terça-feira, 20 de março de 2018

Notícias de Educação - 20/mar/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

A rotina do Professor (2ª parte)

Ninguém questiona a importância da educação e do professor para o avanço do Brasil. Mas quais os principais desafios atuais da profissão - e o que está avançando, mesmo que aos poucos e não uniformemente?
Focando Educação

Sala de aula

Por que a escola deve ensinar economia?

Empréstimos, financiamentos, juros de cartão de crédito e rendimento de poupança são alguns dos tópicos que ocupam papel central na vida financeira dos brasileiros – e mesmo assim objetos de dúvida e desconhecimento. Para reverter esse quadro, a alfabetização econômica deve ser adotada na educação básica, auxiliando para a compreensão do cenário econômico global e nacional e o papel do cidadão no seu próprio sucesso financeiro.
Gazeta do Povo

Como escolher livros para crianças pequenas?

No mundo em que o politicamente correto é a nova regra, clássicos da literatura se tornam polêmicos - é o caso da obra de Monteiro Lobato. Especialistas defendem que é preciso usar algum filtro, mas sem deixar a criança numa bolha fora da realidade
Correio Braziliense

Avaliação

Inep divulga vistas pedagógicas das redações do Enem 2017

Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já podem consultar as vistas pedagógicas de suas redações, também conhecidas como espelhos de correção. O material está disponível na Página do Participante, à qual o candidato pode ter acesso por meio do site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
MEC

Enem 2017: leia redações nota mil

G1

Estudante treineira de Maceió tira nota mil na redação do Enem

G1

Gestão

SP: De saída da Prefeitura, Doria tenta aprovar a reforma que Temer não conseguiu

Na mesma semana em que o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) anunciava que seria candidato a governador e participaria das nas prévias de seu partido – que aconteceram neste domingo e o confirmaram candidato – seu final de mandato frente à Prefeitura enfrentava uma nova crise. Os servidores municipais estão em greve há mais de uma semana para protestar contra o projeto de reforma da Previdência apresentado pelo Governo tucano. Se não for aprovado até abril, quando Doria deixa oficialmente o cargo, o imbróglio vai cair no colo do atual vice, Bruno Covas, que vai governar a cidade até 2020.
El País

Leis e políticas

OCDE recomenda mais educação e infraestrutura ao Brasil e menos distorção fiscal

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) voltou a recomendar nesta segunda-feira, 19, ao Brasil maior empenho em educação e infraestrutura e menor distorção fiscal e protecionismo. No relatório Going for Growth (A Caminho do Crescimento), que foi apresentado em Buenos Aires aos presidentes de bancos centrais e ministro das Finanças do G-20 (grupo das 20 maiores economias do globo), a instituição praticamente repete as sugestões apresentadas há quase um mês, quando divulgou um documento específico para o Brasil, em Brasília.
IstoÉ

Sancionado projeto que prevê direito à educação ao longo da vida

Foi sancionado e virou lei (Lei 13.632/18) projeto (PL 5374/16) aprovado pelo Congresso Nacional que obriga o País a garantir educação e aprendizagem ao longo da vida a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e às pessoas que têm necessidades especiais.
Câmara

Sugestões de estudantes viram projetos de lei e passam a tramitar na Câmara

O programa, que existe desde 2004 na Câmara dos Deputados, tem por objetivo possibilitar aos alunos dos ensinos médio e técnico de escolas públicas e privadas a oportunidade de vivenciar na prática a jornada dos deputados federais.
Câmara

Pernambuco terá Política de Educação Ambiental

Documento foi discutido durante seminário. Estão previstos 12 encontros até a redação final do documento, que será apresentado em formato de projeto de lei na Assembleia Legislativa.
Diário de Pernambuco

Opinião

O ímpeto do governo Temer em inviabilizar o direito à educação

O alvo agora é o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi), mecanismo criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação para que todas as escolas públicas, em todos os Estados e Municípios brasileiros, sejam dignas e capazes de dar condições para as professoras e os professores ensinarem e as estudantes e os estudantes aprenderem. O problema para Temer, sua equipe e seus aliados é que o CAQi custa quase R$ 50 bilhões (cinquenta bilhões de reais) a mais, por ano, que devem ser investidos em educação básica pública.
Uol

EAD

Governo Temer quer liberar até 40% do ensino médio a distância

O governo Michel Temer (MDB) quer liberar até 40% da carga horária total do ensino médio para ser realizada a distância. Para a educação de jovens e adultos, a proposta é permitir que 100% do curso seja fora da escola.
Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante

PR: Educação vai expandir oferta de cursos do Pronatec

A Secretaria da Educação do Paraná vai expandir a oferta de cursos de Qualificação Profissional Básica na rede estadual de ensino por meio do Programa Nacional de Acesso a Educação Profissional e Emprego (Pronatec). Os cursos têm duração de dois a seis meses e estarão disponíveis em estabelecimentos que já ofertam educação profissional.
CGN

Ensino Superior

UFES abre o curso ‘golpe de 2016’ e inscrições esgotam em poucas horas

Na Ufes, o curso vai funcionar como um ciclo de palestras, com a participação de professores e pesquisadores de vários cursos de graduação. Ao final, o estudante vai receber um certificado, caso participe de 75% dos encontros, e não é submetido à avaliação. Ele também não terá nenhuma nota incluída no histórico escolar.
Ao todo, foram abertas 150 vagas neste domingo (18), que se esgotaram horas depois da abertura.
G1

Profissionais da Educação

RO: Trabalhadores em educação decidem manter greve

Os servidores em educação em todo o estado de Rondônia decidiram na manhã desta segunda-feira manter a paralisação iniciada há cerca de um mês. Em assembleias já realizadas em Porto Velho, Cacoal e Pimenta Bueno a decisão pela continuidade foi unanime durante assembleias dos trabalhadores.
Rondônia Agora

Eventos

América Latina precisa capacitar sua força de trabalho para a indústria 4.0

A fim de se preparar para essa nova realidade, em que a mão de obra será menos intensiva e as tarefas nas indústrias serão mais relacionadas ao controle do que à execução de processos, os países latino-americanos devem investir fortemente na capacitação de sua força de trabalho a fim de dotá-la de novas habilidades requeridas na economia pós-manufatura. E, além disso, incentivar as novas gerações a ingressarem em carreiras relacionadas à ciência, tecnologia e inovação.
A avaliação foi feita por participantes de debates sobre os impactos da quarta revolução industrial durante o Fórum Econômico Mundial na América Latina, realizado na semana passada em São Paulo.
Fapesp

Conferência Nacional reunirá 900 participantes em Brasília

Brasília sedia esta semana a 2ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (2ª Coneei). Cerca de 900 pessoas são esperadas no evento, que será realizado no Centro Internacional de Convenções de Brasília entre terça-feira, 20, e quinta-feira, 22. O objetivo é construir propostas para a consolidação de uma política nacional de educação escolar indígena, de forma a garantir a essas populações o direito a uma educação específica, diferenciada e multilíngue.
MEC

Outras do dia

Professor desempregado leva literatura a crianças carentes de Aracaju

A calçada de uma residência localizada em uma rua sem pavimentação, no Bairro 17 de Março em Aracaju, é o local escolhido por um professor desempregado para ensinar literatura às crianças de um dos bairros mais carente da capital de Sergipe, que neste sábado (17) comemora 163 anos de emancipação política.
G1