banco Central (BC), a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) assinaram hoje (6) acordo de cooperação técnica para estimular ações coordenadas na área de cidadania financeira, de inclusão e de proteção aos usuários de produtos e serviços financeiros. Os consumidores terão acesso a palestras e a cursos de educação financeira para aprenderem a gerir melhor o próprio dinheiro.
IstoÉ

O polêmico castigo de um pai ao seu filho por fazer ‘bullying’

Bryan Thornhill, que se descreve em suas redes sociais como “um pai, um marido e um empresário, mas sobretudo um homem temente a Deus que não é perfeito”, descobriu que seu filho Hayden, de 10 anos, fazia bullying contra seus colegas do transporte escolar, e que por isso foi proibido de apanhar o ônibus durante três dias.
Para lhe dar uma lição, decidiu que o menino fosse correndo para a escola, debaixo de chuva, enquanto ele o seguia com o carro e transmitia a cena ao vivo pelo Facebook.
El País