sexta-feira, 9 de março de 2018

Notícias de Educação - 09/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Escolas ensinam a identificar notícias falsas

“Se alguém te contasse uma mentira sobre um colega, o que você faria? Iria espalhar para outras pessoas? Daria uma bronca? Contaria o que ouviu para o amigo envolvido?” Essa é a situação apresentada a alunos de 9 anos do Colégio Dante Alighieri, na região central de São Paulo, para refletir sobre o que são fake news, suas consequências e como evitá-las. A preocupação com a qualidade da informação acessada pelas crianças levou escolas a ter atividades que discutem o assunto já nos primeiros anos de ensino.
O Estado de São Paulo

Conexão China: escolas e pais incentivam ensino do mandarim cada vez mais cedo

O crescimento da China como potência econômica trouxe a possibilidade de um novo intercâmbio comercial e, com isso, novas oportunidades profissionais para a população ocidental que crê em uma aproximação com o país asiático. Uma forma de se preparar para essas oportunidades é aprender o mandarim desde cedo – e escolas já começam a perceber essa tendência.
Gazeta do Povo

De brinquedos a exemplos: como abordar a igualdade de gênero dentro das escolas

Todo o ano é a mesma coisa: quando chega o Dia Internacional da Mulher , questões sobre o preconceito de gênero e a igualdade entre homens e mulheres ganham uma atenção redobrada. No entanto, já faz algum tempo desde que essas pautas deixaram de ser tocadas exclusivamente em todo o dia 8 de março.
Afinal, quem não notou o quanto tem se falado sobre o assunto nas redes sociais? E no campo da publicidade, que o discurso vem sendo alterado? No cinema, o tema vem ganhando espaço também, assim como na literatura, nos programas de TV e na música. O preconceito de gênero se tornou uma forte pauta política, social e é claro que não seria diferente na área acadêmica.
iG

Avaliação

Até 2020, Brasil terá novo Enem alinhado à Base

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai passar por uma reformulação até 2020. A maior prova do Brasil terá seu conteúdo adaptado ao Novo Ensino Médio, aprovado em 2017. Parte da avaliação abordará aquilo que compõe a base comum do ensino médio, e parte do exame, a parte flexível, abordando tanto itinerário técnico quanto o itinerário formativo”, afirmou a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães.
Nova Escola

Leis e políticas

Português e matemática são destaque em versão da base curricular do ensino médio; entenda proposta e veja análises

A mais recente versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio será enviada pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional da Educação (CNE) até o fim do mês de março. Mas antes de nova rodada de debate pelos conselheiros, o texto já opõe MEC e especialistas.
G1

Currículo do ensino médio será amplo para dar protagonismo a aluno, diz ministro

EBC

Câmara aprova ampliação de período de afastamento para estudantes grávidas

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei 2350/15, do deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), que aumenta o período do regime de exercícios domiciliares a que têm direito as estudantes grávidas a partir do oitavo mês de gestação. A matéria será enviada ao Senado.
Câmara

Opinião

Universidades públicas produzem quase todo conhecimento científico do Brasil

A matéria da Gazeta do Povo equivocadamente compara a folha de pagamento dos docentes das universidades públicas com a dos que atuam na iniciativa privada. No entanto, talvez pela falta de apuro jornalístico, essa análise se baseia em argumentos questionáveis, já que não é metodologicamente viável comparar elementos distintos.
Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Mulheres na Educação: ainda dá para fazer muito mais

A “maioria esmagadora” (de mulheres) se traduz em uma proporção quase quatro vezes maior na Educação Básica. Do total de 2.192.224 professores que lecionam do Fundamental I ao Ensino Médio, 1.753.047 são mulheres, frente a 439.177 homens, de acordo com o relatório Sinopse Estatística da Educação Básica.
Se formam a base na sala de aula, a proporção não se mantém à medida que avançam na carreira.
Nova Escola

O xadrez da liderança feminina na Educação

Nova Escola

CE: Aprovação de alunos da rede pública para o ensino superior cresce 25 %

O Ceará teve no último ano 16.897 alunos da rede pública obtendo aprovação para ingressar no ensino superior. O número é 25% superior ao observado em 2016, quando o Estado teve 13.516 estudantes que conseguiram ingresso em universidades e faculdades.
O Povo

Ensino Superior

Por que as universidades públicas produzem mais?

Não obstante a redução de incentivos federais à pesquisa acadêmica, o relatório Pesquisa no Brasil, disponibilizado pela Clarivate Analytics à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), revela que todas as 20 universidades que “mais produzem conhecimento científico relevante” no País são públicas. A predominância dessa produção científica se dá, principalmente, pelo foco do ensino superior particular no Brasil ser no ensino e não na pesquisa, bem como no investimento elevado e de alto risco que a pesquisa demanda.
O Povo

O Brasil no contexto internacional

O Povo

Profissionais da Educação

Por que o Maranhão consegue pagar o maior piso salarial do País a professores?

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, afirma que o reajuste é fruto de uma decisão política feita a partir da priorização da pasta de educação. “Como o Flávio Dino também é professor, a política educacional é muito forte em seu governo. E há o entendimento de que a valorização salarial não pode estar descolada das ações de investimento”.
Carta Educação

MG: Professores da rede estadual entram em greve nesta quinta

Os professores da rede estadual de Educação vão entrar em greve nesta quinta-feira (8). Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) uma nova assembleia será realizada às 14h no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para decidir se a greve será mantida ou não.
O Tempo

Professores do município de SP decidem manter greve

Professores e servidores da educação da rede municipal de São Paulo decidiram nesta quinta-feira, 8, manter paralizadas as atividades até o próximo dia 15. Eles protestam contra o aumento da contribuição um sistema de previdência complementar que vai impor maior contribuição por parte dos servidores do município.
O Estado de São Paulo

AM: Sem proposta, greve na educação continua

A proposta do governo não foi apresentada aos profissionais da educação na assembleia que aconteceu na sede do Sintero na manhã de ontem e, por este motivo, a previsão é de que a greve dos professores deve continuar até amanhã (sexta-feira), quando uma nova assembleia deverá ser realizada. Para a nova reunião a Assembleia Legislativa decidiu convocar os secretários que compõem a Menp – Mesa Estadual de Negociação Permanente que ficarão encarregados para prestar explicações e apresentar a proposta.
Diário da Amazônia