quarta-feira, 21 de março de 2018

Notícias de Educação - 21/mar/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Um quarto das escolas públicas não aborda o racismo em atividades extras na sala de aula

Discutir o racismo não faz parte de projetos temáticos em 24% das escolas públicas do Brasil. Dados do questionário do Censo Escolar de 2015, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com 52 mil diretores de escolas, mostram que em 12 mil delas não existem projetos com a temática do racismo.
G1

Mãe negra impede censura a livro de cultura africana no Sesi

A mãe e professora de história Juliana Pereira viveu altos e baixos na última sexta-feira. Primeiro, sentiu esperanças quando participou, com centenas de pessoas, de um protesto que cobrava esclarecimentos para as mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes, realizado em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. Momentos depois, a professora sentiu decepção ao voltar para casa e receber um comunicado das mãos de seu filho, aluno do Sesi de Volta Redonda. O texto da escola informava que, por conta do “questionamento de alguns pais em relação ao conteúdo”, o livro Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza Edições, 2009), de Kiusam de Oliveira, havia sido abolido da grade de livros didáticos.
El País

Gestão

'Ensino médio tem pouco conteúdo que capacite jovens', diz ex-ministro Janine

Ministro da Educação durante o segundo governo Dilma Rousseff, em 2015, o professor Renato Janine Ribeiro não vê o ensino médio atual com bons olhos. Em entrevista ao G1, ele faz uma avaliação forte: "pouco conteúdo que realmente capacite os jovens para o mundo".
G1

As estratégias das marcas para infiltrar propaganda nas escolas brasileiras

A publicidade direcionada para o público infantil é considerada abusiva pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) desde 2014. E o Ministério da Educação tem uma portaria proibindo qualquer tipo de propaganda em escolas públicas.
No entanto, episódios como o relatado por Luiza Diener são extremamente comuns. As marcas usam das mais diferentes estratégias para garantir sua presença no ambiente escolar sem fazer propaganda direta, driblando a regulação.
BBC

Comitê interministerial atuará pelo desenvolvimento da criança

O ministro da Educação, Mendonça Filho, e o secretário da Educação Básica, Rossieli Soares, participaram da assinatura de uma Portaria Interministerial sobre o Programa Criança Feliz (PCF), nesta terça-feira, 20, durante o primeiro dia da Conferência Internacional da Primeira Infância, em Brasília. Além do Ministério da Educação, o documento tem as assinaturas dos titulares do Desenvolvimento Social (MDS), Saúde (MS), Cultura (MINC) e Direitos Humanos (MDH).
De acordo com os ministérios envolvidos, a portaria dispõe sobre as ações de promoção da intersetorialidade do Criança Feliz, no âmbito do Governo Federal.
MEC

Leis e políticas

MEC afirma que não há discussão sobre liberação de 40% da carga horária total a distância

O MEC publicou, nesta terça-feira, 20, uma nota oficial em que esclarece informações sobre reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo. Segundo a nota, “não é verdade que o governo queira liberar 40% do ensino médio na modalidade de Educação a Distância (EAD)”.
A nota diz que o MEC não encaminhou nenhuma sugestão ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e discorda dessa proposta que está em discussão.
MEC

NOTA OFICIAL: MEC esclarece informações sobre reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo

MEC

Ministério da Educação vetará plano de liberar 40% do ensino médio a distância

iG

Com educação a distância, Temer quer privatizar ensino médio

Carta Educação

Um terço dos projetos de lei para infância e adolescência gera retrocesso, diz estudo

Mais de um terço dos projetos que tramitam no Congresso sobre infância e adolescência vão atacar direitos já adquiridos, segundo estudo divulgado nesta terça-feira pela Fundação Abrinq. De 25 propostas consideradas prioritárias pelos pesquisadores, nove foram classificadas como retrocesso, como a tentativa de proibição de distribuição de material didático sobre educação sexual.
O Globo

Peguntas e respostas sobre homeschooling

Permitido em quase 63 países, o homeschooling é uma modalidade de ensino com cada vez mais adeptos.
Com mais de 2 milhões de praticantes nos Estados Unidos, o modelo de educação domiciliar tem ganhado força no Brasil.
A modalidade de ensino é, no entanto, polêmica e causa de divergências no próprio Ministério da Educação: hoje, não existe legislação que verse sobre a educação domiciliar.
Gazeta do Povo

Câmara aprova proposta que exige capacitação em primeiros socorros de funcionários de escolas e creches

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) projeto de lei que obriga escolas e creches públicas e privadas a capacitarem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. A proposta segue agora para o Senado.
G1

Opinião

Valorizar a vida de todos - isso também é papel da Educação

Como estancar esse ciclo de morte, se nem os docentes escapam dos ferimentos deliberados? Na última semana, assistimos abismados à agressão a professores durante uma manifestação na Câmara dos Vereadores de São Paulo, contra a reforma da previdência dos servidores municipais. O sangue ali derramado não é um acaso, é uma das consequências de como tratamos os professores, em completa oposição à necessária e urgente valorização desses profissionais. Lembrando sempre que Educação é conhecimento, são valores, é pôr em marcha a construção de um País melhor para todos. Essa contradição entre violência e Educação está pelo mundo todo.
Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Relatório da OCDE aponta dificuldades educacionais de estudantes imigrantes

Um amplo estudo realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que as desvantagens socioeconômicas e as barreiras linguísticas são os maiores obstáculos ao sucesso na escola para estudantes de famílias de imigrantes. O documento é lançado em um momento no qual o fenômeno da migração atinge mais de 258 milhões de pessoas em todo o mundo.
EBC

Profissionais da Educação

PA: Há quase duas semanas em greve, servidores cobram melhorias na educação em Almeirim

Completando quase duas semanas em greve, os servidores da educação cobram do poder público melhorias na área educacional em Almeirim, no oeste do Pará. A categoria paralisou as atividades no dia 9 de março e desde então tem realizado manifestações no município. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública (Sintepp), representantes do governo municipal demonstram inflexibilidade nas negociações.
G1

Eventos

Site que forma refugiado para dar aula de idiomas vence prêmio em Dubai

De um lado, apoia a inclusão de refugiados com qualificação profissional ao oferecê-los a chance de trabalhar como professores. De outro, atende à necessidade de quem quer aprender um novo idioma. E os dois acabam transformados pela experiência. Essa é a proposta da Chatterbox, plataforma de idiomas que neste domingo venceu a primeira edição do concurso de startups Next Billion Edtech Prize, parte do Global Education & Skills Forum, evento realizado neste final de semana em Dubai (Emirados Árabes Unidos) pela Varkey Foundation.
Porvir