quinta-feira, 8 de março de 2018

Notícias de Educação - 08/mar/2018

Clipping Focando Educação

Dia da Mulher

Banco Mundial investe mais na educação de meninas

O Banco Mundial (BM) destinou 3,2 bilhões de dólares nos últimos dois anos a projetos educacionais especialmente dedicados a meninas adolescentes, anunciou a agência na véspera do Dia Internacional da Mulher.
Estado de Minas

Percentual de mulheres brancas com diploma universitário é mais que o dobro do de pretas e pardas, diz IBGE

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a cor é um fator decisivo "na desvantagem educacional". De acordo com o relatório, o percentual de mulheres brancas que conseguiram completar o ensino superior (23,5%) é o dobro do de pretas ou pardas (10,4%).
G1

Mulher assume direção da Poli-USP pela primeira vez em 124 anos

Com 59 anos, ela foi eleita nesta quarta-feira (7) para o cargo máximo administrativo da Poli, uma instituição com 452 docentes e mais de 8.000 estudantes.
Apesar das “ofensas costumeiras”, como ela descreve o machismo na universidade, Liedi não duvidava da sua capacidade.
Folha de São Paulo

Sala de aula

A saga da humanidade em 12 vídeos

Em 30 anos como pesquisador da evolução humana, Neves reuniu réplicas de crânios das espécies de grandes símios e de hominídeos. O curso “A Saga da Humanidade” se baseia nessas réplicas, em torno das quais o pesquisador relata hábitos e características de cada espécie. Do Sahelanthropus tchadensis ao Homo neanderthalensis, Neves conduz o espectador pela longa saga que levou o homem a ocupar o planeta. O curso tem 11 aulas e mais um vídeo com observações finais.
Em 12 vídeos, preparados especialmente para o Canal USP (youtube.com/canalusp), apresenta os pontos principais do caminho trilhado entre o ancestral comum ao homem e aos chimpanzés até o aparecimento do Homo sapiens, 200 mil anos atrás.
Fapesp

Gestão

Ministério Público vai fazer raio-x das ações contra bullying nas escolas de Campinas

No raio-x, será avaliado se está sendo cumprida a lei no que diz respeito à capacitação de professores, orientação a familiares, identificação de vítimas e agressores, assistência psicológica, social e jurídica, entre outros pontos.
G1

Inclusão

Alunos criam tabela periódica com Arduino para incluir amigos com deficiência

Professora conta como sua turma do ensino médio fez o protótipo e a programação de recurso tátil e sonoro para auxiliar a aprendizagem de química, física e biologia
Porvir

Escola é excludente, diz especialista em educação sobre dados do Banco Mundial

Em vez de evasão escolar, o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) prefere falar em exclusão escolar para avaliar os dados divulgados nesta quarta-feira pelo Banco Mundial, que mostram que metade dos jovens corre risco de não se inserir no setor privado por terem perdido interesse pelos estudos. Ele avalia ainda que haverá comprometimento da produtividade, com profissionais pouco qualificados e empregados em vagas precárias.
O Globo

Leis e políticas

Sancionada lei que inclui conceito de educação e aprendizagem ao longo da vida na LDB

O direito à educação e aprendizagem ao longo da vida como um dos princípios norteadores do ensino brasileiro passa ao ordenamento jurídico com a Lei 13.632/2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7). A proposta, (PLC) 75/2017, aprovada pelo Plenário do Senado no último dia 8, estabelece que a educação de jovens e adultos (EJA) constitui um instrumento para a educação ao longo da vida para quem não teve acesso aos estudos no tempo previsto.
A nova lei, que altera Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9.394/1996), também determina o dever do Estado de garantir a educação especial na primeira infância (zero a seis anos) se estenda ao longo da vida para as pessoas com deficiência, em todos os níveis e modalidades de ensino.
Senado

Opinião

A inclusão social na universidade induz a excelência acadêmica

O novo reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, apresentou o que pensa sobre políticas de acesso e permanência na universidade. Segundo ele, as políticas de ampliação do acesso, como cotas e bonificações, levariam à universidade estudantes com deficiências escolares. Ele afirmou que a universidade deve atrair os melhores talentos para o seu corpo discente e deve buscar incessantemente a excelência acadêmica. O que está em discussão é um modo de conceber a coexistência de dois objetivos que a sociedade projeta sobre suas universidades: a inclusão social e a busca da excelência acadêmica. Muitas pessoas na universidade e fora dela entendem que esses objetivos se opõem e se negam.
Comecemos com uma pergunta: as políticas de ampliação do acesso à universidade pública levam à queda da qualidade acadêmica do corpo discente? Os estudos que demonstram resultados acadêmicos positivos de cotistas já deveriam ter sido assumidos como uma resposta suficiente: não!
Nexo

O currículo do ensino médio

Com a homologação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento que orientará os currículos do ensino básico e estabelecerá os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo do ensino infantil e fundamental –, as atenções agora se voltam para sua implementação, que deverá estar concluída em 2020.
O Estado de São Paulo

Aprendendo com o melhor sistema educacional do mundo

Ao longo desta semana, especialistas de Singapura estarão formando professores de matemática e ciências da rede municipal de Joinville (SC), podendo trazer impactos importantes para o desempenho escolar de 50 mil estudantes. Trata-se de uma iniciativa pioneira.
IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

Ao priorizar ensino superior, Brasil abandona educação infantil

O Brasil é um dos países com menores investimentos em educação básica, mas com gastos semelhantes ao de países europeus no ensino superior. As informações são do estudo “Um Olhar sobre a Educação”, publicado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Gazeta do Povo

Metade dos jovens corre risco de não se inserir no mercado de trabalho

Estudo do Banco Mundial (Bird) divulgado nesta quarta-feira mostra um cenário de desalento para a juventude. Com um sistema educacional falho e pouco conectado com as necessidades do setor privado, 52% dos jovens entre 15 e 29 anos perde interesse pelos estudos e corre risco de não conseguir se inserir no mercado de trabalho. São pessoas que se encontram em três situações: desistiram da escola, conciliam os estudos com trabalho informal ou estão defasados na relação idade/série.
O Globo

Técnico e Profissionalizante

‘O investimento em educação é uma tristeza’, avalia economista

O economista Hélio Zylberstajn, da FEA/USP, acredita que a saída para mudar o quadro de falta de oportunidade de mercado de trabalho para os jovens no Brasil é investir em ensino profissionalizante.
“O investimento em educação é uma tristeza, porque a educação que temos na cabeça é acadêmica e não investimos na profissional.”
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Universidade vai expulsar calouros que não assistirem a palestras sobre “gênero” e “movimentos LGBT”

Os calouros da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, correm o risco de serem expulsos caso não compareçam a oficinas batizadas de “Gênero e Sexualidade”, “A Política de Cotas na Universidade Brasileira” e “História das Lutas do Movimento LGBT”.
A programação faz parte da semana de recepção aos novos estudantes, que acontece a partir da próxima segunda-feira. Ao divulgar a agenda, a UFLA enfatizou que, de acordo com as regras da universidade, quem deixar de comparecer em todos os dias de atividades será desligado
Gazeta do Povo

Após sete audiências em 10 meses, Unimep firma TAC e se compromete a pagar salários e FGTS de funcionários

A Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) se comprometeu a pagar os salários dos funcionários até o quinto dia útil do mês e regularizar, em 90 dias, o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado nesta quarta-feira (7) no Ministério Público do Trabalho (MPT) estipula multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento de cada termo do acordo.
G1

Profissionais da Educação

Professores de SP fazem paralisação de 24 horas e ameaçam entrar em greve

Os profissionais da educação do município de São Paulo farão, junto com os do Estado, uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (8). À tarde, os grupos farão assembleias para definir se entram em greve. As reivindicações, no entanto, são distintas.
Uol

Outras do dia

UFG acata recomendação do MPF e cria depoimento especial para mulheres vítimas de assédio sexual e moral

A Universidade Federal de Goiás (UFG) criou procedimentos especiais para depoimentos de mulheres vítimas de assédio sexual e moral, no campus de Jataí, na região sudoeste de Goiás. Atendendo à recomendação do Ministério Público Federal (MPF), as vítimas deverão receber atendimento especializado de psicólogo ou assistente social antes, durante e depois de serem ouvidas.
G1

Nenhum governante tem direito de negligenciar educação, diz Temer

Em mais uma cerimônia tida como agenda positiva, o presidente Michel Temer (MDB) disse nesta quarta-feira, 7, que "nenhum governante tem o direito de negligenciar a educação" e que o fato de o governo abrir 500 mil vagas para educação em tempo integral faz com que o País tenha um futuro mais promissor.
O Estado de São Paulo